Sinais de uma preparação errada para o concurso da polícia - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

Sinais de uma preparação errada para o concurso da polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Sinais de uma preparação errada para o concurso da polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Muitos candidatos ao concurso da polícia passam pela insegurança de não saber se estão estudando adequadamente. Algumas perguntas que surgem:

  • Será que estou estudando da maneira correta?
  • Meus estudos serão suficientes para chegar à aprovação?
  • Os assuntos que estou estudando vão mesmo cair na prova?
  • Eu preciso modificar meu método e quantidade de estudo?

Neste artigo vou falar sobre essa insegurança, mostrando o caminho para que você estude sabendo exatamente se está cometendo erros, e como corrigi-los, se for o caso.

Ao concluir a leitura, deixe um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade.

Você está estudando o conteúdo certo?

O que estudar para o concurso da polícia

A primeira referência que você deve ter na sua preparação é o edital do seu concurso. O edital é uma norma que estabelece todas as regras e etapas do concurso da polícia. É nele que você encontrará o conteúdo programático com as disciplinas que estarão presentes na prova.

É importante notar que seus estudos não devem considerar apenas a disciplina prevista no edital. Se houver a previsão do conteúdo de Matemática no seu concurso, por exemplo, é importante você saber quais assuntos de matemática vão cair na prova.

No concurso de Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, a disciplina Matemática está presente, mas o assunto Trigonometria (que é de Matemática), não está na lista do conteúdo programático. Ou seja: se você estudar a disciplina Matemática de maneira genérica, incluindo assuntos que não estão no edital, a tendência é que perca tempo com assuntos que não vão cair na prova.

Por isso, considere em detalhes o conteúdo programático que está previsto no edital do seu concurso.

Como medir a qualidade dos seus estudos

Medir a qualidade dos estudos para a polícia

Uma vez que você esteja estudando os assuntos que estão presentes no conteúdo programático do edital do concurso, é possível começar a medir a qualidade da sua preparação de maneira eficaz resolvendo questões anteriores do seu concurso ou de outros concursos organizados pela mesma banca organizadora.

É resolvendo questões da mesma banca logo após a leitura do conteúdo programático que você consegue verificar se está estudando o que vai ser cobrado na prova. Quando fizer isso, você pode se deparar com duas situações:

  1. Você vai conseguir resolver as questões com facilidade
  2. Você não vai conseguir resolver as questões porque não foi cobrado o que você estudou

Se você consegue resolver as questões com facilidade, é porque seu material de estudo está adequado. Em alguns casos, é até possível verificar que você estudou mais do que o necessário para resolver as questões, o que pode reorientar seus estudos, poupando o tempo gasto se aprofundando em assuntos desnecessariamente.

Se você não consegue resolver as questões logo após ter estudado o assunto, certamente seu material de estudo está inadequado para a preparação, e isso pode ter algumas razões. Leia o tópico a seguir.

Por que seu material pode estar atrapalhando a preparação

Material para o concurso da polícia

Você pode estar estudando por um material desatualizado, excessivamente rebuscado ou incompleto. Esses três defeitos tendem a aumentar a quantidade de erros na resolução das questões.

Além disso, pode ocorrer de você tentar estudar por um material e não conseguir entender o que está lendo. Isso é comum quando o material está num nível avançado demais para o que você precisa. É importante ter a humildade de buscar conteúdos mais básicos para evoluir aos poucos até o nível exigido pelo concurso.

Para quem está começando e se sente perdido com os materiais feitos para o concurso da polícia (apostilas e cursos), sugiro livros do ensino médio, que partem de noções mais elementares e introdutórias para ensinar os assuntos.

A quantidade de estudo está adequada?

A quantidade de estudo para o concurso da polícia

Resolvendo questões será possível detectar quais assuntos realmente caem no concurso da polícia. Com essa noção do que você precisa estudar, aos poucos vai ficar claro se a quantidade de estudos está adequada ou não.

Ou seja: considerando a data da sua prova (ou a possível data) você vai aferir o tempo de estudo necessário para dominar determinado assunto, a ponto de acertar as questões sobre ele.

Nesse sentido, uma boa técnica é a prática de simulados, que irão demonstrar, na prática, a porcentagem de acertos em um grupo de questões das diversas disciplinas. Essa será a “prova de fogo” para definir se a sua preparação está tomando um rumo certo, ou não.

Quanto mais constantemente você fizer simulados, analisando a taxa de acertos, mais fácil será detectar se está evoluindo, regredindo ou estagnado.

***

Agora deixe um comentário dizendo como você mede a qualidade da sua preparação. Deixa também dúvidas e sugestões de conteúdos. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: