Material de Estudo

As melhores apostilas e cursos para Concursos Policiais [Análise]

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
As melhores apostilas e cursos para Concursos Policiais [Análise]
Conteúdos atualizados para sua preparação

Entre no nosso Grupo de Estudo por e-mail:

Quando você decidiu estudar para seu concurso policial provavelmente uma grande dúvida surgiu: qual material devo utilizar para conseguir um desempenho que me leve à aprovação?

Essa é uma dúvida muito frequente e legítima, já que o material que você vai utilizar é a fonte do conteúdo necessário para responder a prova de conhecimentos do concurso.

Com a concorrência cada vez maior entre cursinhos, editoras e produtoras de materiais didáticos, é natural que você se veja perdido entre as várias versões, sugestões, propagandas e argumentos sobre qual é o melhor material para passar no seu concurso.

Por receber vários pedidos aqui no site para que me posicione sobre os materiais que realmente podem ajudar na preparação, resolvi escrever esse texto esclarecendo quais são os critérios que utilizo para definir um bom livro/apostila/curso para concurso. Veja os tópicos em que esse artigo está dividido:

Longe de buscar uma verdade absoluta sobre o tema – algo que seria impossível – apenas pretendo expor alguns critérios, que pode, e devem ser questionados por você logo no final, na caixa de comentários.

Escolher material para concurso é algo muito individual, depende dos seus objetivos, do concurso que deseja realizar etc. Mas aqui vai minha análise sobre o que está disponível no mercado.

Os riscos do material gratuito

Materiais gratuitos para concursos policiais

O ideal é que pudéssemos conseguir todos os materiais de estudo gratuitamente na internet, emprestado de amigos etc. Mas isso dificilmente vai acontecer.

Primeiro porque produzir material didático para concurso exige tempo, conhecimento e dedicação. Ninguém faz isso de graça. Não adianta se iludir.
Você vai encontrar dezenas de milhares de materiais em pdf e aulas no Youtube, mas a verdade sobre esses conteúdos é a seguinte: 90% deles está desatualizado, incompleto ou é excessivamente rebuscado.

Nos concursos policiais, uma das cargas maiores de conteúdo está na área do Direito. As legislações mudam constantemente, de modo que é bastante arriscado estudar por materiais produzidos muito antes do concurso ocorrer.
Outro problema comum são os materiais muito simplificados, que lhe dão a sensação de que você sabe o conteúdo, mas o nível de exigência do seu concurso é maior do que o material lhe induziu a acreditar.

Por fim, e tão grave quanto, é o material com conteúdo muito extenso e aprofundado. Já vi candidatos estudando temas do conteúdo programático através de teses de doutorado. O resultado disso? Perda de tempo.
Mas é possível encontrar bons materiais gratuitos? Sim, é possível. Mas é muito, muito difícil. E quando encontramos, são materiais de uma disciplina, ou parte dela.

Quanto mais específica for a disciplina, mais difícil será encontrar bons materiais.

Em vez de contar com a sorte (e perder tempo garimpando materiais), vale a pena fazer um investimento, mínimo que seja, para ter mais tranquilidade nos estudos.

Elimine os picaretas

Material de baixa qualidade

Já faz alguns anos que acompanho o mercado de concursos policiais no Brasil, e tenho visto cada vez mais surgir pessoas mal intencionadas oferecendo materiais de baixa ou baixíssima qualidade, falando sobre o que não conhecem, sugerindo fórmulas mágicas apenas pra lucrar em cima do sonho alheio.

Quando for comprar um material, faça a seguinte pergunta:

  1. Qual é o histórico desse curso/editora? Quantos anos ele tem no mercado?
  2. Quem são os professores que produzem esse material? Que experiência eles têm na produção de conteúdo para concurso?
  3. Esse material já ajudou na aprovação de alguém? Como foi a experiência de outros alunos?

Pode ser que neste momento esteja surgindo no mercado um novo produtor de materiais que faça algo diferenciado, que seja de alta qualidade, mas a minha sugestão é o seguinte: evite ser cobaia.

Dentro das suas possibilidades financeiras (isso sempre será o definidor) opte por conteúdos já reconhecidos e comprovadamente eficazes.

Livros, apostilas ou videoaulas?

Livros, apostilas e videoaulas para concurso policial

Como eu disse anteriormente, escolher um material de estudo tem a ver com as suas características. Talvez você seja um leitor ávido, mas tem dificuldade de focar em videoaulas, por exemplo. Ou o contrário: adora a dinâmica das videoaulas, mas se sente entediado com a leitura.

Há quem prefira aulas presenciais. Cursinhos onde é possível ter contato direto com professores e outros candidatos. É importante sempre analisar qual tipo de material traz um retorno melhor para a sua preparação, considerando, inclusive, a possibilidade de haver variações: o que hoje rende muito, amanhã pode render menos, e por aí vai.

Dito isso, trago algumas vantagens e desvantagens dos três principais tipos de materiais disponíveis no mercado: livros didáticos, apostilas e cursos em videoaula.

Livros para Concurso

Essa é a opção que vai exigir mais investimento da sua parte, pois os livros feitos para concurso geralmente são publicados com foco apenas na disciplina: Direito Civil, Direito Processual Penal, Raciocínio Lógico etc.

Não é incomum que um livro de uma disciplina para concurso esteja precificado acima dos R$100,00. Num concurso com oito disciplinas, você terá que adquirir um conjunto de obras que, a depender da qualidade, pode chegar a cerca de R$1.000,00 no total.

Mas é preciso reconhecer que os livros são instrumentos muito interessantes, principalmente para candidatos que estão iniciando no universo de determinada disciplina. Em alguns casos, vale considerar a possibilidade de fazer uma combinação entre cursos online e livros que reforcem seus conhecimentos nos conteúdos que você possui mais dificuldade.

Tudo isso, obviamente, observando o histórico, a tradição e a qualidade do livro. Existem materiais ruins de todos os tipos.

Cursos com videoaulas

Uma opção interessante no mercado dos materiais para concursos policiais são os cursos online com videoaulas. São materiais dinâmicos, que ajudam bastante candidatos com dificuldade em permanecer muito tempo focados na leitura.

Outra vantagem dos cursos online é que, geralmente, eles entregam apostilas e tutoria, para que você possa tirar as dúvidas que surgem ao longo da preparação.
Do ponto de vista do custo/benefício os cursos online entregam bastante conteúdo para o preço cobrado, mas não podem ser considerados “baratos”, principalmente para quem não possui fonte de renda.

Apostilas

Aqui é onde temos a maior quantidade de material de baixa qualidade. Grande parte das apostilas para concursos policiais só servem para acompanhar os tópicos do conteúdo programático.

Há casos absurdos de apostilas que trazem conteúdos desatualizados ou em desacordo com o que é estabelecido no edital. A facilidade de criar uma apostila através do famoso “copia e cola” faz com que muitos aproveitadores vendam materiais lamentáveis.

Apostilas feitas com seriedade são importantes porque trazem o conteúdo tratado especificamente para o seu concurso policial. Quando é bem feita, a apostila apresenta o conteúdo na medida do que o candidato precisa para a prova.

As apostilas também podem ser utilizadas de maneira mista, apoiando o conteúdo visto em videoaulas, por exemplo. Do ponto de vista do custo/benefício, são as menos onerosas para o bolso do candidato.

Material para alto desempenho

Curso e apostila para alto desempenho

Começando a falar sobre minhas preferências de materiais para concursos policiais, trago duas possibilidades para quem quer estudar em alto nível, com plena confiança sobre a adequação dos assuntos estudados com o conteúdo programático do concurso.

Esses cursos têm equipes muito qualificadas, tecnologia e estrutura para oferecer boas experiências a seus alunos.

Análise do Estratégia Concursos

O primeiro deles é o Estratégia Concursos. Líder no mercado de cursos online para concursos, o Estratégia revolucionou o modo de produzir conteúdo para concurso público no Brasil. Até hoje possuem as melhores apostilas (em PDF) do mercado, que acompanham os cursos online da plataforma.

Algumas vantagens do Estratégia:

  • Caso você desista da aquisição do curso, é possível devolvê-lo em até 30 dias, recebendo todo o recurso investido de volta.
  • Há diversos planos para aquisição de materiais: assinaturas com todos os materiais da plataforma, cursos para concursos ou disciplinas específicas e até assinatura para a área policial.
  • Possibilita fazer download dos vídeos e apostilas.
  • A Estratégia faz aulas ao vivo, simulados e aulões presenciais.
  • Os cursos têm fórum para que os candidatos tirem dúvidas com os professores de cada disciplina.

(Veja os materiais gratuitos do Estratégia).

É importante dar uma olhada nos depoimentos de quem já foi aprovado utilizando o Estratégia Concursos e as críticas postadas no site Reclame Aqui (que faz avaliação de empresas).

Análise do Gran Cursos Online

O Gran Cursos é concorrente direto do Estratégia Concursos, e tem feito materiais também de muita qualidade. Além de também possuir um time de professores bem qualificado, o Gran Cursos tem se diferenciado em dois aspectos: atendimento e tecnologia.

Veja algumas vantagens do Gran Cursos:

  • Também devolve seu dinheiro em até 30 dias, caso desista do curso.
  • Tem variada formas de aquisição dos cursos (assinaturas, pacotes, curso por disciplina etc)
  • Possibilita baixar os vídeos e o áudio das aulas.
  • Oferece cronograma de estudos e monitor de desenvolvimento na sua plataforma.
  • Tem fórum para interagir com outros candidatos e tirar dúvidas com professores.

(Veja os materiais gratuitos do Gran Cursos Online).

Também sugiro que você veja os depoimentos de candidatos aprovados utilizando os materiais do Gran Cursos, além das críticas dos usuários do Reclame Aqui.

A apostila com melhor custo/benefício

Apostila com melhor custo/benefício

Se os materiais acima estão acima das suas possibilidades financeiras, é possível buscar opções com um custo menor, mesmo que, obviamente, não entreguem o mesmo que os cursos referência no mercado.

Na prateleira dos materiais menos caros do mercado, a Nova Concursos tem feito um trabalho bem interessante de entregar qualidade sem cobrar muito do candidato.

Algo interessante na Nova Concursos é a possibilidade de escolher entre apostilas digitais e impressas, além de cursos online. Há apostilas digitais por menos de R$50 reais (!).

Se essa for sua opção sugiro mesclar com videoaulas e/ou livros das disciplinas que você tem mais dificuldades (e que sejam prioritárias no seu concurso policial).

Veja as críticas sobre o Grupo Nova no Reclame Aqui.

Livros das principais disciplinas em Concursos Policiais

Melhores livros para concurso policial

Se você se identifica com a utilização de livros na sua preparação, fiz uma pequena lista de obras já reconhecidas nas disciplinas que mais aparecem nos concursos policiais brasileiros:

Baixe uma amostra de cada livro, confira se a linguagem, conteúdo e organização da obra lhe agrada. Seja sempre muito criterioso nesse sentido.

Conclusão

Adquirir ou não um material é decisão e responsabilidade única e exclusivamente sua. Só você pode afirmar o que deixa sua preparação mais produtiva.

Evite entrar no “oba-oba” das propagandas: priorize uma preparação de longo prazo, com uma rotina de estudos consistente. Nenhum material vai substituir sua capacidade de estudar mais durante a maior quantidade de dias.

Agora deixe um comentário com dúvidas, sugestões e outras dicas para nossa comunidade. Faço questão de responder cada uma delas.

Até mais!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas ou sugestões de conteúdo...