Como passar num concurso policial com pouco tempo para estudar - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

Como passar num concurso policial com pouco tempo para estudar

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Como passar num concurso policial com pouco tempo para estudar
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Durante a preparação para o concurso da polícia me sentia angustiado algumas vezes. Me perguntava com frequência: como conseguirei passar num concurso se a vida traz vários obstáculos para minha preparação?

Afinal, eu queria passar no concurso para ter uma carreira digna, mas enquanto a aprovação não chegava eu precisava de alguma fonte de renda. Eu definitivamente não era um candidato de família rica, que tem todo tempo pra estudar despreocupadamente.

Parte do tempo em que eu poderia estar me preparando para o concurso era direcionado ao trabalho. Fazia vários “bicos” para ter alguma remuneração: trabalhava no açougue do meu avô, plantava hortaliças para vender na feira livre, era auxiliar de fotógrafo etc.

Às vezes eu trabalhava menos e estudava mais, mas ficava insatisfeito porque tinha menos grana para minhas necessidades. Às vezes eu trabalhava mais e estudava menos, mas sentia meu nível de preparação diminuir para encarar a prova do concurso.

Até que chegou num ponto que eu decidi encarar minha realidade: eu precisava me aceitar enquanto concurseiro e precisava me aceitar como trabalhador. Era preciso conciliar essas etapas da minha vida que eram aparentemente antagônicas. Então busquei maneiras de harmonizar o trabalho com os estudos, até chegar à aprovação no concurso de oficial da Polícia Militar.

Talvez você também esteja com o tempo limitado para estudar por conta do trabalho, família ou outras necessidades da sua vida, e é por isso que escrevi esse texto com dicas práticas de como chegar à aprovação mesmo com tempo escasso na sua rotina.

Aqui você vai conhecer o que fiz para trabalhar e estudar ao mesmo tempo, até ser aprovado. Ao final da leitura deixe um comentário com dúvidas e sugestões. Faço questão de conversar contigo lá.

Vamos nessa!

Ser policial é prioridade?

Prioridade para ser policial

A primeira pergunta que você precisa se fazer é: tornar-se policial é uma prioridade na sua vida?

Muitas vezes “falta de tempo” significa “falta de prioridade”. Passar no concurso da polícia precisa ser algo central na sua vida. Antes de vestir a farda e ostentar o distintivo, você vai precisar tomar a decisão de se preparar para o concurso em todas as oportunidades possíveis.

Você trabalha? Precisa cuidar dos filhos? Precisa cuidar de um familiar enfermo? Sem problemas! Mas nas demais horas vagas o concurso vem em primeiro lugar.

É muito comum o candidato se manter numa paralisia com a desculpa da falta de tempo, mas na prática ele não se movimenta porque realmente não está decidido a se tornar policial.

Pense consigo mesmo: você quer, de verdade, ser policial? Se esse é um sonho, algo que você indiscutivelmente quer?

Quanto mais claro estiver seu objetivo, mais fácil vai ser encontrar tempo para realizá-lo.

Organização

Planejamento e organização do tempo

Antes de afirmar que não tem tempo, é importante fazer um diagnóstico realista da sua rotina. Veja os dois aspectos principais que você precisa analisar:

  1. Quais das suas atividades são obrigatórias e quais são dispensáveis?
  2. Quantas horas por dia você dedica a atividades obrigatórias e quantas horas são tomadas por atividades dispensáveis?

Alguns exemplos de atividades obrigatórias:

  • Dormir
  • Se alimentar
  • Trabalhar
  • Cuidar dos filhos
  • Cuidar da familiar enfermo

Exemplos de atividades não obrigatórias:

  • Assistir seriados e novelas
  • Navegar nas redes sociais
  • Ir para a balada
  • Fazer cursos/aulas que não se relacionam com o seu concurso

É bastante possível que sua rotina tenha algumas dessas e outras atividades não obrigatórias, possibilitando a abertura de espaço para se preparar melhor para o seu concurso policial.

Organize seus dias de maneira eficaz, mantendo o que ajuda e eliminando o que atrapalha os seus estudos.

Distrações

Distrações para os estudos

A quantidade de pessoas viciadas em redes sociais tem crescido cada vez mais. Não sei se já aconteceu com você, mas é muito comum que o telefone celular se torne uma verdadeira fonte de distração, sugando algumas horas do nosso dia.

Você abre o WhatsApp pra responder uma mensagem e de repente vê uma discussão em um grupo. Você entra na conversa e fica um bom tempo dedicado àquele debate. Quando percebe, além de ter perdido energia, você perdeu minutos preciosos, que podiam ser dedicados à preparação.

No Instagram e no Facebook não é diferente. Vídeos, fotos, comentários, mensagens inbox, lives… Um mar de distrações para lhe tirar do foco.

Sem falar nos convites vários que surgem: cinema, festa, bar, passeio.

Se você quer passar no concurso da polícia, não esqueça que será necessária muita resiliência, foco e priorização da sua preparação. Será preciso aprender a dizer não a muitas atividades agradáveis, divertidas e prazerosas.

Se lhe falta tempo para estudar, talvez eliminar as distrações possa mudar esse cenário.

Utilize os intervalos

Intervalos para estudar

Uma técnica que sempre utilizei para conseguir aumentar a quantidade diária de estudos é aproveitar os intervalos do dia. Se você passa mais de uma hora no transporte coletivo, uma dica é ler algum material nesse tempo.

O mesmo pode ser feito em filas, salas de espera e ocasiões em que “não há nada pra fazer”. Aliás, esse é um estado em que o concurseiro policial não ingressar. Você sempre terá algo pra fazer: estudar.

Outra possibilidade é utilizar conteúdos em áudio para estudar enquanto lava louças, dirige o carro e realiza outras atividades manuais, mesmo que a capacidade de retenção dos conteúdos seja menor que um estudo normal.

Escolha dos materiais de estudo

Material de Estudo

Até aqui tratamos das possibilidades de conseguir tempo de estudo que até agora não estava disponível, mas você pode também utilizar com mais eficiência o tempo que você tem agora, sem mudar nada sua rotina.

A primeira forma de fazer isso é utilizando materiais corretos, e de qualidade, para o seu concurso policial. Assim você não perde tempo estudando o que não vai cair na prova, nem conteúdos desatualizados ou mal explicados.

Bons materiais tendem a exigir investimentos maiores, mas para quem tem escassez de tempo, é uma saída estratégica.

Técnicas de Estudo

Técnico de estudo

Além de materiais de qualidade, é importante considerar o aperfeiçoamento das suas técnicas de estudo. Aumentar a inteligência da sua preparação faz com que você consiga estudar mais no mesmo intervalo de tempo.

Aqui no Concurso Policial trago várias análises e dicas para aumentar seu domínio sobre o conteúdo programático do concurso. Ensinei aqui, por exemplo, como estudar por questões para o seu concurso policial, uma técnica que direciona seus estudos ao que efetivamente vai cair na sua prova.

Técnicas de memorização, métodos de revisão e resumo, entre outros, também podem aumentar muito sua eficiência.

Longo Prazo

Estudar no longo prazo

Preciso ser sincero: embora não seja o único fator que determina sua aprovação no concurso da polícia, a quantidade de tempo que você dedica à preparação é fundamental. Portanto, é bom admitir que não existe fórmula mágica.

Estudar com tempo escasso é possível, mas considere estruturar uma preparação de longo prazo, com consistência e o mínimo de espaçamento entre os ciclos de estudo.

***

Seguindo as dicas desse artigo, certamente você vai encontrar mais tempo para os seus estudos ou potencializar o tempo que você já tem disponível.

Agora deixe um comentário dizendo o que achou do que leu. Sua participação é fundamental para continuar produzindo conteúdo aqui no Concurso Policial.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: