Como estudar por questões em Concursos Policiais - Concurso Policial - o maior site sobre concursos policiais do Brasil

Técnicas de Estudo

Como estudar por questões em Concursos Policiais

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Como estudar por questões em Concursos Policiais
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Antes de passar no concurso de oficial da Polícia Militar estudei quase dois anos e tive algumas reprovações porque não entendi algo fundamental para quem quer passar num concurso.

A verdade é que, desde o começo dos meus estudos, lia os assuntos de maneira muito intelectualizada, como se estivesse buscando conhecimento para dar uma palestra ou uma entrevista sobre o assunto.

Cheguei num nível que, se você me perguntasse qualquer detalhe sobre a maioria dos temas da prova eu responderia com facilidade, dando detalhes, exemplos e fazendo relações complexas.

Mas no dia da prova, o que ocorria? Eu errava as questões.

Até eu perceber que meu foco estava errado: eu não precisava me tornar um expert na compreensão dos assuntos. Isso até foi muito importante, mas a prioridade devia ser outra. Eu precisava me tornar um expert em resolver questões.

E foi isso que fiz: respondia dezenas de questões diariamente, entendi como os assuntos eram cobrados e o que eu precisava realmente saber para passar na prova.

Para que você não perca tempo como eu perdi, vou falar exatamente dessa estratégia de estudar por questões, mostrando como você pode focar seus estudos naquilo que vai lhe conduzir à aprovação.

Por que estudar por questões é importante?

A importância de estudar por questões

Considere que duas pessoas que nunca andaram de bicicleta pretendem aprender, e cada uma delas escolhe um método diferente:

  • Método 01 – a pessoa lê o manual da bicicleta, entende os mecanismos que fazem a bicicleta andar, percebe a importância de cada peça e como deve ser a postura ao sentar e pedalar. Depois tenta andar na bicicleta.
  • Método 02 – a pessoa tenta montar na bicicleta, eventualmente usa rodinhas para se equilibrar melhor. Toma alguns tombos, levanta, continua tentando até andar de maneira equilibrada.

Qual método você acha que funciona? O método teórico (01) ou método prático (02)?

Certamente você prefere o método prático. As chances de conseguir andar de bicicleta apenas com a teoria é mínima. O mesmo ocorre com a preparação para concurso público: dificilmente você vai conseguir ser aprovado apenas com a teoria. É preciso ter prática na resolução de questões.

Algumas razões para você começar agora a resolver questões do seu concurso policial:

  • Ao resolver questões você entende o “DNA” da banca do seu concurso: o que ela cobra e como ela cobra.
  • Resolver questões treina o uso da sua memória, pois exige lembrar o conteúdo estudado;
  • Resolver questões anteriormente aumenta a sua capacidade de raciocínio rápido e efetivo no dia da prova;
  • Cada banca tem um vocabulário e tipos de questões específicos, ao responder questões anteriores você se habitua com esses aspectos.

É como no caso da bicicleta: quanto mais você anda de bicicleta, mais você consegue andar no “automático”, sem precisar sequer pensar em como pedalar corretamente.

Quais questões responder?

Quais questões de concursos policiais responder?

É importantíssimo que você estabeleça criteriosamente quais questões irá resolver na sua preparação. O ideal é que você utilize questões da mesma banca e do mesmo concurso policial que você vai fazer.

Como a quantidade de questões que se enquadra nesse pré-requisito é menor do que o necessário para uma preparação de médio/longo prazo, recomendo que você busque questões da mesma banca do seu concurso, com o mesmo nível de escolaridade e, obviamente, das mesmas disciplinas do seu edital.

É importante responder questões da sua polícia? Sim, porque a tendência é que os temas mais exigidos sejam os mesmos, já que cada corporação tem um perfil profissiográfico exigido, que a banca tenta selecionar na prova.

Mas é ainda mais importante responder questões da banca que vai realizar sua prova, pois nelas que estão os caminhos para entender o que é mais cobrado e de que forma o conteúdo será cobrado.

Em que momento devo responder questões?

Momento de responder questões de concurso

É muito fácil responder questões logo depois de estudar o conteúdo, como normalmente acontece com a esmagadora maioria dos candidatos. O problema dessa técnica é que ela lhe dá a falsa impressão de que você consegue resolver qualquer questão sobre aquele assunto.

É recomendável que você treine o máximo possível a resolução de questões sem ter estudado o conteúdo imediatamente antes. Assim você vai saber, na real, qual é a sua capacidade de acertar questões, e vai treinar o aumento da capacidade de memorização.

Uma dica importante é responder questões comentadas por professores, comparando a sua resposta e/ou percebendo quais assuntos devem ser compreendidos para responder o que é pedido.

Quantas questões responder para ser aprovado?

Quantidade de questões de concurso

Não existe uma quantidade exata de questões que você deve responder para se tornar um candidato apto à aprovação num concurso policial. Mas uma coisa é certa: quanto mais questões você responde na sua preparação, mais sua capacidade de acertos aumenta.

Didaticamente, divido os candidatos em “classes”, de acordo com o volume de questões que eles respondem. Veja em qual dessas classes você está:

  • Classe C – candidatos que dedicam pelo menos 25% do tempo de estudo à resolução de questões;
  • Classe B – candidatos que dedicam pelo menos 50% do tempo de estudo à resolução de questões;
  • Classe A – candidatos que dedicam pelo menos 75% do tempo de estudo à resolução de questões.

A tendência é que você comece buscando mais estudar os conteúdos que responder questões, mas aos poucos é necessário progredir, até ter a maior parte do tempo dedicada à resolução de questões.

Onde encontrar questões?

Encontrar questões de concursos policiais

Para encontrar provas de concursos anteriores basta ir no site da banca do seu concurso policial. Lá você vai encontrar uma lista de concursos em andamento e encerrados e a prova sendo disponibilizada com o gabarito.

Aqui no Concurso Policial também disponibilizo as provas anteriores de vários concursos, em especial nas análises táticas das provas.

Por fim, busque plataformas, cursos, livros e apostilas que tenham questões comentadas por professores. Esse tipo de material vai lhe ajudar muito a entender os mecanismos de cobrança do conteúdo.

***

O que achou deste texto? Deixe um comentário para contribuir por esse conteúdo, Faço questão de ler, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando…

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: