Como estudar do zero para um Concurso Policial - Concurso Policial - o maior site sobre concursos policiais do Brasil

Técnicas de Estudo

Como estudar do zero para um Concurso Policial

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Como estudar do zero para um Concurso Policial
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Quando comecei a estudar para concurso não tinha qualquer organização ou metodologia estruturada para minha preparação. Simplesmente me informava sobre as disciplinas que caiam na prova e estudava. Após sofrer algumas reprovações, busquei entender como poderia otimizar meus estudos para ser mais efetivo.

Pensando nisso, e percebendo que muitos candidatos que passam aqui pelo Concurso Policial estão completamente desnorteados, resolvi escrever esse artigo completo com os passos necessários para iniciar uma preparação de qualidade para qualquer concurso policial.

A ideia é que você leia e deixe um comentário com dúvidas sobre a sua preparação. Faço questão de ler e ajudar no que for necessário.

Vamos nessa!

Você quer mesmo ser policial?

Ser ou não ser policial

Antes de pensar na preparação em si, você precisa se perguntar: “eu quero, realmente, ser policial?”.

Estamos falando de uma profissão que exige não só conhecimento intelectual sobre a atividade (aspectos jurídicos, sociológicos, doutrina de atuação etc), mas também muito preparo físico, emocional e uma conduta moral irreprensível.

Caso você não esteja disposto a cuidar de todos esses aspectos, a sugestão é que repense essa decisão. Como escrevi no texto sobre Vocação Policial:

“Ser vocacionado não é ser convocado pela remuneração. Ser vocacionado não é ser convocado pelo ideal que você tem da profissão. Ser vocacionado é ser convocado pelo que a profissão realmente é.”

Pense bastante nisso antes de decidir ser policial.

Definindo seu Concurso Policial

Definindo seu concurso policial

Se você já decidiu que quer ser policial, então chegou a hora de saber em qual polícia você quer atuar:

Cada uma dessas corporações possui características próprias. Algumas delas possuem várias carreiras.

Na Polícia Federal, você pode escolher entre as carreiras de Agente, Escrivão, Perito e Delegado, por exemplo. Na Polícia Militar existe a carreira de praças (ingresso como soldado) e a carreira de oficiais (ingresso como tenente).

Analise as atribuições e exigências dos cargos. Faixa remuneratória, carga horária de trabalho etc. Se possível, converse com policiais que já exercem a função que você almeja. Essa é a melhor maneira de saber como será seu futuro dentro da polícia.

Para encontrar informações sobre os cargos/carreiras, basta visitar o site da instituição ou baixar na internet o edital do concurso, o estatuto ou lei de organização da corporação. Aqui no Concurso Policial sempre comento o concurso falando um pouco sobre essas funções.

Ler o Edital do seu Concurso

Edital do concurso policial

Toda vez que ocorre um concurso para a polícia, faz-se necessária a publicação de um edital, que nada mais é que uma lei definindo as regras do concurso. No edital do concurso você encontra os seguintes conteúdos:

  • Requisitos de ingresso;
  • Atribuições do cargo;
  • Benefícios e direitos do ocupante do cargo;
  • Etapas do concurso;
  • Conteúdo programático (assuntos) da prova;
  • Regras do teste físico;
  • Regras do teste psicológico;
  • Regras da investigação social.

O edital do concurso é o primeiro e principal norteador da sua preparação. Se o concurso ainda não está aberto, você deve tomar como base o edital do concurso anterior.

No edital você vai encontrar não só as disciplinas que caem na prova, mas também cada tópico que realmente será cobrado na prova. A disciplina “História do Brasil” tem vários tópicos que podem ou não cair no concurso.

No edital do concurso de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, é cobrado “A revolução de 1930”, mas não é cobrado a “Semana de Arte Moderna”. Fazer um checklist desses tópicos é essencial pra evitar estudar aquilo que não precisa ou deixar de estudar o que vai cair.

O edital mais recente pode ser encontrado tanto aqui no Concurso Policial, no post sobre o concurso, quanto no site da banca organizadora.

Selecionando o material de estudo

Material de estudo para concurso policial

Agora que você já sabe o que vai cair na prova do seu concurso policial, é hora de escolher o material que vai servir para a sua preparação.

Existem várias possibilidades disponíveis no mercado:

  • Livros;
  • Videoaulas;
  • Apostilas impressas ou digitais (PDFs);
  • Áudioaulas;
  • Aulas presenciais (cursinhos).

Escrevi um artigo extenso analisando as melhores apostilas e cursos para concursos policiais, dando o seguinte alerta:

“Evite entrar no “oba-oba” das propagandas: priorize uma preparação de longo prazo, com uma rotina de estudos consistente. Nenhum material vai substituir sua capacidade de estudar mais durante a maior quantidade de dias.”

Escolha o material baseado no que vai cair na prova do seu concurso. Pode ser que você já tenha em casa bons livros que tratam dos assuntos.

Definindo a rotina de estudo

Rotina de estudo para Concurso Policial

Com os materiais em mãos, você precisa definir uma rotina de estudos. Evite a todo custo a seguinte mentalidade: “vou estudando quando der”.

O candidato que se apoia nessa frase tende a desistir no meio do caminho. Passar num concurso policial exige consistência e estudo organizado. Cada vez mais as concorrências aumentam em quantidade e qualidade.

Portanto, responda às seguintes perguntas:

  • Quais dias da semana eu posso estudar?
  • Quantas horas eu posso estudar por dia?

Já falei aqui que os candidatos de alto nível tendem a estudar diariamente, algumas horas por dia. Tente chegar nesse patamar para conseguir realizar o sonho de se tornar policial.

Algumas dicas finais para se tornar policial

Dicas para se tornar policial

Por fim, recomendo que você considere os seguintes aspectos na sua jornada para se tornar policial:

  • Inicie, desde já, seus treinamentos para o Teste Físico. Assim você não vai precisar se preparar de maneira improvisada, além de aumentar seu bem-estar para estudar;
  • Inclua na sua preparação a resolução de questões de concursos anteriores. Assim você coloca em prática os conhecimentos adquiridos, e memoriza melhor os assuntos;
  • Escolha um lugar tranquilo, silencioso e confortável para estudar. Isso vai aumentar a qualidade dos seus estudos;
  • O rendimento nos estudos também depende da sua qualidade de vida: alimentação, sono e controle do estresse e ansiedade. Hábitos saudáveis impulsionam o nível da sua preparação.

Aqui no Concurso Policial você encontra vários conteúdos para aprofundar cada um desses temas.

Quando comecei a estudar não tinha noção do quanto cada um desses aspectos eram importantes para chegar à aprovação. Você tem a oportunidade agora de seguir esses passos e realizar o sonho de ser policial.

Deixe um comentário com sua opinião sobre esse artigo. Pra mim é essencial sua participação: é uma forma de pagamento pelo conteúdo aqui no site.

Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos nos falando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: