Entrevista: o cotidiano e dicas de um Tenente PM-PR - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Carreira Policial

Entrevista: o cotidiano e dicas de um Tenente PM-PR

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Entrevista: o cotidiano e dicas de um Tenente PM-PR
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Na nossa série de entrevistas com policiais de todo o Brasil, chegou o momento de entender um pouco os desafios, benefícios e rotina de um tenente da Polícia Militar do Paraná.

O entrevistado foi o Tenente Marcus Mastine, que está na PM-PR desde 2012. Ele falou sobre as mudanças na sua vida após se tornar oficial da PM, e como foi sua jornada de estudos para ser aprovado.

Leia e deixe um comentário dizendo o que achou da entrevista:

Concurso Policial: Como foi seu ingresso na Polícia Militar do Paraná?

Tenente PMPR Marcus:  Ingressei na Polícia Militar do Paraná por meio do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, em 11 de junho de 2012.

Concurso Policial: Como se preparou para passar no concurso?

Tenente PMPR Marcus: Eu já me preparava para alguns concursos na área policial, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil etc. Quando decidi realizar o Concurso para ser Oficial da PMPR, percebi que a prova consistia no vestibular da UFPR. Dessa forma, fiz um curso intensivo pré-vestibular e algumas aulas específicas de redação.

Concurso Policial: O que mudou na sua vida ao se tornar policial militar?

Tenente PMPR Marcus:  Mudou completamente. Aprendi a viver uma vida norteada de valores, regras, ritos e tradições específicos. Consegui me adaptar bem à vida militar e entender o motivo de tudo isso existir. Mas, principalmente, aprendi como é doar a sua vida em defesa de outros, os quais muitas vezes não vão agradecer ou sequer perceber que aquilo feito pelo policial preservou a vida ou o patrimônio das pessoas.

Concurso Policial: Valeu a pena?

Tenente PMPR Marcus: Muito. Dentro da Polícia Militar vivi experiências que nunca viveria, tanto boas quanto ruins. Também me deu uma nova visão da realidade.

Concurso Policial: Como foi a relação entre expectativa e realidade após a aprovação?

Tenente PMPR Marcus:  Foi a intensidade a principal diferença: antes de aprovado imaginava minha vida como policial militar, mas depois de aprovado percebi que as experiências que estava vivendo (e ainda vivo), são muito mais intensas do que eu pensava.

“Quem quer ser policial militar tem sempre que estar preparado para novos desafios e mudanças.”

Concurso Policial: Como é a rotina de trabalho hoje?

Tenente PMPR Marcus:  Já tive diversas rotinas na minha carreira, algumas bem puxadas em termos de serviço e outras mais tranquilas. Na vida de policial militar, você pode estar em um lugar hoje e amanhã já estar em outro por necessidade. Com isso muda a rotina e forma de trabalhar. Quem quer ser policial militar tem sempre que estar preparado para novos desafios e mudanças. Hoje vivo um momento de maior tranquilidade profissional, então minha rotina de trabalho não é puxada.

Concurso Policial: Quais são os maiores desafios da carreira?

Tenente PMPR Marcus:  Ao entrar na Polícia Militar, o primeiro desafio é se adaptar à vida militar. Depois de formado, é conciliar o aprendizado dos cursos de formação com a prática do dia-a-dia na rua. Outro desafio é sempre agir de maneira correta e conforme a lei, mesmo que em muitos casos pareça injustiça.

Concurso Policial: Quais foram as vantagens que você encontrou na profissão?

Tenente PMPR Marcus:  Existe a vantagem de ter estabilidade e alguns outros direitos inerentes aos militares, embora não tenhamos a maioria dos direitos trabalhistas. Mas a principal vantagem é perceber que você faz parte de um meio em que temos valores como honra, sacrifício e lealdade como a espinha dorsal para uma vida defendendo algo, uma vida em que você coloca sua vida na mão de seus companheiros e eles a vida deles na sua mão.

Concurso Policial: Qual conselho você daria a quem sonha ingressar na carreira militar?

Tenente PMPR Marcus: Principalmente: não entre pensando em ser servidor público. Dentro da Polícia Militar terá diversos desafios, sacrifícios e dificuldades que as outras carreiras do serviço público não possuem. Seja policial militar por acreditar ter vocação e gostar da profissão.

Outra é estudar bastante, com cursos e materiais de qualidade, e não descuidar da preparação física, médica e psicológica, pois são fases que também reprovam.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: