Concurso PC-AL - Análise Tática da Prova - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Análise Tática

Concurso PC-AL - Análise Tática da Prova

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Concurso PC-AL - Análise Tática da Prova
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Vou falar mais uma vez sobre o concurso da Polícia Civil de Alagoas, dessa vez analisando em detalhes a prova do concurso de Agente PC-AL.

A ideia é que você entenda quais são as prioridades para uma preparação de qualidade no concurso, identificando oportunidades para aumentar seu desempenho.

Também vou falar sobre a nota de corte (quantidade de acertos para ser aprovado), dar dicas de materiais e disponibilizar provas anteriores para download.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade.

Vamos lá!

O que cai na prova

Conteúdo Programático do Concurso PC-AL

Para começar, analisemos o conteúdo programático do concurso de Agente da Polícia Civil de Alagoas, de acordo com o edital do último concurso (2012).

Conhecimentos Básicos – 50 questões

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática.

Conhecimentos Específicos – 70 questões

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Legislação Complementar;
  • Medicina Legal.

Prova Discursiva

A Prova Discursiva vale 20 pontos e consiste na redação de texto dissertativo de até 30 linhas, abordando um tema da atualidade relacionando às atividades inerentes à segurança pública.

***

Note que a prova de Conhecimentos Específicos vale mais pontos (70), mas a prova de conhecimentos básicos permite uma concentração nos estudos em poucas disciplinas – Português e Informática – garantindo 50 pontos.

Provas anteriores em PDF

Provas Concurso PC-AL em PDF

Resolver questões de concursos anteriores é fundamental para desenvolver uma estratégia de qualidade para o concurso da Polícia Civil de Alagoas. Para começar, faça download das provas a seguir (em PDF), todas organizadas pela Cebraspe:

Nota de Corte – quantidade de acertos para ser aprovado

Nota de Corte Concurso PC-AL

O candidato que teve menor nota e foi aprovado no último concurso da Polícia Civil de Alagoas alcançou 71,18 pontos, o correspondente a 50,8% de aproveitamento.

Lembre-se que estamos falando de uma prova realizada pela Cespe, em que uma questão errada anula uma questão certa. Dos 140 pontos em disputa (120 da prova objetiva + 20 da prova discursiva), o candidato chegou no patamar citado.

Apostilas e Cursos do Concurso PC-AL

Apostilas e cursos para o Concurso PC-AL

O cargo de Agente da Polícia Civil de Alagoas exige uma preparação de alto nível, com organização, disciplina e muito foco.

O ideal é que você desenvolva seus estudos com materiais de qualidade, feitos especialmente para o concurso de Investigador PC-AL. Evite materiais soltos da internet, que geralmente têm as seguintes limitações:

  • São desatualizados;
  • São incompletos;
  • São desnecessariamente rebuscados;
  • São mal formatados;
  • São muito superficiais.

O ideal é buscar conteúdos atualizados, feitos por quem tem experiência e histórico de aprovação no concurso.

Veja a seguir os materiais que recomendo, após analisar as opções disponíveis no mercado:

CURSO/APOSTILANOTACARACTERÍSTICAMATERIAL PC-AL
Estratégia Concursos9,5Material de altíssimo desempenho. Líder em aprovação. Além de videoaulas, tem PDFs muito bons.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Gran Cursos Online9,0Material de altíssimo desempenho. Videoaulas de muita qualidade.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Nova Concursos8,0Material de excelente custo/benefício, mas de boa qualidade. Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!

Agora deixe um comentário dizendo o que achou desse conteúdo. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: