Entrevista: o cotidiano de um Agente PC-RO - Concurso Policial - o maior site sobre concursos policiais do Brasil

Entrevistas

Entrevista: o cotidiano de um Agente PC-RO

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Entrevista: o cotidiano de um Agente PC-RO
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Conhecer a realidade da atividade policial é fundamental para projetar seu futuro na carreira. Por isso sempre publico aqui no site entrevistas com policiais de várias corporações Brasil afora, trazendo os bastidores da vida daqueles que estão dedicados à proteção da sociedade.

Hoje você vai ler uma entrevista muito interessante com o Agente da Polícia Civil de Rondônia, Waldson Diego.

Ele falou sobre sua preparação e o cotidiano como agente da PC-RO.

Leia e deixe um comentário ao final:

Concurso Policial: Como você se preparou para passar no concurso da Polícia Civil de Rondônia?   

Agente PC-RO Waldson: Quando começou a surgir a fofoca de que teria o concurso da Polícia Civil, eu estava no segundo período do Curso de Direito, e percebi que o curso poderia me ajudar na prova.

Vi que precisava de algo mais, pois nunca tinha feito um concurso público. Procurei um cursinho especializado da cidade que morava, foquei e estudei da maneira certa para prestar uma boa prova no concurso.

Estudava muito à noite em casa, após as aulas. Também procurei me preparar bem mental e fisicamente, pois desde o início me disse que a vaga era minha.

O resultado de tanto esforço veio com a aprovação. Me senti muito realizado por ter sido a minha primeira prova de concurso público e já ter conseguido!

Concurso Policial: Como é a rotina de trabalho como agente da PC-RO?

Agente PC-RO Waldson: A rotina de trabalho é muito boa, pois não é um serviço robótico: todos os dias temos novas missões para fazer. Sendo assim, não enjoa do serviço e aprende coisas novas com o dia-a-dia.

Concurso Policial: Quais são as vantagens da profissão?

Agente PC-RO Waldson: Aqui no meu estado (Rondônia), a Polícia Civil ainda é bem vista pela a sociedade, tem o respeito e a gratidão.

“Todas as noites que deixar de sair com um amigo, namorada, valerão muito a pena no final!”

Concurso Policial: Quais são os desafios da profissão?

Agente PC-RO Waldson: Todos os dias temos novos desafios, ainda mais depois dessa nova lei, criada para prejudicar o agente público, principalmente o policial, por ele ser a ponta da flecha.

Concurso Policial: Como foi a relação expectativa/realidade após passar no concurso?

Agente PC-RO Waldson: Antes via a polícia como um grande sonho, imaginava que era tudo mais fácil e rápido, mas hoje, dentro da instituição, vejo que o sistema é bem travado para trabalhar, há muita burocracia no serviço policial e isso atrasa muito nas investigações. 

Concurso Policial: O que mudou na sua vida ao se tornar policial?

Agente PC-RO Waldson: Mudou muito, em vários aspectos: financeiramente, a forma de tratamento pela a sociedade, profissionalmente. Aumentou a responsabilidade e autocontrole em várias situações.

Concurso Policial: Valeu a pena?

Agente PC-RO Waldson: Valeu muito a pena! Mudou o meu jeito de pensar e viver, e mesmo assim, hoje, continuo estudando para o cargo de Delegado: a preparação continua a mesma (e até melhor) pois já sei qual é o caminho, e sei o que vai me esperar após a posse.

Concurso Policial: Que dicas você daria para quem sonha em seguir carreira?

Agente PC-RO Waldson: Todos os esforços valerão a pena! Todas as noites que deixar de sair com um amigo, namorada, valerão muito a pena no final! Se essa pessoa aceita que você fique em casa estudando, ela com certeza vai estar ao seu lado no dia da sua posse.

Ser aprovado e estar dentro da instituição depende de cada um, do tamanho do seu sonho. Faça seus sonhos virarem objetivos, pois logo eles vão ser tornar uma conquista.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: