Desmistificando o Psicoteste do Concurso PM-PR - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Etapas do Concurso

Desmistificando o Psicoteste do Concurso PM-PR

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Desmistificando o Psicoteste do Concurso PM-PR
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Se você pretende realizar o concurso de Soldado da Polícia Militar do Paraná, precisa conhecer todas as etapas do certame, não apenas a prova de conhecimentos.

Isso é essencial para não ser pego de surpresa nas etapas, garantindo uma jornada segura até o momento de vestir a farda e assumir o cargo de Soldado PM-PR.

Nesse artigo, vou trazer todos os detalhes do Psicoteste, a Avaliação Psicológica do concurso da PM do Paraná. Todas as informações são baseadas nas regras do mais recente concurso (2020).

Caso surjam dúvidas, sugestões ou críticas, deixe um comentário. Faço questão de responder na primeira oportunidade.

O que é a Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica consiste em verificar aspectos psicológicos dos candidatos compatíveis com o desempenho das funções e atribuições funcionais do cargo de Soldado da PM-PR.

A partir desse perfil é possível identificar se o candidato se adequa ou não ao cargo. Como você deve saber, a profissão policial-militar exige do candidato muitas habilidades emocionais e psicológicas, e isso é aferido justamente pelo Psicoteste.

Como é realizado o Psicoteste

Como funciona o psicoteste PM-PR

É importante saber que esse exame é realizado por uma banca examinadora formada por psicólogos. Eles irão fazer a avaliação com base nas normas do Conselho Federal de Psicologia, utilizando métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para adquirir informações.

Os psicólogos usam como fontes de informações os seguintes recursos:

  • Testes psicológicos: podendo ser aplicados de forma coletiva e/ou individual;
  • Entrevista psicológica: conversa individual com o candidato;
  • Registros de observação: registro de comportamento individual.

Vamos entender cada uma dessas possibilidades a seguir.

Testes psicológicos

Os testes psicológicos podem ser aplicados de maneira individual ou coletiva, mas sempre em igualdade de condições. Significa dizer que os instrumentos utilizados serão congruentes, o tempo de aplicação será o mesmo e os critérios também serão semelhantes.

As características exigidas para o perfil do Soldado da PM paranaense são os seguintes:

  • Flexibilidade
  • Liderança
  • Resiliência
  • Inteligência
  • Disposição
  • Relacionamento Interpessoal
  • Fluência Verbal

Portanto, a personalidade que pode ser reprovada é aquela que não condiz com as características acima. São pessoas que possuem dificuldades excessivas de autocontrole, de pensar racionalmente, de serem contrariadas e de manterem um relacionamento saudável com outros ao seu entorno.

Esses obstáculos se apresentam da seguinte forma:

  • Descontrole emocional
  • Medos irracionais
  • Dificuldade ou incapacidade de autocontrole
  • Impulsividade excessiva
  • Alta agressividade
  • Ansiedade extrema
  • Falta de domínio físico muscular a partir de estímulos psicológicos/emocionais

A banca examinadora, portanto, irá avaliar se determinadas características do candidato irá comprometer a relação dele com os demais soldados e superiores, com a própria Polícia Militar e também com a sociedade.

Entrevista Psicológica

A entrevista tem como objetivo avaliar e validar os resultados obtidos no teste psicológico. Nessa fase, o avaliador verifica a visão que o candidato tem sobre si, sobre o outro e sobre o mundo.

A banca examinadora tentará obter informações sobre a conduta do candidato, seus comportamentos, conceitos, valores e opiniões sobre o cargo pretendido.

Parece ser algo complexo, mas eu vou explicar de modo simples para você. Algumas perguntas recorrentes nessas entrevistas são:

  • Como você vê o trabalho do policial militar?
  • Enquanto pessoa, fale sobre um medo que você possui.
  • Dê um exemplo de uma decisão tomada por você que lhe gerou uma crítica. Informe também o que você fez para lidar com essa crítica.
  • Fale um pouco sobre a sua origem e sobre quem você é.
  • E se você for reprovado para o exame da polícia militar, qual decisão irá tomar para sua vida?
  • Você teria coragem de matar alguém?
  • O que a arma significa para você?

É importante você saber que não deve ir à entrevista psicológica com respostas prontas. Nesse momento, o avaliador tentará identificar quem você é verdadeiramente enquanto pessoa. Assim, é válido ir para a entrevista tendo realizado uma reflexão sobre si e sobre quem você quer ser após a conquista do cargo.

Registros de observação

Já os registros de observação são registros comportamentais de cada candidato enquanto ele está passando pelos testes de avaliação psicológica. São anotações sobre as características pessoais de cada um percebidas ao longo de todo o processo do Exame de Avaliação Psicológica.

Essas anotações destacam os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados pelos candidatos, assim como aqueles aspectos que são indesejáveis para o Soldado PM.

Resultados

Resultado do Psicoteste PMPR

Após todas as fases da Avaliação Psicológica, a banca vai relacionar as características necessárias e os fatores restritivos ou impeditivos para cada candidato conseguir o cargo.

Será considerado inapto o candidato que apresentar traços restritivos ou impeditivos, ou ainda que apresentar traços da personalidade fora do perfil esperado no cargo.

Só é possível ao candidato obter conhecimento do resultado específico da entrevista psicológica, por meio da denominada “entrevista devolutiva”. Através dela o candidato saberá quais os pontos considerados na entrevista que foram relevantes para desclassifica-lo do concurso.

Na entrevista devolutiva, também será entregue ao candidato o resultado/laudo psicológico, que deverá ser assinado por membros da Banca Examinadora.

Alguns detalhes importantes

Dicas da Avaliação Psicológica

O edital traz alguns detalhes importantes sobre seus direitos e prazos para recursos à Avaliação Psicológica:

  • É direito do candidato contratar psicólogo particular para assessorá-lo no momento da entrevista devolutiva. Isso ficará por conta própria.
  • Caso o candidato seja considerado inapto e decida realizar recurso, é possível! Mas os testes não poderão ser digitalizados nem tampouco removidos do local de arquivamento, podendo ser apenas consultados.
  • A gravação da entrevista devolutiva é proibida. Portanto, é importante ficar atento ao laudo fornecido pela banca examinadora e a tudo o que o avaliador tenha a dizer sobre a entrevista psicológica.
  • Por fim, o edital estabelece o prazo para recurso de 2 dias. Esse prazo começa a contar a partir da data da entrevista devolutiva.

Fique atento aos prazos e a todas as fases e possibilidades de recurso no Psicoteste. Isso pode fazer muita diferença para seguir para as demais etapas do concurso PM-PR.

Caso tenha surgido alguma dúvida sobre a Avaliação Psicológica do concurso de Soldado PM-PR, deixe um comentário. Faço questão de esclarecer.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: