Análise Tática

Concurso DEPEN - Análise Tática da Prova

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Concurso DEPEN - Análise Tática da Prova
Conteúdos atualizados para sua preparação

Entre no nosso Grupo de Estudo por e-mail:

Já falei aqui sobre o Concurso DEPEN, trazendo todos os detalhes do concurso do Departamento Penitenciário Nacional, para que você faça uma preparação dentro do que é estabelecido no edital do concurso.

Agora é o momento de fazer uma análise estatística da prova do concurso, percebendo detalhadamente quais são os padrões existentes, entendendo as prioridades e fragilidades da banca do concurso.

A ideia é considerar o histórico do Concurso DEPEN para o cargo de Agente Penitenciário – hoje Agente Federal de Execução Penal (nível médio) – e assim projetar as possibilidades para o próximo concurso. Aqui teremos como principal referência o concurso ocorrido em 2015.

Veja os tópicos do texto:

Caso tenha alguma dúvida, precise de algum material ou qualquer tipo de conteúdo, deixe um comentário. Faço questão de responder cada um.

Vamos nessa!

O conteúdo programático do Concurso DEPEN

Conteúdo Programático - Concurso DEPEN

Para começar, precisamos fazer um Raio-X do que vai cair na prova do Concurso DEPEN. Veja o conteúdo programático do cargo de Agente Federal de Execução Penal.

Prova de Conhecimentos Básicos – 50 questões

  • Língua Portuguesa
  • Atualidades
  • Noções de Ética no Serviço Público
  • Noções de Direitos Humanos e Participação Social

A Prova de Conhecimentos Básicos vale 50 pontos, pois cada questão vale 1 ponto.

Prova de Conhecimentos Complementares – 30 questões

  • Execução Penal

A Prova de Conhecimentos Básicos vale 30 pontos, pois cada questão vale 1 ponto.

Prova de Conhecimentos Específicos – 40 questões

A prova de conhecimentos específicos traz conteúdos próprios das diversas áreas de atuação do Agente de Execução Penal – administrativa, comunicação, tecnologia da informação, operacional etc.

Cada uma das questões dessa prova vale 2 pontos, valendo muito a pena priorizar o estudo desse conteúdo, por razões óbvias.

Veja no edital do concurso o conteúdo programático para todas as áreas do concurso de Agente Penitenciário do Concurso DEPEN.

Prova Discursiva

É importantíssimo priorizar também a prova discursiva, que vale 80 pontos.

A prova discursiva é uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre um tema baseado nos conhecimentos básicos de “Atualidades”.

Veja qual foi o tema do último concurso:

“Segurança Pública: Polícia e Políticas Públicas”

É bom lembrar que o treinamento para a prova discursiva está diretamente ligado à prática da escrita. Quanto mais você escreve, mais aprende a escrever.

PEGUE AGORA: Plano de Estudo para o Concurso DEPEN.

Quantos acertos são necessários para ser aprovado?

Nota de Corte - Concurso DEPEN

Como pudemos ver, a prova do Concurso DEPEN é constituída por 160 pontos distribuídos em 120 questões. No concurso de 2015, foi possível ser aprovado no cargo de Agente Federal de Execução Penal (Área 3) fazendo cerca de 120 pontos na prova objetiva.

Convertendo em quantidade de questões, estamos falando, em média, de 60 questões de conhecimentos básicos/complementares mais 30 questões de conhecimentos específicos.

Já a prova discursiva teve um nível muito alto, talvez por conta do tema: a maioria dos aprovados teve mais de 70 pontos, dos 80 possíveis.

Isso significa que o próximo concurso terá os mesmos índices e nota de corte? Não. Mas essa é uma referência para que você possa superar.

Download de provas anteriores

Download de provas Concurso DEPEN

Responder questões é uma prática indispensável para alcançar bom desempenho em qualquer concurso. No concurso DEPEN não é diferente.

Por isso trago um pacote de provas anteriores para que você treine sua capacidade de responder questões.

Não adianta compreender o conteúdo e não conseguir responder as questões sobre ele. Resolver questões é uma arte, e você precisa se especializar nisso para ser aprovado no Concurso DEPEN.

Baixe agora as provas:

As questões mais difíceis do Concurso DEPEN

Para tornar sua preparação ainda mais avançada, tenho um material muito interessante: um eBook com as 13 questões que os candidatos ao Concurso DEPEN mais erram.

Estatisticamente, mais da metade dos concurseiros erram essas questões, que caíram na prova de conhecimentos básicos/complementares do concurso 2015 (Agente Penitenciário – Nível Médio).

Baixe agora para analisar a arquitetura dessas questões e testar seu desempenho:

Ebooks

As 13 questões mais difíceis do Concurso DEPEN

Apostilas e Cursos para o Concurso DEPEN

É comum me perguntarem aqui qual material utilizar para o Concurso DEPEN. Sempre lembro que materiais soltos da internet, que não foram feitos especialmente para concurso público, trazem o risco de estar desatualizados, incompletos ou excessivamente rebuscados.

Na sua preparação, é uma grande vantagem contar com materiais que tenham três aspectos básicos:

  1. Cursos, livros e/ou apostilas feitos especialmente para o Concurso DEPEN.
  2. Materiais atualizados, sem defasagem na legislação e mudanças do conteúdo programático.
  3. Materiais de qualidade, que tenham histórico de aprovação, feitos por professores experientes.

Como sempre faço aqui no Concurso Policial, seguem minhas sugestões (após testes e comparações) – em diferentes níveis de custo/benefício – para o concurso DEPEN:

CURSO/APOSTILANOTACARACTERÍSTICAMATERIAL DEPEN
Estratégia Concursos9,5Material de altíssimo desempenho. Líder em aprovação. Além de videoaulas, tem PDFs muito bons.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Gran Cursos Online9,0Material de altíssimo desempenho. Videoaulas de muita qualidade.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Nova Concursos8,0Material de excelente custo/benefício, mas de boa qualidade. Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!

Saiba quais critérios utilizei para selecionar esses materiais.

O que achou desse texto e materiais? Quais necessidades você tem para estudar? Deixe um comentário para que eu possa lhe ajudar no que for necessário.

Respondo todos os comentários na primeira oportunidade que aparece. Vamos nos falando!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas ou sugestões de conteúdo...