Treino prático de Flexão de Braço para o Teste Físico (TAF) da Polícia - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Etapas do Concurso

Treino prático de Flexão de Braço para o Teste Físico (TAF) da Polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Treino prático de Flexão de Braço para o Teste Físico (TAF) da Polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Uma prova bastante comum nos Testes de Aptidão Física (TAF) dos concursos policiais é a flexão de braço, também conhecida como apoio. Para lhe ajudar na preparação para esse exercício, trago dicas práticas para um bom desempenho nesse exercício.

Aqui você vai encontrar exercícios complementares para melhorar seu desempenho na flexão de braço e instruções para começar um treinamento de qualidade.

Caso surja alguma dúvida ao longo da leitura, peço que deixe um comentário para que possa esclarecer no que for necessário. Faço questão de responder na primeira oportunidade que aparece.

Característica do Teste de Flexão de Braço (apoio)

Para executar o Teste de Flexão de Braço corretamente é preciso manter-se na posição de prancha (mãos e pés no chão), com as pernas paralelas.

Os pés não precisam estar unidos, porém, não muito afastados. Esta posição exigirá força abdominal do candidato.

Os braços devem estar posicionados na largura dos ombros.

O candidato irá fazer uma flexão formando um ângulo de 90º entre o braço e o antebraço, estendendo novamente e voltando para a posição inicial. No momento de execução, o cotovelo pode ficar mais próximo do corpo ou mais aberto.

Os erros mais comuns durante a prova são:

  • Não flexionar o braço no mínimo 90°;
  • Perder a posição de prancha, erguendo e abaixando muito o quadril.

Em alguns concursos, as candidatas do sexo feminino devem fazer a flexão de braço com seis apoios, ou seja: mãos, joelhos e ponta dos pés, que não podem ficar um sobre o outro, mas sim paralelos.

É fundamental verificar o edital do seu concurso policial para se certificar sobre a correta execução da flexão de braço.

Em muitos testes o avaliador irá demonstrar a maneira correta de execução. A pontuação é feita através do número de repetições, que pode ou considerar a faixa etária do candidato, a depender do concurso.

Geralmente, o candidato ou candidata precisa fazer entre 7 flexões e 10 flexões num período de 10 minutos, mas, novamente, isso depende do que é pedido no edital do seu concurso.

Exercícios complementares para ajudar no teste

O teste de flexão de braço objetiva avaliar a força dos membros superiores do candidato. Os principais músculos trabalhados durante o exercício são peitorais e deltóide anterior. Durante a extensão dos cotovelos o tríceps também é acionado, além dos músculos abdominais, que irão auxiliar na postura, mantendo o tronco estabilizado durante o movimento.

Musculatura utilizada na flexão de braço

Sabendo quais músculos serão exigidos durante o exercício, é importante trabalhá-los de forma complementar para melhorar seu desempenho.

É sempre importante considerar o acompanhamento de um profissional habilitado.

Cuidados e precauções para evitar lesões

Prevenção a lesão no TAF da polícia

As principais lesões que podem ocorrer durante os treinos da flexão de braços são as tendinites, devido a movimentos bruscos, mudanças repentinas de posição e movimentos repetitivos sem descanso.

Também podem ocorrer inflamação das articulações, por falta de variação dos exercícios durante a semana, e estiramentos musculares. Muito cuidado com essas lesões, pois elas podem lhe tirar do Teste de Aptidão Física, fazendo com que todo o esforço para ser aprovado na prova de conhecimentos seja jogado fora. Veja algumas dicas:

  • Aqueça suas articulações e músculos que irão ser trabalhados no treino;
  • Evite o esforço repetitivo: entre um treino e outro descanse pelo menos 48h a musculatura trabalhada;
  • Somente evolua ou aumente a carga quando estiver apto;
  • Alongue-se para aumentar a amplitude de movimento e assim melhorar a execução do exercício;
  • Respeite seu limite.

Na semana da prova é importante descansar. Você não irá aumentar seu rendimento em poucos dias.

Estilo de vida ideal para melhorar seu desempenho

Estilo de Vida - TAF da polícia

É importante lembrar que o bom desempenho nas atividades físicas é consequência não só dos treinamentos, mas da sua saúde, de maneira geral.

Por isso, aqui vão algumas dicas para melhorar seu estilo de vida, e, consequentemente, seus resultados no TAF:

  • Beba bastante água, em torno de 2 litros, ou mais, por dia
  • Alimente-se bem, evite comidas industrializadas, frituras e fast-food. Procure ingerir alimentos ricos em proteínas e bons carboidratos.
  • Faça atividade física regularmente;
  • Evite álcool, cigarro e outras drogas;
  • Durma bem: uma noite mal dormida atrapalha seu rendimento.

Treino prático de Flexão de Braço

Flexão de Braço

Agora vamos entender de maneira prática como treinar para a prova de Flexão de Braço do concurso da polícia.

Primeiramente, leia o edital e saiba a quantidade mínima de flexões que deverão ser feitas para ser aprovado. Feito isso, faça um teste para verificar o maior número de flexões que consegue executar.

Você pode começar os treinos apoiando os joelhos no chão. Outra prática que pode melhorar seu desempenho é se manter parado na posição de prancha para fortalecer os músculos abdominais.

Respeite os limites do seu corpo, e tente avançar na quantidade de repetições aos poucos. Com frequência e dedicação, você conseguirá superar os índices estabelecidos no edital do concurso.

Bons treinos!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: