Estes materiais são perda de tempo na preparação para a polícia

Técnicas de Estudo

Estes materiais são perda de tempo na preparação para a polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Estes materiais são perda de tempo na preparação para a polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Cuidado… Alguns materiais que você pode estar utilizando nos seus estudos para o concurso da polícia podem estar te fazendo perder tempo.

E você já deve saber que uma das coisas mais importantes na sua preparação é o TEMPO.

Você pode comprar bons materiais, desenvolver novas técnicas de estudo, encontrar bancos de questões, enfim, adquirir diversos recursos para seus estudos, mas você não consegue comprar ou recuperar o tempo. Ele é insubstituível e precisa bem utilizado.

Então se eu não tiver tempo para estudar, não vou conseguir passar no concurso da polícia?

Se você tiver pouquíssimo tempo, realmente não vai conseguir. Se passar no concurso da polícia for realmente importante para você, é preciso reservar algum tempo na sua rotina, no seu dia-a-dia.

O problema mais comum é que muitos candidatos possuem tempo e não o utilizam de forma correta.

E qual é a forma correta de usar meu tempo nos estudos?

Você já ouviu falar ou sabe a diferença entre produzir e se ocupar?

Ser produtivo é estar consciente, priorizando e executando o que é necessário. Se ocupar é basicamente perder tempo em uma tarefa estar presente para aquilo.

Vou te dar um exemplo.

João senta na frente de um livro por uma hora e consegue resolver 10 questões, enquanto o candidato Maria senta na frente do mesmo livro por uma hora e consegue resolver apenas 1 questão.

Ou seja: João produziu mais que Maria.

Outro grande problema em relação a isso é o material que você utiliza em seus estudos. Existem dois tipos de materiais:

Como saber se meu material para o concurso da polícia é adequado ou não?

Muito cuidado com materiais e conteúdos aprofundados!

Vamos de exemplo:

Digamos que no seu material para o concurso da polícia há conteúdo aprofundado sobre a História do Brasil. Nele você lê sobre como Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, como se chamava a mãe dele e até mesmo sobre a cor de roupa que ele gostava de usar.

Mas você já se perguntou se a banca do seu concurso cobra isso na prova? Se a banca não pede a história da família de Pedro Alvares Cabral, você vai estar perdendo tempo estudando conteúdos desnecessários na sua preparação.

Preste sempre atenção e procure analisar os materiais, principalmente aqueles baixados gratuitamente na internet. Mesmo que a editora diga que aquele material foi feito especialmente para o seu concurso, não quer dizer que ele tenha qualidade e/ou vai trazer o conteúdo que você realmente precisa.

É importante analisar por si mesmo se aquele conteúdo vai permitir resolver questões, sem a necessidade de estudar assuntos em excesso. Esse é o grande controle de qualidade que você precisa fazer.

Uma ressalva!

Se você não possui condições para comprar o material adequado, tenha paciência para buscar e selecionar conteúdos que possam lhe levar à aprovação. A alternativa nunca pode ser deixar de estudar!

Quando não há dinheiro disponível para adquirir materiais, o tempo é a sua “moeda” para encontrar e editar seu material, até que ele fique alinhado com seus objetivos.

Se não sabe como escolher seu material de estudo, veja minha análise com um ranking dos melhores cursos e apostilas para o concurso da polícia.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: