Policial com curso superior tem trabalho diferenciado? - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Carreira Policial

Policial com curso superior tem trabalho diferenciado?

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Policial com curso superior tem trabalho diferenciado?
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Muitos candidatos ao concurso da polícia, principalmente quando o concurso em questão exige apenas nível médio, me perguntam se faz alguma diferença ter curso superior.

Geralmente, a dúvida está em um dos seguintes pontos:

  • Tenho uma pontuação diferente no concurso por ter nível superior?
  • Posso trabalhar na minha área de formação quando passar no concurso?
  • Tenho alguma vantagem financeira por ter nível superior em alguma área?

Nesse texto vou responder cada uma dessas dúvidas, para que você entenda o que muda na carreira do policial que tem formação superior em alguma área.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário. Faço questão de responder na primeira oportunidade que aparece.

Requisito do Concurso

A primeira possibilidade de utilização do seu diploma de nível superior é como requisito do concurso. Alguns concursos das polícias militares e das polícias civis exigem diploma de ensino superior para ingresso. Nas polícias federais (PF e PRF) ter nível superior é obrigatório.

Em alguns casos, é exigido nível superior em áreas específicas, como é o caso dos concursos para delegado (curso superior em Direito).

Prova de Título

Algumas titulações acadêmicas podem servir para melhorar sua pontuação no concurso, mas geralmente são exigidos títulos de especialização, mestrado ou doutorado (principalmente em concursos que já exigem nível superior).

Trabalhando na área de formação

Se você ingressar em uma corporação policial, é importante saber que, em regra, você vai trabalhar como qualquer outro policial. É uma ilusão achar que, ao passar no concurso da polícia, tendo a formação de psicólogo, por exemplo, você irá trabalhar em setores que lidam com essa área.

A única forma de ter a garantia de que você vai trabalhar na sua área de formação é ter feito um concurso especificamente para aquela área, o que não é comum na maioria das polícias.

Vou ganhar melhor por ter nível superior?

Em algumas corporações, principalmente polícias civis, os policiais recebem o chamado “adicional de titulação”, uma gratificação dada ao policial que possui diploma de ensino superior (não vale a graduação que seja requisito exigido no concurso).

Na Polícia Civil do Distrito Federal, por exemplo, os policiais recebem 10% de adicional caso tenham algum diploma extra. Também há casos de polícias que consideram alguns títulos no aumento da pontuação com vistas à promoção.

Uma dica final

É possível ingressar na polícia e trabalhar na área de psicologia? Sim. É possível ingressar na polícia e trabalhar na área de comunicação? Sim. É possível ingressar na polícia e trabalhar na áreas pedagógica? Sim. Mas essas são apenas possibilidades.

Antes de sonhar ser um policial que trabalha em alguma área específica, é preciso querer ser policial, independentemente de formação. Lembre disso antes de escolher se dedicar a um concurso policial.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: