Aprovado na PMERJ usando a internet da casa dos amigos - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Entrevistas

Aprovado na PMERJ usando a internet da casa dos amigos

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Aprovado na PMERJ usando a internet da casa dos amigos
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Quem sonha ingressar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai se inspirar muito com a leitura dessa entrevista com o Soldado PMERJ 2ª Classe Saulo Pires, que está durante o Curso de Formação.

Ele falou um pouco da realidade na preparação para o Concurso PMERJ, mostrando que não é necessário ter condições financeiras excepcionais para estudar com dedicação e qualidade. Ingressou na Corporação em 2019, e afirma: “meu sonho foi realizado”.

Leia até o final e deixe um comentário:

Concurso Policial: Como se preparou para passar no concurso de Soldado da PMERJ?

Soldado PMERJ Saulo: Com os problemas financeiros que tive na época, a única forma foi comprar uma apostila específica em uma banca de jornal. Quando estava na casa de um amigo, sempre pedia a senha do Wi-Fi para poder baixar alguns vídeos e estudar em casa.

Não tinha internet na minha casa. Na verdade, na casa dos outros: morei de favor em casas de parentes e amigos quando meus pais foram para Minas Gerais (para liderar uma igreja evangélica). Optei por ficar onde estou para estudar e realizar meu sonho de ser policial. Por causa disso, tive que morar de favor por um bom tempo. Mas acredite: é no fogo que se forja o aço!

Concurso Policial: O que mudou na sua vida ao se tornar policial militar?

Soldado PMERJ Saulo: ser policial no Brasil é carregar uma grande responsabilidade sobre si. Muitas coisas mudaram, a forma como vê o mundo, como vê as pessoas, melhora sua postura diante da sociedade. A responsabilidade de servir e proteger tem que ser levada a sério.

“Hoje eu digo que não trabalho mais, pois eu amo o que faço. Acordo todos os dias feliz, por Deus ter me concedido esse sonho.”

Concurso Policial: Valeu a pena?

Soldado PMERJ Saulo: Se valeu a pena? Hoje eu digo que não trabalho mais, pois eu amo o que faço. Acordo todos os dias feliz, por Deus ter me concedido esse sonho. Servir as pessoas com meu trabalho não tem preço!

Concurso Policial: Como foi a relação entre expectativa e realidade após a aprovação?

Soldado PMERJ Saulo: Essa é uma das etapas da vida de mais aperto no coração:  quem faz a prova cria a expectativa de que vai ser aprovado, o cérebro não manda outra informação que não seja você se vendo fardado. Mas quando de fato você vê seu nome na lista dos aprovados, você entra em choque: não sabe se chora ou se ri, se senta ou se pula. Na verdade, vai custar a cair a ficha, viu?

Concurso Policial: Como ser policial tem mudado a sua rotina?

Soldado PMERJ Saulo: Meu ciclo de amizade não mudou: minhas amizades sempre tiveram condutas que condizem com a minha profissão. Não precisei me afastar de ninguém. Porém, não frequento mais qualquer ambiente. Não vou a qualquer lugar com a mente livre que tinha antes, de que nada iria me acontecer. Tem ruas e bairros que hoje evito passar, se eu puder. Minha vida é preciosa! 

Concurso Policial: Quais são os maiores desafios da carreira?

Soldado PMERJ Saulo:  Ser militar não é para qualquer um. Acredito que o maior desafio é saber o que falar: tudo pode vir a ser usado contra você. Se antes falava como queria, hoje tenho que selecionar as palavras.

Concurso Policial: Quais foram as vantagens que você encontrou na profissão?

Soldado PMERJ Saulo: Meu sonho foi realizado: hoje eu sou funcionário público, sirvo ao meu estado. Isso também te abre as portas para conquistar outros sonhos e projetos, como por exemplo a casa própria, o carro, uma facilidade maior de crédito na praça também.

Outro fator é que você passa a ser mais respeitado pelas pessoas, sempre recebe um elogio, de quem não gosta né? Mas tudo isso vem se você tiver humildade e maturidade. Se não tiver inteligência emocional, você faz dessa profissão um desastre em sua vida!

Concurso Policial: Qual conselho você daria a quem sonha ingressar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro?

Soldado PMERJ Saulo: A quem sonha, eu digo: não desista nunca desse sonho maravilhoso. Não dê ouvidos para ninguém: siga seu coração, peça sabedoria a Deus para encontrar as ferramentas certas para estudar, abrir sua mente.

Se você escolheu isso pra sua vida, tenho uma coisa a dizer: você escolheu a mais nobre das profissões que se pode ter. Assim como o maior exemplo que já passou por essa terra (Jesus) nos ensina a servir, então imagina poder trabalhar em uma área que te permite servir às pessoas? Só depende de você: estude como nunca estudou na vida, dê o seu melhor, que o resultado é certo. Você será aprovado!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: