Desmistificando o Psicoteste do Concurso PMERJ - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Etapas do Concurso

Desmistificando o Psicoteste do Concurso PMERJ

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Desmistificando o Psicoteste do Concurso PMERJ
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Se você quer ser soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, precisa compreender desde já as regras e funcionamento do Exame Psicológico do concurso, uma das principais etapas pelas quais irá passar após a aprovação na prova de conhecimentos.

Caso surja alguma dúvida durante a leitura, deixe um comentário para que eu possa ajudar no que for necessário. Faço questão de responder na primeira oportunidade.

Vamos nessa!

O que é a Avaliação Psicológica?

Avaliação Psicológica PMERJ

A Avaliação Psicológica tem como objetivo aprovar os candidatos que possuam as funções mentais, habilidades específicas e características da personalidade compatíveis  com as atribuições da função policial-militar.

Funções mentais e habilidades

Psicoteste Soldado PMERJ

Essa fase do concurso é conduzida por psicólogos, que possuem o devido registro no Conselho Regional de Psicologia do estado do Rio de Janeiro.

Através de testes psicológicos, a banca examinadora tentará observar se o candidato tem uma capacidade suficiente de atenção geral, de focar nas atividades do teste e de processar estímulos do ambiente.

Também buscará se certificar de que o candidato possui um bom desenvolvimento de raciocínio lógico, capaz de solucionar os problemas que lhe serão apresentados.

Essas funções e habilidades condizem com o exercício diário da profissão de soldado, que deverá lidar a todo instante com situações em que precisará encontrar as soluções mais viáveis em uma ambiência muitas vezes estressante, ou que requeiram urgência no agir.

Portanto, são atributos buscados pela Polícia Militar, pessoas que apresentam agilidade, autonomia (respeitando as diretrizes da Corporação), capacidade de lidar com problemas e de lidar com a comunidade nessas situações.

Características da personalidade

Personalidade Concurso PMERJ

A PMERJ estabelece, genericamente, as características de personalidade que busca nos candidatos:

  • Energia: dinamismo, vigor, bom tônus vital;
  • Motivação: competência, perseverança, autodisciplina;
  • Controle Emocional: capacidade de controle sobre as emoções e reações; humor estável;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal: capacidade para estabelecer bom contato com outras pessoas, de interagir e adaptar-se a grupos diversos;
  • Organização: Capacidade para manter objetos e ambiente em ordem; facilidade para ordenar ideias e dar sequência às tarefas a executar;
  • Resiliência: capacidade para lidar com situações de estresse e de emergência;
  • Conformidade social: capacidade de absorver e cumprir regras e normas instituídas e lidar com figuras de autoridade.

Essas qualidades são consideradas essenciais para as atividades atribuídas ao policial militar. Portanto, é importante que você faça uma autoavaliação para descobrir se possui alguma característica a ser melhorada.

Como ocorre a Avaliação Psicológica?

Como funciona o psicoteste Soldado PMERJ

Primeiro, vale explicar que os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos, com base em diretrizes do Conselho Federal de Psicologia.

Eles têm o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos dos indivíduos, nas suas mais diversas formas de expressão.

Portanto, nessa fase do exame, a banca tenta descobrir e relatar como os candidatos pensam e agem em determinadas situações, ou como respondem a determinados estímulos.

A banca realizadora do último concurso público da PMERJ foi a Exatus Promotores de Eventos e Consultoria. Ela aplicou apenas testes escritos, em etapa única.

Características da personalidade reprováveis para um Soldado PMERJ

Características da personalidade reprováveis para um Soldado PMERJ

De maneira geral, as particularidades que reprovam os candidatos no concurso da PM são:

  • Desequilíbrio emocional;
  • Fobias irracionais;
  • Descontrole psicomotor;
  • Desorganização;
  • Intolerância;
  • Agressividade ou impulsividade;
  • Desmotivação ou falta de autodisciplina;
  • Incapacidade de solucionar problemas considerados simples;
  • Dificuldade em lidar com contrariedades ou ordens de hierarquia superior.

É importante que você perceba que o perfil buscado pela PM do Rio de Janeiro é de um indivíduo tolerante, com capacidade razoável de raciocínio, de disciplina e que possua aptidão para criar soluções diferentes e adequadas para cada situação enfrentada.

O policial militar não lida apenas com ações criminosas ou coma realização de diligências. Ele lida com famílias, com a sociedade. Lida com pessoas que por alguma razão estão em estado de vulnerabilidade.

Nesse sentido, a instituição busca pessoas capazes de assimilar as demandas e praticar ações efetivas para cada comunidade.

Além disso, a Polícia Militar tenta manter-se íntegra enquanto instituição que tem por dever a manutenção da polícia ostensiva e preservação da ordem pública, o que é factível a partir do desempenho dos soldados da Corporação.

O resultado

Resultado do Concurso PMERJ

O resultado do Exame Psicológico não é fornecido mediante pontuação, mas através da consideração da aptidão ou inaptidão dos candidatos.

Caso um candidato seja considerado inapto, poderá saber das razões mediante entrevista devolutiva.

Além disso, pode oferecer recurso ao resultado negativo dentro do prazo estabelecido pela banca examinadora.

Vale salientar que a inaptidão na Avaliação Psicológica não pressupõe a existência de transtornos mentais, mas apenas que o candidato não preenche o perfil exigido.

***

Espero que tenha esclarecido de maneira definitiva suas dúvidas sobre o Exame Psicológico do Concurso Soldado PMERJ. Caso ainda queira saber algo, deixe um comentário. Responderei na primeira oportunidade.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: