Como fazer uma redação perfeita no Concurso PM-PR - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Material de Estudo

Como fazer uma redação perfeita no Concurso PM-PR

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Como fazer uma redação perfeita no Concurso PM-PR
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Se você quer se tornar soldado da Polícia Militar do Paraná é indispensável fazer uma boa redação na prova do concurso. A razão para isso é muito óbvia: 40% dos pontos da prova do Concurso PMPR estão na redação.

Ou seja, sua aprovação depende da redação. Mais do que isso: considero a redação o principal diferencial para alcançar uma pontuação alta sem depender de um desempenho excepcional na prova objetiva.

Por escrevi esse artigo falando sobre a redação do Concurso PM-PR, trazendo, ao final, uma dica de material que vai elevar bastante o nível da sua redação.

Como deve ser feita a Redação do Concurso PM-PR

Como deve ser feita a Redação do Concurso PM-PR

O tipo de redação exigida é a dissertação argumentativa. Em um texto dissertativo-argumentativo, você deve demonstrar conhecimento sobre um assunto, tendo como principal objetivo convencer o leitor sobre o seu ponto de vista, através de argumentos.

O tema da redação no Concurso PM-PR deve ser sobre algum assunto da atualidade e você contará com um ou mais textos (na íntegra ou fragmentos de texto) para embasar e referenciar a sua leitura de apoio no momento da prova. A redação deve ter no mínimo 20 e no máximo 25 linhas. O desrespeito a essa regra pode fazer com que você tenha desconto na nota ou mesmo zerar a redação.

Veja quais são os critérios utilizados para avaliar sua redação, de acordo com o novo edital do concurso (2020):

  • Argumentação lógica;

Este critério indica que será analisada a sua capacidade de argumentação. É importante estar atento(a) para não cometer o deslize de escrever um texto expositivo (que é quando são expostas apenas informações, mas não há argumentos. O texto jornalístico, por exemplo, é expositivo). Não é isso que a banca quer! Mostre que você pode ser autor(a) dos próprios argumentos (autoria argumentativa), comprovando-os por meio de estratégias.

No material que indico ao final desse texto você vai saber como produzir um argumento com autoria, enriquecendo-o por meio de estratégias argumentativas.

  • Domínio da estrutura discursiva do gênero textual proposto no enunciado da questão;

Ou seja, a capacidade de escrever uma dissertação argumentativa.

  • Domínio da língua culta contemporânea: normas de concordância, regência, colocação, além de uso de vocabulário adequado;

Para não errar nesses aspectos, sugiro que você estude e revise os seguintes assuntos: concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; e colocação pronominal. Perceba que além de estar estudando para fazer uma boa redação, você irá aprender o conteúdo de português, que também é muito importante no Concurso PMPR.

Quando ao vocabulário, minha dica é desenvolver o hábito da leitura, aumentando a quantidade de palavras conhecidas. Outra sugestão é pegar um texto qualquer, escolher algumas palavras e modificá-las utilizando sinônimos. Neste exercício, vale consultar o dicionário.

  • Domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação;

Para evoluir nesse aspecto, reforce os estudos de orações subordinadas, conjunções e vírgulas, por exemplo. Observe se todos os seus raciocínios estão completos.

  • Fidelidade ao que propõe a questão, o que requer também domínio de leitura de textos que sirvam de base;

Ou seja, não fuja do tema. O respeito ao tema exige boa interpretação textual.

  • Legibilidade do texto e respeito às normas ortográficas em vigor;

Cuide da sua letra, mantendo-a legível. E atualize-se quanto ao Novo Acordo Ortográfico.

  • Organização global e coerência do texto;

Esteja atento se as partes do seu texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) estão bem divididas e se há coerência entre o que é apresentado na introdução e o que é trabalhado no desenvolvimento e na conclusão. Os parágrafos e as ideias devem dialogar.

  • Uso adequado de recursos coesivos.

Atenção à coesão. Revise assuntos como: pronomes, conjunções, preposições, locuções adverbiais e prepositivas.

Há ainda deveres básicos que não podem ser deixados de lado:

  1. Você pode levar lápis, borracha, apontador e caneta, todos sem identificação. E a caneta deve ser esferográfica, de material transparente, escrita grossa e de tinta preta. Ou seja, uma boa Bic preta resolve todo o problema;
  2. Não é permitido o uso de corretivo;
  3. Não é permitido levar para casa o caderno de provas, mesmo já decorrido o tempo mínimo para se retirar da sala (1h30min);
  4. No papel da redação definitiva, você não poderá escrever em nenhum outro lugar além das linhas próprias para a redação, sob pena de julgamento nulo ou zero;
  5. Assine a folha da redação (no campo apropriado para a assinatura) dentro do limite das 5h de prova. O fiscal não permitirá que você a assine ao final deste tempo.

Se você quer facilitar o caminho para fazer uma redação excepcional no Concurso PM-PR, confira o material a seguir.

Redações nota dez para o Concurso PM-PR analisadas [material em pdf]

Modelo de Redação - Concurso PM-PR

Tenho recebido muitos e-mails e comentários pedindo materiais que trate da redação do Concurso Soldado PM-PR. A verdade é que grande parte dos candidatos já percebeu que é impossível passar no concurso sem ter uma estratégia para fazer uma boa redação.

Só para dar um exemplo da importância da redação no concurso da PM do Paraná:

  • O primeiro colocado aprovado na região de Curitiba no último concurso fez 100% dos pontos na redação.
  • O último colocado aprovado na região de Curitiba no último concurso teve nota 93% dos pontos na redação.

Daí vem a importância de um material produzido pela professora Ena Lélis, do Curso Redação Nota Dez, especializado em redação para concursos públicos (e com bastante experiência em concursos policiais).

Eles criaram um e-book com redações nota dez, de acordo com os critérios do Concurso PM-PR, e comentam cada parte da redação para que você possa aprender a escrever textos no mesmo nível.

É como se você tivesse em mãos o “esqueleto”, o “projeto” de redações que fechariam a prova do concurso PM-PR, junto com comentários didáticos sobre como cada parte da redação foi construída.

Recebi uma cópia do conteúdo e posso certificar que vai ajudar muito na construção da sua redação, e, portanto, da sua aprovação no Concurso da Polícia Militar do Paraná.

Um conteúdo para lhe dar um norte na construção de uma boa redação no concurso.

Clique aqui e conheça o eBook do Redação Nota Dez para o Concurso PM-PR

Caso tenha dúvidas e sugestões sobre a redação do Concurso PM-PR, deixe um comentário. Faço questão de responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: