Como desenvolver o hábito de ler e aumentar suas chances no Concurso - Concurso Policial - o maior site sobre concursos policiais do Brasil

Técnicas de Estudo

Como desenvolver o hábito de ler e aumentar suas chances no Concurso

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Como desenvolver o hábito de ler e aumentar suas chances no Concurso
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Pesquisas mostram que mais da metade dos brasileiros não possui o hábito de ler: são mais de 104 milhões de pessoas que dizem não ler por várias razões:

  • Não têm tempo;
  • Não gosta;
  • Não tem paciência;
  • Prefere outras atividades;
  • Tem dificuldades.

Com o aumento da utilização das mídias sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp) cada vez mais nos distanciamos da leitura, tornando nossa mente menos paciente para dedicar atenção aos textos.

Se você não é um bom leitor, a má notícia é que a aprovação no seu concurso policial depende diretamente da sua capacidade de leitura. Por mais que você assista videoaulas, dificilmente esse tipo de conteúdo vai ser suficiente para garantir sua aprovação.

Ler é essencial e indispensável para um concurseiro policial: seja livros e apostilas físicos, seja materiais em meio digital (PDF, Epub, Mobi etc).

Veja a seguir 5 razões que justificam a minha afirmação.

4 habilidades que você vai conseguir para a sua preparação com o hábito da leitura

Habilidades de leitura

Pode parecer conversa de intelectual ou de nerd, mas o fato é que existem motivos muito práticos para você aumentar sua capacidade de leitura e impactar sua preparação.

Interpretação dos Conteúdos

Quanto mais você lê, maior será sua capacidade de interpretar os conteúdos programáticos das disciplinas do seu concurso.

A base de praticamente todos concursos policiais são Língua Portuguesa e Direito. Como estudar essas disciplinas sem ser um habilidoso intérprete do que está lendo?

Ser um bom leitor vai garantir que você gaste menos tempo para entender os conteúdos.

Concentração

Ler exige concentração e foco. Quanto mais você ler, mais foco e concentração você vai desenvolver. Essas habilidades são treináveis, e a leitura é uma excelente maneira de aumentar seu nível nesses aspectos.

Não precisa dizer que durante a preparação e no dia da prova do seu concurso ter foco e concentração será indispensável, não é mesmo?

Interpretação de questões

Após alguns anos acompanhando candidatos a concursos policiais percebo que há uma dificuldade comum na capacidade de entender o que as questões do concurso estão pedindo.

Ao errar a interpretação da questão, você responderá errado, perdendo pontos que são decisivos para a aprovação. Muitas bancas já perceberam isso, e estão aumentando a necessidade de interpretação nas provas.

Prova de Língua Portuguesa

A prova de Língua Portuguesa sempre é um grande diferencial nos concursos policiais. Ao se tornar um bom leitor você vai acertar mais questões de Interpretação de Texto e Gramática.

Em vez de ter que memorizar as dezenas de regras existentes no Português, você pode se tornar um mestre da gramática com uma boa experiência de leitura, acertando as questões da sua prova.

Como se tornar um bom leitor

Ser um bom leitor para concurso

Agora que você já sabe como ser um bom leitor influencia na sua preparação, tenho algumas dicas para você iniciar sua jornada.

É possível gostar de ler

Digamos que eu lhe entregue uma bula de remédio para ler. Provavelmente você vai achar tedioso e complicado gastar tempo lendo esse tipo de conteúdo. Mas se eu entregar um texto com instruções para lhe tornar rico em duas horas provavelmente você leia com interesse e curiosidade.

Muita gente não gosta de ler porque lê sobre assuntos que não são do seu interesse. No começo da sua jornada como leitor, é necessário escolher temas que estejam alinhados com suas vontades.

Ao estudar para concurso, você precisará ler sobre assuntos que não necessariamente lhe darão prazer, mas depois de treinar a leitura com conteúdos mais “leves” vai ficar muito mais fácil.

Onde você lê?

Se possível, torne a leitura um momento silencioso, sem distrações nem ruídos. Desligue o telefone celular, escolha um lugar confortável e leia aquilo que lhe dá prazer.

Isso fará muita diferença na qualidade da sua leitura e na facilidade em se manter lendo algum conteúdo.

Ler o quê?

Você não precisa, necessariamente, ler livros. Existem inúmeras possibilidades: revistas, jornais, crônicas, contos, poesia etc etc.

Minha sugestão é que o texto esteja impresso, ou num dispositivo desconectado, para que você tenha foco total.

O dia e a semana do bom leitor

O ideal é que você leia todos os dias. Escolha um dia da semana para selecionar os textos e/ou livros que serão lidos nos próximos sete dias e mantenha a constância.

Aos poucos, você vai perceber o grande diferencial que essa prática vai trazer a sua preparação.

Desafio das 4 semanas para se tornar um bom leitor

Desafio da leitura

Para você criar o hábito da leitura, tenho uma proposta: um desafio de 4 semanas que vai aumentar bastante sua capacidade de ser um bom leitor.

Funciona assim:

  • Na primeira semana você lê 1 página por dia
  • Na segunda semana você lê 2 páginas por dia
  • Na terceira semana você lê 3 páginas por dia
  • Na quarta semana você lê 4 páginas por dia

Quando chegar nesse nível você pode continuar aumentando a quantidade de páginas ou pode manter esse nível, que já é razoável para quem está iniciando.

Como disse antes, não precisa ser conteúdo ligado ao seu concurso. Comece lendo o que você mais gosta de ler. Notícias sobre seu time de futebol, receitas de culinária, colunas sociais.

Não importa: o importante é ler a quantidade de texto sugerida.

Agora deixe um comentário falando sobre o que mais gosta de ler, como pretende realizar o desafio e os resultados que está tendo como leitor(a).

(Não esqueça de ver também o vídeo que fiz sobre esse assunto)

Vamos conversando!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: