Como triplicar o aproveitamento do seu tempo de estudo para a polícia - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

Como triplicar o aproveitamento do seu tempo de estudo para a polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Como triplicar o aproveitamento do seu tempo de estudo para a polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Muitos candidatos ao concurso da polícia sofrem com a falta de tempo para estudar, principalmente quando o dia da prova do concurso da polícia está se aproximando. Por isso é fundamental conhecer técnicas que consigam aumentar o aproveitamento do seu tempo de estudo.

Quando estava me preparando para o concurso da polícia, após algumas reprovações, consegui perceber que grande parte do tempo que eu dedicava aos estudos era simplesmente jogado fora, porque eu não estava investindo energia naquilo que realmente iria me fazer passar no concurso.

Eu percebi que mesmo estudando muitas horas por dia, na verdade, eu estava perdendo tempo.

Não há nada de errado em estudar muitas horas por dia. Até será necessário estudar muito se você quer passar na polícia, mas o problema estava no conteúdo que eu estudava.

Quando percebi que estava me dedicando ao que não ia me levar à aprovação, e mudei completamente meu foco nos estudos, meu desempenho aumentou três vezes mais. Isso foi definitivo para conseguir a aprovação e hoje trabalhar com capitão da PM.

Leia este artigo até o final para entender como eu conseguir multiplicar o aproveitamento dos meus estudos.

O que é bom e o que faz bem

Acertos e erros nos estudos para o concurso da polícia

Nem tudo que é bom faz bem. Comer doces e frituras é saboroso, dá prazer, mas não faz bem para a saúde. Fazer compras no shopping é muito bom e agradável, mas nem sempre faz bem para as suas finanças. A mesma coisa acontece na sua preparação para o concurso da polícia, quando você estuda aquilo que não é prioridade.

E aqui vou falar o que é prioridade: o conteúdo que você não sabe e tem dificuldade de aprender.

O grande problema desse tipo de assunto é que você tende a considerar “chato” estudá-lo. É aquele assunto que você erra muitas questões, e ninguém sente prazer em errar.

Mas é justamente o conteúdo que você erra que está lhe impedindo de ser aprovado no concurso da polícia!

Como saber o que você precisa estudar com prioridade

Prioridade no concurso da polícia

Quando vamos planejar a distribuição do policiamento em uma cidade, precisamos considerar o que chamamos de “mancha criminal”, que são os pontos onde estão ocorrendo mais crimes no mapa de uma cidade.

Para o policial, seria mais seguro e menos trabalhoso trabalhar em um lugar com a taxa de criminalidade mais baixa, em localidade mais tranquilas. Mas isso não resolve o problema. O que precisa ser feito é intensificar o policiamento em locais mais violentos, para reduzir os crimes nestes lugares.

O mesmo precisa ser feito na sua preparação: priorize os conteúdos que você tem menor taxa de acerto no concurso da polícia.

“Capitão, não sei quais conteúdos eu tenho menor taxa de acerto”. Para isso, você precisa urgentemente resolver questões dos assuntos que vão cair no seu concurso, preferencialmente da mesma banca organizadora, calculando o percentual de acertos e a velocidade de resolução de questões.

Assim, você deve priorizar dois tipos de conteúdo:

  1. Aqueles que você erra mais;
  2. Aqueles que você demora mais para responder.

Fazer uma “blitz” nesses conteúdos vai fazer com que seu desempenho no concurso da polícia melhor três ou mais vezes, como aconteceu comigo.

***

O que achou desse artigo? Você está priorizando os conteúdos mais difíceis na sua preparação para o concurso da polícia? Deixe um comentário com dúvidas, sugestões ou pedidos de conteúdos. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: