Vale a pena se dedicar ao concurso antes do edital sair?

Estudar antes ou depois do edital?

Muitos candidatos nos mandam mensagens demonstrando insegurança quando comentamos aqui no blog sobre concursos que ainda estão com o edital para ser publicado, ou mesmo com a data das inscrições indefinidas. A ansiedade é natural, pois todos querem se ver logo na condição de aprovado do concurso dos seus sonhos, mas há aqueles que fazem como São Tomé, ou seja, “só acreditam vendo” e não se dedicam ao concurso enquanto o edital estiver publicado.

Sobre a postura adequada a se adotar neste tipo de cenário, sugerimos que o candidato escolha um entre dois perfis de concurseiros, que descrevemos abaixo:

O candidato improvisado

Este tipo de candidato só estuda para os concursos que se propõe a fazer quando o edital está publicado. Alguns chegam a estudar apenas quando fica sabendo que as inscrições estão abertas. Não dedica muito tempo da sua vida ao concurso, e costuma dizer o seguinte: “estou fazendo só por fazer”. Um dia estuda, outro dia não, não planeja métodos de preparação nem busca material de qualidade para isso.

Na prática, este é o tipo de candidato que se mostra disposto a fazer um concurso apenas para dar a si mesmo e à sociedade uma satisfação de que está fazendo algo para mudar sua vida. Na prática, nem ele mesmo acredita que a aprovação é possível.

O candidato planejado

Este é o que podemos chamar de “concurseiro profissional”. Ele tem foco, planeja seus estudos e fica atento às notícias de uma possível publicação de edital ou abertura de inscrições na área que deseja. Ele sabe muito bem que todo o conhecimento que adquire está sendo acumulado para o momento adequado, quando finalmente alcançará a aprovação.

O candidato planejado tem uma rotina de estudos, QUER VERDADEIRAMENTE ingressar no serviço público e pratica todos os esforços possíveis para alcançar esse sonho – inclusive estudar o mais antecipadamente possível.

***************

Em resumo, neste post deixamos claro o seguinte: dificilmente você será aprovado em um concurso estudando apenas quando o edital for lançado – a não ser que você já tenha uma carga de estudos muito boa (que é o mesmo que estudar antecipadamente!). Ou seja: ficou sabendo que seu concurso está próximo ou que sua corporação policial pretende abrir edital? Se lance nos estudos como se a prova fosse amanhã. A hora é agora! Quanto mais tempo tiver de preparação, mais fácil fazer a prova sem complicações.

🙂

Continue nos acompanhando para obter material de estudo, dicas e informações preciosas! Faça parte da nossa Tropa de Elite e receba informações exclusivas…