Como fazer uma redação perfeita no Concurso DEPEN - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Material de Estudo

Como fazer uma redação perfeita no Concurso DEPEN

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Como fazer uma redação perfeita no Concurso DEPEN
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Passar no concurso de Agente de Execução Penal no Concurso do Departamento Penitenciário Nacional, o Concurso DEPEN, exige que você tenha a capacidade de escrever uma boa redação.

Na prova do último concurso DEPEN, boa parte dos candidatos aprovados tiveram desempenho superior a 90% na prova dissertativa, o que aponta uma necessidade de se aperfeiçoar nessa disciplina.

Por isso vou trazer todos os detalhes necessários para que você faça uma redação perfeita no Concurso DEPEN, com foco no cargo de Agente de Execução Penal.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade.

Como deve ser feita a Redação do Concurso DEPEN

Redação Concurso DEPEN

Para começar, é importante saber que o tipo de texto exigido na prova de redação do Concurso DEPEN é a dissertação, de até 30 linhas, com tema de atualidades.

Em um texto dissertativo, você deve demonstrar conhecimento sobre um assunto, tendo como principal objetivo convencer o leitor sobre o seu ponto de vista, através de argumentos.

No último concurso, também elaborado pelo Cespe/Cebraspe, houve uma proposta que contou com um texto de apoio e propôs três aspectos sobre os quais o candidato deveria tratar em sua redação. Veja qual foi o tema:

“Segurança Pública: polícia e políticas públicas”

Após revelar o tema, é solicitado o seguinte do candidato:

  1. Disserte a respeito da segurança como condição para o exercício da cidadania.
  2. Dê exemplos de ação do Estado na luta pela segurança pública.
  3. Discorra acerca da ausência do poder público e a presença do crime organizado.

A prova objetiva do Concurso DEPEN vale 120 pontos. Já a redação, tem peso de 20 pontos. Embora pareça pouco, é bom lembrar que se você tirar menos de 10 pontos na redação estará eliminado do Concurso DEPEN – mesmo que feche a prova objetiva.

Saiba a seguir o que será avaliado na sua redação.

Conteúdo (tema)

Para se preparar para o conteúdo da prova, mantenha em dia a sua leitura de jornais e revistas. Procure fontes conhecidas e consistentes.

Quanto ao tema, o edital se restringe aos seguintes tópicos de atualidades:

  1. Sistema de justiça criminal;
  2. Sistema prisional brasileiro e sistema penitenciário federal;
  3. Políticas públicas de segurança pública e cidadania;
  4. O papel do sistema penitenciário nas políticas nacionais de segurança pública.

Capacidade de expressão

Reforce os estudos de orações subordinadas, conjunções e vírgulas, por exemplo. Observe se todos os seus raciocínios estão completos. E evite escrever períodos em ordem inversa.

Uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa

Em sua gramática, aproveite para revisar os seguintes assuntos: concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; e colocação pronominal. Quando ao vocabulário, é possível melhorar com a leitura constante. Outra dica é pegar um texto qualquer, escolher algumas palavras e modificá-las utilizando sinônimos.

Observância à coesão e à coerência.

Esteja atento se as partes do seu texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) estão bem divididas e se há coerência entre o que é apresentado na introdução e o que é trabalhado no desenvolvimento e na conclusão. Os parágrafos e as ideias devem dialogar.

Atenção à coesão. Revise assuntos como: pronomes, conjunções, preposições, locuções adverbiais e prepositivas.

Redações nota dez para o Concurso DEPEN analisadas [material em pdf]

Tenho recebido muitos e-mails e comentários pedindo materiais que trate da redação do Concurso DEPEN. Como disse anteriormente, mesmo que você acerte todas as questões objetivas, é necessário ter pelo menos 50% da nota da redação.

Daí vem a importância de um material produzido pela professora Ena Lélis, do Curso Redação Nota Dez, especializado em redação para concursos públicos (e com bastante experiência em concursos policiais).

Ela criou um e-book com redações nota dez, de acordo com os critérios do Concurso DEPEN, e comenta cada parte do texto para que você possa aprender a escrever redações no mesmo nível.

É como se você tivesse em mãos o “esqueleto”, o “projeto” de redações que fechariam a prova do concurso DEPEN, junto com comentários didáticos sobre como cada parte da redação foi construída.

Recebi uma cópia do conteúdo e posso certificar que vai ajudar muito na construção da sua redação, e, portanto, da sua aprovação no Concurso DEPEN.

Um conteúdo para lhe dar um norte na construção de uma boa redação no concurso.

Clique aqui e conheça o eBook do Redação Nota Dez para o Concurso DEPEN.

Caso tenha dúvidas e sugestões sobre a redação do Concurso DEPEN, deixe um comentário. Faço questão de responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: