Os 10 assuntos que mais caem no concurso da polícia - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

Os 10 assuntos que mais caem no concurso da polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Os 10 assuntos que mais caem no concurso da polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Para melhorar seu desempenho no concurso da polícia, é essencial detectar quais são os assuntos prioritários na sua preparação. Ou seja: os conteúdos que têm maiores chances de aparecer na prova.

Sim, porque o conteúdo programático definido no edital geralmente é bem mais extenso do que a lista de assuntos que realmente caem na prova do concurso. Como saber, então, entre os assuntos do edital, quais são os mais importantes, aqueles que tem mais chances de estar presente na sua prova?

Já que ninguém tem bola de cristal com a capacidade de prever o futuro, só há uma maneira de fazer esse cálculo: observando o que foi feito nos concursos anteriores. É o que vou fazer neste texto, após ter analisado milhares de questões de concursos policiais em todo o Brasil, desde a fundação do Concurso Policial (2013) até hoje.

Esse tipo de análise pode ser feita em três aspectos:

  1. Assuntos prioritários em concursos da área policial;
  2. Assuntos prioritários da instituição/cargo do seu concurso;
  3. Assuntos prioritários da banca do seu concurso.

Na ilustração abaixo, fica claro como a prova do concurso da polícia é constituída dos assuntos presentes nesses três aspectos. A parte cinza corresponde ao conteúdo do edital que não cai na prova. Ou seja, aquilo que você não precisaria estudar:

Hoje nosso foco serão os assuntos mais cobrados nos concursos da área policial. Para ver quais os assuntos prioritários no seu concurso em específico, leia os artigos sobre o seu concurso aqui no site.

Por que existem assuntos específicos da área policial?

Conteúdo do Concurso da Polícia

Se você fosse dono de uma empresa e precisasse contratar um funcionário para determinado cargo, certamente exigiria que ele tivesse algumas qualificações para ocupar aquela vaga. É isso que ocorre com as polícias quando abrem um concurso. A intenção é selecionar candidatos que possuem determinadas características e dominam determinados conhecimentos.

Por isso é possível identificar quais assuntos tendem a cair no seu concurso: porque as características desejadas para o exercício do cargo policial dificilmente se modificam.

Num concurso policial dificilmente você verá conteúdos que tratem, por exemplo, sobre mecânica de motores veiculares, justamente porque esse tipo de conteúdo não é essencial para o desempenho do serviço policial.

Quando a polícia contrata a banca do concurso ela aponta o perfil profissiográfico do candidato que ela quer selecionar. Esse perfil define os conhecimentos, experiências, habilidades, aptidões e atitudes que o aprovado no concurso deve ter. A parte dos “conhecimentos” é justamente o que a polícia quer que o candidato saiba para entrar na corporação. Por isso, a maioria dos concursos policiais traz temas semelhantes na prova, porque o perfil profissiográfico do policial não muda muito nos diferentes estados do Brasil.

Fazendo uma análise criteriosa do que realmente cai nos concursos policiais brasileiros, cheguei a 10 assuntos fundamentais, que você vai conhecer agora.

Interpretação de Texto

Em concursos policiais, Língua Portuguesa é prioridade máxima. Geralmente, é a disciplina que têm mais questões ou vale mais pontos no concurso. Em um levantamento recente, considerando quase 30 mil questões de concursos policiais nos últimos anos, mais de 65% das questões de português eram de Intepretação de Texto.

Geografia Política e Econômica

Se o seu concurso policial traz a disciplina Geografia no conteúdo programático, dê atenção especial às partes de Geografia Política e Geografia Econômica. Existe uma tendência das corporações cobrarem esses assuntos, justamente porque buscam policiais conscientes das dinâmicas sociais vividas no país.

História do Brasil

Outra observação é sobre a disciplina História. Geralmente os conteúdos programáticos trazem História Geral e História do Brasil, mas a verdade é que cerca de 70% do que é realmente cobrado em concursos policiais é a parte de História do Brasil.

Matemática

Matemática costuma ser um dos terrores dos candidatos ao concurso da polícia. Mas aqui vai uma dica importante: priorize os problemas básicos de aritmética, aqueles que podem ser resolvidos sem a necessidade de grandes fórmulas. É isso que mais cai no concurso da polícia.

Atualidades

Procure compreender as dinâmicas e desafios atuais da segurança pública no Brasil. Por razões óbvias, é bastante comum que as polícias cobrem isso nas provas, não só em questões de atualidades, mas principalmente como temas de redação. Pode ocorrer dos textos e questões de outras disciplinas se relacionarem com o assunto.

Artigo 5º da Constituição Federal

Esse assunto pode vir tanto em provas de Direito Constitucional quanto em provas de Direitos Humanos: o artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Nesse artigo temos a base de uma atuação policial dentro da legalidade, respeitando todos a integridade do cidadão.

Artigo 144 da Constituição Federal

Já o artigo 144 da Constituição traz o Capítulo III, que fala especificamente sobre a segurança pública – dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Nesse artigo estão descritas as atribuições legais de todas as organizações de segurança pública no Brasil.

Estatutos das polícias

Se a prova do seu concurso policial traz a parte de legislação ou Direito Administrativo, há grandes chances do estatuto ou lei orgânica da sua polícia estar presente maciçamente na prova. Por isso sempre recomendo a leitura desse material, até para que você entenda as regras da corporação antes de ingressar nela.

Constituição Estadual

Se você for fazer concurso para a Polícia Civil ou Polícia Militar, a dica é verificar na Constituição Estadual onde estão definidas as atribuições e competência da polícia que você pretende ingressar. Assim como ocorre em relação ao artigo 144 da Constituição Federal, as provas tendem a exigir esse conteúdo dos candidatos.

Aspectos políticos, geográficos e históricos regionais

Se você está fazendo concurso para polícias estaduais e no conteúdo programático do seu edital traz referências a temas regionais em disciplinas como História e Geografia, considere priorizar esses conteúdos. É cada vez mais comum as polícias exigirem que os candidatos tenham conhecimentos ligados à região em que vão atuar.

***

Todas essas análises são fruto da minha experiência em analisar editais e provas de concursos policiais nos últimos anos, junto com o cruzamento de dados estatísticos sobre os conteúdos programáticos que caem nas provas. Nunca haverá 100% de certeza sobre o que realmente vai cair na sua prova, mas você pode ter uma noção razoável tendo bom senso.

Para retribuir pelo conteúdo, deixe um comentário. Faço questão de responder na primeira oportunidade que aparece. Dúvidas, críticas e sugestões também são muito bem-vindas.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: