A aprovação no concurso da polícia vai trazer uma mudança grande nas suas relações familiares. Por conta da mudança de rotina, dos riscos envolvidos na profissão e nas atribuições funcionais que você terá, o exercício da atividade policial vai modificar as expectativas e a visão que todos terão de você, mesmo as pessoas mais próximas.
Para começar, o mais óbvio é seu padrão remuneratório, que será modificado positivamente. Afinal, se você quer ingressar na polícia, provavelmente é porque recebe menos atualmente ou está em busca da estabilidade oferecida pelo cargo público. Isso traz mais segurança para a sua família, e torna mais positiva a relação com ela.
Por outro lado, há alguns desafios: nem sempre você poderá estar presente em momentos de confraternização e celebração, por exemplo. Todo policial trabalha em alguns finais de semana e datas comemorativas, gerando ausência em momentos importantes. Será preciso compreensão e diálogo, principalmente se você tiver filhos.
“Sua mãe provavelmente não vai dormir bem quando você estiver trabalhando”
As pessoas que lhe amam vão ficar muito preocupadas: ao sair de casa você estará correndo riscos, o que inevitavelmente vai gerar apreensão na sua família. Sua mãe provavelmente não vai dormir bem quando você estiver trabalhando.
Outro aspecto importante: caso um familiar seu cometa algum ato negativo, sua imagem tende a ser vinculada a ele. Ou seja: não foi Joãozinho que bateu no colega da escola. Foi o filho do Soldado Pedro que fez isso. Automaticamente sua família será analisada a partir da sua referência como policial.
Como você pode ver, muitos aspectos da carreira policial vão influenciar a sua família. Por isso, é importante que desde já ela compreenda e apoie essa jornada para ser aprovado no concurso da polícia. Caso tenha dificuldade, use a principal arma que um policial pode ter: o diálogo.
Quer mais conteúdo?
Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: