Como estudar para o concurso da polícia antes do edital - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

Como estudar para o concurso da polícia antes do edital

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Como estudar para o concurso da polícia antes do edital
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Quando estudava para o concurso de oficial da Polícia Militar, tinha a convicção de que só ia parar quando fosse aprovado. Pra mim, não importava quando o edital do concurso ia ser publicado, quando a prova iria ocorrer. O que eu precisava fazer era me concentrar nos estudos estudando em todas as oportunidades que aparecessem.

Se eventualmente o edital saísse e eu não fosse aprovado, tudo bem. O importante era que eu tinha feito o máximo. Tinha dado tudo que tinha para me tornar oficial da PM. Até que chegou um dia que o edital foi publicado, eu me inscrevi e passei. Não foi fácil, mas essa compreensão de focar naquilo que estava no meu controle foi fundamental.

Neste artigo vou falar como você pode estruturar uma preparação de qualidade antes do concurso da polícia estar aberto. Como você irá constatar ao longo da leitura, estudar com antecedência será fundamental para conseguir a aprovação.

Leia e deixe um comentário dizendo o que achou do artigo. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos nessa.

Os dois tipos de candidato

Dois tipos de candidatos ao concurso da polícia

Existem dois tipos de candidatos ao concurso da polícia: aquele que fica sabendo do concurso através de sites, jornais ou no grupo de zap dos amigos e aquele que é antecipado, curioso e valoriza a preparação de longo prazo.

O candidato imediatista só começa a estudar quando edital do concurso é publicado, tendo no máximo 3 meses para estudar para a prova. O resultado quase sempre é a reprovação, por algumas razões:

  1. Provavelmente o tempo entre a publicação do edital e o dia da prova do concurso da polícia não será suficiente para estudar todo o conteúdo do concurso;
  2. Mesmo que você consiga ler todo o conteúdo, a aprovação no concurso exige muita memorização, o que dificilmente pode ser feito no curtíssimo prazo;
  3. Um grande diferencial para ser aprovado é treinar a resolução de questões da banca do concurso. Quanto menos tempo você tem até o dia da prova, menos chances de passar.

Então, para ter mais chance de ser aprovado, faça como a maioria esmagadora dos candidatos que passam no concurso da polícia: comece a estudar com antecedência, de maneira planejada, criando um relacionamento com os assuntos que caem na prova.

Um cálculo muito óbvio

Cálculo para ser aprovado no concurso da polícia

Digamos que para ser aprovado no concurso você precise ser um candidato nota 10. Se você começar a estudar do zero no dia que o edital do concurso for publicado, no máximo, você consegue se tornar um candidato nota 6.

Estudar antes do edital é uma grande vantagem porque a maioria dos seus concorrentes só vão começar quando o edital sair. Isso faz com que você consiga superá-los de maneira irreversível, mesmo que eles se dediquem 100% ao concurso quando o edital for publicado.

Nunca esqueça do seguinte raciocínio: para ter resultados diferentes da maioria, você precisa agir diferente da maioria.

No final das contas, uma das grandes oportunidades para quem busca a aprovação num concurso policial é o edital não ter sido publicado. Só assim será possível desenvolver uma preparação com muita chance de ser aprovado.

E se o conteúdo do concurso mudar?

O edital do concurso é o documento que traz todas as informações e regras do concurso da polícia. É publicado no Diário Oficial, e, entre outras coisas, traz o conteúdo programático previsto para cair na prova. Ou seja: é o edital que define o que você precisa estudar.

Muitos candidatos alegam que não podem estudar antes do edital porque não têm certeza sobre quais conteúdos devem estudar. Mas aqui vai um alerta importante: é muito melhor estudar conteúdos do edital anterior que não irão cair no próximo concurso do que não conseguir estudar adequadamente os conteúdos do novo concurso por falta de tempo.

Por isso, não há dúvida: comece a estudar com o edital mais recente do seu concurso policial, mesmo que ele tenha sido realizado há alguns anos. A maioria do conteúdo programático é mantido. Estudando esse conteúdo, você terá uma vantagem competitiva muito forte contra os demais candidatos.

Estudando antes do edital, na prática

Estudando antes do edital

Tendo decidido estudar para o concurso da polícia antes do edital ser publicado, você precisa seguir os 7 passos a seguir:

  1. Identificar quando ocorreu o último concurso da polícia que você pretende ingressar;
  2. Ler o edital desse concurso (disponível no site da Corporação ou no site da banca organizadora) e identificar o conteúdo programático;
  3. Identificar a banca organizadora do concurso, para que você possa resolver questões anteriores dela;
  4. Montar um planejamento de estudos com um cronograma que dê previsibilidade e organização aos seus estudos;
  5. Estudar a teoria, resolver questões de concursos anteriores e revisar os conteúdos;
  6. Verificar permanentemente seu desempenho e corrigir suas fragilidades;
  7. Não esquecer de incluir no seu cronograma o treino para o teste de aptidão física.

Estudar antes do edital ser publicado é como participar de uma corrida e começar a correr antes dos demais candidatos. Uma das vantagens estratégicas mais importantes para a sua preparação.

Por isso, comece imediatamente.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: