Não entendo o conteúdo do concurso da polícia. O que fazer? - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

Não entendo o conteúdo do concurso da polícia. O que fazer?

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Não entendo o conteúdo do concurso da polícia. O que fazer?
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Não sei se você já teve a experiência de tentar conversar com uma pessoa que não fala o mesmo idioma que você. É angustiante tentar expressar coisas simples e não conseguir.

Imagine quando isso acontece numa abordagem policial, quando há toda tensão com a possibilidade do abordado estar armado, podendo atentar contra a guarnição policial? Já passei por situações assim e não foram nada agradáveis. Você está passando com a viatura, percebe alguém em atitude suspeita, e o abordado é um alemão. É preciso muito bom senso e cuidado para lidar com esse tipo de situação.

Lembro dessas ocasiões porque essa angústia de não conseguir se comunicar é bem parecida com o que sentimos quando tentamos estudar um conteúdo para o concurso da polícia e nada parece fazer sentido.

Você lê o conteúdo, mas não consegue compreender o que está sendo explicado. Palavras, expressões e conceitos que você nunca ouviu falar. Realmente é como se estivéssemos lendo algo em outra língua.

Neste artigo vamos investigar as possíveis causas desse tipo de sensação nos estudos, e quais medidas você deve adotar para começar a aprender os conteúdos com consistência. Mesmo que você já consiga estudar com alguma desenvoltura, é importante ler até o final, e assim potencializar sua capacidade de aprendizado.

Ao final, deixe um comentário com dúvidas, críticas e sugestões. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos nessa!

Falta de atenção e ansiedade

Falta de atenção e ansiedade

Não sei se já aconteceu com você, mas é muito comum começarmos a ler um conteúdo mas precisar retornar um pouco, porque nos distraímos ao longo da leitura. Embora você tenha passado o olho pelas palavras, aquilo não foi processado pelo seu cérebro para gerar consciência do que efetivamente estava lendo.

Num mundo com cada vez mais distrações, com recursos que fazem com que nossa atenção tenha menos foco, nossa mente tende ser dispersa, ansiosa e pouco concentrada. Então surge a dificuldade de ler textos minimamente longos. Há quem não consiga focar sequer em um parágrafo inteiro, pois perde a concentração no meio da leitura.

Perceba que esse tipo de dificuldade não tem a ver com falta de inteligência ou algum tipo de deficiência para compreender as informações. O problema aqui está na capacidade de fazer com que a informação chegue ao seu cérebro para ser processado.

Fazendo um paralelo: não é o motor do carro que não está funcionando. É o combustível que não está chegando ao motor para que ele funcione.

A principal forma de superar essa dificuldade é treinar seu cérebro em atividades que lhe mantenham mais focado, e evitar atividades que lhe deixem mais disperso. O hábito da leitura e a meditação podem ajudar muito nisso. Já o uso excessivo de redes sociais pode ser bastante prejudicial.

Dificuldade de Interpretação

Interpretação de texto em concurso policial

Talvez sua dificuldade seja na interpretação dos conteúdos, ou seja, você não consegue desenvolver os raciocínios necessários para construir o significado do que está estudando. Isso é bastante comum entre candidatos que pararam de estudar há um tempo, ou que tiveram uma formação escolar difícil.

Nesse caso, é fundamental que você comece, aos poucos, a desenvolver o hábito da leitura, a partir de textos que fale de temas que você gosta. Assim seu cérebro vai estabelecendo conexões que estavam paradas, ou que eram desconhecidas.

Voltando ao paralelo do carro, aqui é como se o motor estivesse enferrujado, e precisasse ser lubrificado para funcionar com toda potência. Comece a ler pouco, todos os dias, aumentando progressivamente a quantidade de páginas.

Tipo de material

Material para o concurso da polícia

Não é à toa que aprendemos na escola primeiro a fazer conta de somar para depois aprender a multiplicar. A tendência natural do aprendizado é partirmos dos conhecimentos básicos para depois chegar no avançado. Por isso será inútil tentar estudar por materiais que trazem conhecimentos avançados, se você não possui o básico.

Se você tentar colocar óleo diesel num carro que funciona a gasolina, certamente terá problemas no funcionamento. O mesmo acontece quando você tenta aprender algo que possui informações prévias que você não conhece.

Não adianta comprar o material mais caro do mundo, se ele não entrega o conteúdo no nível que você precisa para aprender. Tentar estudar por materiais que estão fora do seu nível de conhecimento é um dos grandes geradores de incompreensão do conteúdo.

Contexto do estudo

Outro obstáculo que dificulta o aprendizado é o contexto externo (físico) e o contexto interno (emocional) em que você se encontra.

Estudar num lugar barulhento e desconfortável vai dificultar bastante o foco nos estudos, e, portanto, a compreensão dos assuntos estudados. O mesmo ocorre quando você tem dificuldades emocionais: estresse, raiva, aflições, preocupações etc.

O ideal é buscar estratégias para que seus estudos ocorram em momentos e lugares de conforto e tranquilidade, tanto interna quanto externamente.

***

E então, você passa por alguma dessas dificuldades? Deixe um comentário dizendo quais são os desafios da sua preparação para o concurso da polícia.

Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: