Quero ser policial, mas tenho medo. E agora? - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Carreira Policial

Quero ser policial, mas tenho medo. E agora?

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Quero ser policial, mas tenho medo. E agora?
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Quando o concurso da polícia é aberto, muitos candidatos se interessam em realizar a prova, em busca de uma oportunidade para garantir um emprego estável. Isso é completamente natural e compreensível, afinal, vivemos em um país onde o desemprego e as necessidades financeiras, infelizmente, fazem muitas famílias sofrer. A polícia, então, passa a ser uma alternativa interessante do ponto de vista econômico, atraindo inclusive pessoas que não têm afinidade com a atividade policial, entre elas aquelas que “têm medo” de ser policial.

Aqui não pode haver meio termo: o trabalho policial é arriscado. A qualquer momento, num simples patrulhamento, você pode se deparar com a necessidade de tirar a vida de alguém, ou encontrar alguém que quer tirar sua vida. Você vai precisar utilizar arma de fogo. Você vai precisar utilizar a força física para conter suspeitos. Você vai atuar em situações com alto nível de estresse e desgaste emocional.

Se você tem medo de ser policial, preciso ser sincero: é melhor evitar ser policial. Tomar a decisão de ingressar na polícia sem admitir a possibilidade de passar por ocorrências arriscadas é extremamente irresponsável, pois provavelmente fará de você um mau profissional, que se esquiva em certas situações ou que entra em desespero quando é preciso serenidade e lucidez.

A profissão policial é como qualquer outra: se você tem medo de altura, provavelmente não se dispõe a ser piloto de avião. Se você tem medo de mergulhar, provavelmente não escolhe ser marinheiro. Além de ter limitações no exercício da função, entregando menos do que a sociedade espera de você, ingressar na polícia sem ter afinidade com o trabalho policial pode lhe tornar infeliz. A carreira policial dura mais de 30 anos, e você terá que trabalhar pelo menos 40 horas por semana. Passar tanto tempo fazendo algo que você tem medo é torturante.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: