Hoje vamos nos dedicar a entender a Investigação Social do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), uma das etapas mais importantes na sua jornada para se tornar Soldado PMESP.
Fiz a análise detalhada do edital do último concurso, realizado pela Fundação Vunesp (2019) para que você possa entender o que será exigido de você nessa etapa.
É hora de abandonar os mitos em torno da Investigação Social. Vamos nessa.
O que é a Investigação Social do Concurso PMESP?

A Investigação Social é uma fase do concurso que pesquisa sobre a vida do candidato enquanto cidadão, enquanto ser social.
Você possui relações sociais com pessoas em seu ambiente familiar, de trabalho, com sua vizinhança. Nesse sentido, a Polícia Militar tenta enxergar, a partir destes aspectos, se o candidato apresenta bom histórico.
Caso a resposta seja afirmativa, a instituição entende que o candidato é um cidadão de boa índole. Portanto, será um bom soldado PM.
Critérios analisados na Investigação Social

É importante você entender que, para a PM de São Paulo, os aspectos investigados da vida do candidato são:
- Conduta Social
- Reputação
- Idoneidade
Conduta Social
A conduta social do cidadão é a maneira como ele se porta socialmente. São os comportamentos que apresenta quando está inserido em espaços com outras pessoas. Por exemplo:
- Forma que se comporta em lugares festivos;
- Maneira que trata os vizinhos;
- Como cuida da família;
- Se é um profissional honesto e comprometido com o trabalho.
Reputação
A reputação é a forma como a sociedade enxerga o cidadão. É um aspecto que será investigado pela instituição, podendo haver, inclusive, realização de diligências para pesquisa de campo.
Significa dizer que, poderá haver busca de informações do candidato em sua ambiência doméstica e social, a fim de que seja averiguado como ele é visto pelas pessoas com quem convive.
Portanto, você terá uma excelente performance nessa etapa investigativa se for uma pessoa sociável, prestativa e tranquila nas suas relações interpessoais.
Idoneidade
A idoneidade diz respeito à honestidade do candidato, sua seriedade, respeitabilidade. A prática sempre lícita de seus atos na sociedade.
É a investigação do seu profissionalismo, da sua lealdade, critérios considerados de extrema relevância para que o candidato seja considerado apto a exercer o cargo de soldado.
Essa fase costuma ser realizada através do exame dos documentos e certidões apresentados pelos candidatos.
Como ocorre a Investigação Social?

O exame da vida social do candidato costuma ocorrer através da análise documental (documentos e certidões), podendo ocorrer também por investigação em sistemas e investigação de campo.
Dentre os documentos requeridos, serão elencados os principais:
- Certidão de Distribuição Criminal, emitida pela Justiça Estadual;
- Atestado de Antecedentes criminais;
- Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou grau equivalente;
- Certidão Negativa de Débitos no Serviço Central de Proteção ao Crédito;
- Certidão expedida pelos órgãos públicos em que serviu (somente para quem foi servidor público), informando se já respondeu processos disciplinares ou se sofreu punições.
A pesquisa documental visa garantir que não sejam incorporados à instituição da Polícia Militar agentes envolvidos em crimes, ou que pratiquem habitualmente condutas desabonadoras.
No que se refere à investigação de campo e via sistemas públicos de coleta de dados, pretendem confirmar as informações adquiridas por meio da investigação documental.
A dica que apresento a você é que junte todos os documentos essenciais requisitados no edital do concurso e que seja preciso nas suas informações quando do preenchimento do formulário sobre sua vida.
A clareza sobre quem é você é fundamental nessa fase do concurso.
Condutas reprováveis e incompatíveis com a Polícia Militar

Algumas condutas são consideradas claramente reprováveis aos candidatos que desejam compor o quadro da Polícia Militar. Apresentarei para você de maneira genérica:
- Alcoólatra ou alcoolista; toxicômano ou drogadicto;
- Possuidor de antecedente criminal ou registro policial desabonador à conduta ilibada, à reputação e à idoneidade moral;
- Envolvido com a prática de contravenção penal;
- Envolvido com atividade ligada ao jogo de azar, prostituição ou incitação ao vandalismo;
- Envolvido com a incitação de perturbação de sossego ou apologia a atos criminosos
- Que apresente relação de amizades com pessoas delituosas;
- Que tenha posicionamento intransigente com pessoas por suas convicções ideológicas, religiosas, raciais, culturais, sexuais, étnicas e esportivas, visando à exclusão social;
- Contumaz em infringir o Código de Trânsito Brasileiro,
- Histórico de conduta violenta e/ou agressiva;
- Frequentador de local incompatível com o decoro
- Possuidor de punição grave ou comportamento desabonador em seus locais de trabalho, ou demitido por justa causa nos termos da legislação trabalhista;
- Demitido de cargo público, no exercício da função em qualquer órgão da administração direta ou indireta, nas esferas federal, estadual e municipal;
- Em desacordo com o serviço militar obrigatório ou que tenham utilizado meio fraudulento para se esquivar de sua prestação;
- Inadimplente em compromissos financeiros por fraude ou má-fé, ou habituais em descumprir obrigações legítimas;
É importante que você saiba: o parecer da etapa de Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, que atesta a aprovação pelo órgão técnico da Polícia Militar, é uma das condições para a posse do candidato.
Portanto, você que se prepara para o concurso da PM deve se preocupar em manter uma boa conduta no trabalho, adimplência perante instituições bancárias e financeiras e uma boa conduta social.
Evitar as condutas intransigentes, desabonadoras ou delituosas é fundamental. Portanto, vale refletir sobre o modo como lida com as diferenças sociais e humanas, e se tem sido conivente com alguma das ações reprováveis descritas acima.
Valores essenciais da Polícia Militar

Agora conheça os valores morais e éticos considerados importantes e indispensáveis para a composição dos cargos da Polícia Militar, para você que sonha com a carreira:
- Patriotismo: zelo e dedicação à nação;
- Civismo: fidelidade à pátria;
- Hierarquia: capacidade de entender a composição hierárquica da instituição da Polícia Militar e obedecer às ordens dos superiores;
- Disciplina: obediência às regras da instituição;
- Profissionalismo: responsabilidade e ética no exercício da profissão;
- Lealdade: fidelidade à instituição;
- Constância: assiduidade, retidão nas obrigações da profissão;
- Verdade real: capacidade de apontar a verdadeira realidade dos fatos;
- Honra: comportamento baseado em valores bondosos, virtuosos. A busca pelo melhor;
- Dignidade humana: princípio constitucional que visa garantir a todos os cidadãos o respeito por seus direitos;
- Honestidade: conduta baseada em ações íntegras, corretas, seguindo as regras;
- Coragem: capacidade de atuar em prol da sociedade, independentemente da situação. Agir com bravura e determinação.
E então, você está alinhado com os atributos exigidos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo? Deixe um comentário falando o que acha sobre essa etapa.
Vamos conversando.

Policial pode ter tatuagem?

Treino prático de Flexão de Braço para o Teste Físico (TAF) da Polícia

Tudo sobre o Teste Físico (TAF) do Concurso PC-PR

Treino prático para passar no Abdominal Remador do Teste Físico (TAF) da Polícia
Quer mais conteúdo?
Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: