Os aprovados na polícia não estudam estes conteúdos

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Técnicas de Estudo

Os aprovados na polícia não estudam estes conteúdos

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Os aprovados na polícia não estudam estes conteúdos

Você sabia que existem conteúdos que estão no edital do concurso da polícia e que os aprovados simplesmente não estudam? Isso mesmo. Vou explicar nesse texto por que isso acontece.

Para começar, você deve saber que o edital do concurso da polícia é uma norma publicada em Diário Oficial com o objetivo de regulamentar o concurso. Todas as informações sobre o funcionamento do concurso estão nesse documento, entre elas, a lista de conteúdos que são previstos para cair na prova.

Geralmente é bastante coisa: em torno de 80 a 110 tópicos de disciplinas diversas.

Conteúdos que são perda de tempo

Um erro muito comum entre os candidatos ao concurso da polícia é estudar conteúdos além do necessário. Digamos que no edital do seu concurso estejam previstos 20 tópicos de Língua Portuguesa.

Então você pega uma apostila dessa disciplina com mais de 40 tópicos, compra outros materiais, assiste vídeos e estuda tudo sobre Língua Portuguesa, sendo que somente 20 são necessários para sua aprovação.

Ao fazer isso você perde tempo.

E como sempre reforço por aqui, o tempo é algo muito importante para quem quer ser aprovado no concurso da polícia.

Conteúdos que devem ser priorizados

Para passar no concurso de oficial da Polícia Militar fiz uma análise detalhada das provas anteriores, encontrando padrões bem definidos de conteúdos que tendem a se repetir em todas as provas do concurso.

E o incrível é o seguinte: a maioria dos conteúdos do edital simplesmente nunca caem na prova.

É bastante comum que aproximadamente metade dos tópicos previstos no edital realmente caiam na prova.

Obviamente, o ideal é dominar todos os assuntos presentes no edital, mas é fundamental priorizar os conteúdos que têm mais possibilidade de cair na prova.

Por que alguns conteúdos caem mais

As polícias possuem um perfil profissiográfico definido para contratar novos policiais. Ou seja, existem conhecimentos desejáveis para quem vai exercer a profissão.

O mesmo ocorre em outras profissões: se quiser contratar um cozinheiro, o dono do restaurante precisa de alguém que saiba ligar o forno, assar um frango etc.

Esse é um dos motivos por que os tópicos mais importantes no concurso da polícia tendem a se repetir, pois o perfil profissiográfico geralmente não muda ao longo dos anos.

Conteúdos de menos valor

Finalmente, é importante você considerar que alguns conteúdos têm pouco valor para a sua aprovação. São aqueles que valem poucos pontos, de acordo com o que diz o próprio edital.

Assim, considere a seguinte lista de conteúdos que você deve estudar e priorizar:

  • Conteúdos que estão no edital;
  • Conteúdos com histórico de presença na prova;
  • Conteúdos que possuem muito valor (pontuação).

Você já está estudando considerando todas essas variáveis? Deixe seu comentário!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.