Por que você vai dormir menos quando se tornar policial - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Carreira Policial

Por que você vai dormir menos quando se tornar policial

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Por que você vai dormir menos quando se tornar policial
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Ao contrário do que mostram alguns filmes e seriados mirabolantes, o serviço policial nem sempre é entusiasmante e cheio de ocorrências. Ainda mais durante a madrugada, quando a esmagadora maioria das pessoas desistem de causar perturbações à ordem para se entregarem ao aconchego de suas camas.

Enquanto há ocorrências, para os policiais, é muito fácil se manter alerta e empolgado com o serviço, pois a mente é distraída pelo problema a ser resolvido. Mas basta as chamadas escassearem para a monotonia tomar conta, e aquilo que é um conforto para os demais cidadãos, passa a ser um risco para os policiais: o sono.

A depender da escala de serviço – no Brasil ainda há unidades em que o policial trabalha por vinte e quatro horas consecutivas – o problema do sono no serviço policial é mais fácil de ser administrado. Quanto menos tempo o policial trabalhar imediatamente antes da madrugada, melhor, pois menos cansaço irá sentir, estando mais preparado para enfrentar o monótono período da meia noite até o amanhecer.

“O sono é uma necessidade fisiológica, mas quando você se tornar policial, pelo menos nos dias de serviço, o “direito” de dormir será bastante relativizado.”

Guarnições policiais em viaturas, postos ou delegacias que se desligam do serviço policial para deliberadamente dormir estão cometendo um erro, uma vez que provavelmente vão expor a risco a segurança dos colegas policiais e deixarão de atender com presteza a eventuais chamadas da população – grande prejudicada em casos de omissão policial.

Basta imaginar sua mãe, seu pai, seu filho ou outro familiar solicitando a presença policial durante a madrugada e não recebendo resposta em virtude da sonolência de um PM, por exemplo.

O sono é uma necessidade fisiológica, mas quando você se tornar policial, pelo menos nos dias de serviço, o “direito” de dormir será bastante relativizado. Por isso é recomendado que o policial se prepare bem antes de assumir o serviço (compensando o sono, por exemplo) e tenha formas alternativas de aumentar a qualidade de vida – prática de esportes, cuidados com a alimentação etc.

A polícia tem obrigação de estar presente em situações de risco mesmo quando todos estão descansando. Quando você se tornar policial, vai precisar lidar com esse desafio.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: