Posso ser PM e fazer faculdade? - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Carreira Policial

Posso ser PM e fazer faculdade?

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Posso ser PM e fazer faculdade?
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Há uma visão tradicional em relação ao policial militar que o caracteriza como uma pessoa sem educação, mal formado e ignorante. Em parte por conta uso da força inadequado por parte de alguns PMs, em parte porque, algumas décadas atrás, ingressar na polícia era um caminho profissional adotado apenas por quem não tinha sequer o ensino médio (antigo segundo grau). A realidade hoje é bem diferente.

Os concursos para as polícias militares atualmente são bastante concorridos, tanto as provas para oficial quanto nas provas para soldado. Dificilmente um concurso para a Polícia Militar tem uma relação inferior a 30 candidatos disputando cada vaga. Em alguns casos, a relação supera 100 candidatos por vaga.

Quanto mais cresce a procura, principalmente num país com altas taxas de desemprego, mais qualidade é preciso que o candidato tenha para ser aprovado. Daí surge um grupo crescente de candidatos e candidatas que possuem nível superior concluso ou em andamento ingressando nas fileiras das polícias militares em todo o país.

Mas a pergunta que muitos fazem, é: vou conseguir cursar minha faculdade após ser aprovado no concurso da polícia? A resposta é sim, mas somente após concluir o curso de formação de soldado (CFSd) ou de oficiais (CFO). Durante o Curso de Formação, que é remunerado com bolsa de estudo, você terá jornada dupla no academia ou centro de formação, podendo ser necessário pernoitar no quartel em algumas circunstâncias.

Além da incompatibilidade do horário, será muito difícil cursar uma faculdade durante o curso, por causa da exigência física e mental nesse período. O ideal é que você esteja 100% focado em concluir o curso com êxito, garantindo uma boa classificação, que geralmente é critério para escolher seu local de trabalho.

Após o curso de formação, você poderá organizar seus horários para conciliar a escala de serviço com a faculdade, sem problema nenhum. Há vários casos de policiais militares que cursam faculdade, tanto em nível de graduação, quanto pós-graduação (mestrado, doutorado etc). É até desejável que você tenha referenciais acadêmicos para se tornar um profissional melhor e mais qualificado.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: