A lista dos concursos policiais em todo o Brasil

Concursos Abertos

Materiais, dicas e informações para sua preparação

Conteúdos atualizados para sua preparação

Entre no nosso Grupo de Estudo por e-mail:

Nesta página você vai encontrar informações sobre concursos policiais em todo o Brasil, organizados por estados. O foco aqui são os concursos das Polícias Militares e Polícias Civis. Antes de verificar o conteúdo sobre o seu concurso, é preciso ficar atento a alguns detalhes muito importantes.

Um ponto essencial é que sua preparação precisa ser construída levando em consideração o fator tempo. Não adianta apenas buscar concursos que estejam com as inscrições abertas ou edital lançado, no desespero para conseguir um emprego público. Até porque, quanto menos tempo você se dedicar a seu concurso policial, menos chances você tem de ser aprovado.

Verifique a melhor opção de acordo com as suas preferências, baixe o edital, leia atentamente as informações sobre o concurso e então inicie uma preparação que considere o médio e o longo prazo.

ACALAPAMBACEDF
ESGOMAMTMSMGPA
PBPRPEPIRJRNRS
RORRSCSPSETO

Acre (AC)

Concursos Policiais no Acre

Soldado PM-AC

O último concurso da Polícia Militar do Acre ocorreu no ano de 2017, com 230 vagas para Soldado – distribuídas entre os cargos de combatente (200 vagas) e vagas para especialistas na área de saúde e música. Quem organizou o certame foi o IBADE –  Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo.

Como a validade do edital de 2017 já expirou, agora há a expectativa para lançamento de um novo concurso.

Oficial PM-AC

Já o concurso para o CFO PMAC, com vagas para o Curso de Formação de Oficiais da PM do Acre, teve sua última edição em 2015. Naquela ocasião, foram abertas 20 vagas para ingresso na carreira de oficiais.

Concurso PC-AC

A Polícia Civil do Acre abriu seu último concurso em 2017, com 250 vagas distribuídas entre os cargos de Agente, Auxiliar de Necropsia, Delegado e Escrivão.

Alagoas (AL)

Concursos Policiais em Alagoas

Soldado PM-AL

A Polícia Militar de Alagoas abriu concurso para soldado em 2019, distribuindo 500 vagas. O Concurso foi realizado pelo Cebraspe (antigo Cespe). A boa notícia é que, em virtude da necessidade de efetivo e controle dos índices criminais no Estado, o governo pretende realizar novo concurso no ano de 2020.

Oficial PM-AL

O último concurso para oficiais da Polícia Militar de Alagoas ocorreu em 2012, com apenas 40 vagas disponíveis. A expectativa é grande para o lançamento de um novo concurso.

Concurso PC-AL

O governo de Alagoas já confirmou que prepara um novo concurso para a Polícia Civil do estado. Espera-se que o certame tenha vagas para os cargos de Agente e Delegado. Para ter noção da defasagem do efetivo na PC-AL, basta dizer que o último concurso ocorreu em 2012.

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas temse reunido com o governador do estado em busca de prioridade para o concurso da categoria.

Amapá (AP)

Concursos Policiais no Amapá

Soldado PM-AP

A Fundação Carlos Chagas organizou o último concurso de Soldado da Polícia Militar do Amapá, com 1200 vagas disponibilizadas. A prova foi realizada em 2017, e de lá para cá há muita expectativa para o lançamento de um novo edital.

Concurso PC-AP

Em 2017 ocorreu o último concurso para a Polícia Civil do Amapá, com 696 vagas contemplando os cargos de Delegado, Agente e Oficial. O certame também foi organizado pela Fundação Carlos Chagas.

Amazonas (AM)

Concursos policiais no Amazonas

Soldado PM-AM

Faz tempo que a Polícia Militar do Amazonas abriu concurso: em 2011 foram abertas 2.000 vagas num concurso organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia. Mas já há uma comissão formada para a realização de um novo concurso, com mais de 600 vagas. Fique atento para mais novidades!

Oficial PM-AM

Em 2011 também ocorreu o concurso para o Curso de Formação de Oficiais (Aspirantes) da PM-AM. Foram 45o vagas (!) criadas à época. Um novo concurso está sendo organizado, com previsão para sair junto com as vagas de Soldado PM.

Bahia (BA)

Concursos Policiais na Bahia

Soldado PM-BA

A Polícia Militar da Bahia abriu seu concurso para soldado em 2019, com 1.000 vagas disponíveis. O certame é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Oficial PM-BA

Já o concurso de oficiais PMBA trouxe 60 vagas em 2019. A organização ficou por conta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Concurso PC-BA

Já a Polícia Civil da Bahia abriu seu último concurso em 2018, perfazendo um total de 1.000 vagas. A organizadora foi a Fundação Vunesp.

Ceará (CE)

Concursos Policiais no Ceará

Soldado PM-CE

O Instituto AOCP organizou o último concurso (2016) de soldado da Polícia Militar do Ceará, com 4.200 vagas para nomeações até o ano de 2018. A previsão é que um novo concurso seja organizado para manter a política de recompletamento do efetivo na Corporação.

Oficial PM-CE

Já o último concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará ocorreu no ano de 2014, e foi organizado pelo Cebraspe (antigo Cespe). Ao todo, foram abertas 200 vagas.

Concurso PC-CE

Há previsão para um novo concurso para a Polícia Civil do Ceará no ano de 2019. Ao todo são 1496 vagas para diversos cargos na Corporação. O último concurso ocorreu no ano de 2015, e foi organizado pela Fundação Vunesp.

Distrito Federal (DF)

Concursos Policiais no Distrito Federal

Soldado PM-DF

O último concurso de soldado da Polícia Militar do Distrito Federal ofereceu 500 vagas. Organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), o certame ocorreu em 2018.

Oficial PM-DF

No caso do concurso de oficiais PMDF (CFO PMDF), foram abertas 50 vagas em 2017, num concurso também organizado pelo IADES.

Concurso PC-DF

Já a Polícia Civil, teve concursos distribuídos entre vários cargos nos últimos anos: em 2016, com vagas para perito, em 2009, para delegado, em 2015 para papiloscopista. O próximo concurso, já confirmado e organizado pela Cebraspe (antiga Cespe), será para agente, com nada mais nada menos que 1.800 vagas.

Espírito Santo (ES)

Concursos Policiais no Espírito Santo

Soldado PM-ES

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou concurso em 2019, organizado pelo Instituto AOCP. Ao todo foram 250 vagas.

Oficial PM-ES

Também ocorreu em 2019 o concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Foram 30 vagas disponibilizadas, num concurso organizado pelo AOCP.

Concurso PC-ES

Em 2019 a Polícia Civil do Espírito Santo abriu concurso para vários cargos: investigador, escrivão, delegado, perito etc. A banca organizadora foi o Instituto AOCP.

Goiás (GO)

Concursos Policiais em Goiás

Soldado PM-GO

Em 2017 a Polícia Militar de Goiás lançou concurso para soldado, com 2.420 vagas disponibilizadas. O concurso foi organizado pela Funrio. Um novo concurso já está previsto, desta vez tendo o Instituto AOCP como organizador.

Oficial PM-GO

O último concurso para oficial da Polícia Militar de Goiás também ocorreu em 2017, organizado pelo AOCP. Foram disponibilizadas 80 vagas.

Concurso PC-GO

O último concurso para a Polícia Civil de Goiás foi para o cargo de Delegado, em 2018 – ao todo foram 100 vagas. Em 2016 a instituição teve um concurso com 500 vagas nos cargos de agente e escrivão. Agora está previsto um concurso (já autorizado!) com 650 vagas para Delegado, Escrivão e Agente.

Maranhão (MA)

Concursos Policiais no Maranhão

Soldado PM-MA

Em 2017, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) organizou o concurso de soldados da Polícia Militar do Maranhão – PM-MA. Foram mais de 1.000 vagas para o cargo de soldado PM.

Oficial PM-MA

O último concurso para Aspirante da Polícia Militar do Maranhão ocorreu no ano de 2016, disponibilizando 45 vagas. A prova foi aplicada pela Universidade Estadual do Maranhão.

Concurso PC-MA

A Polícia Civil do Maranhão realizou as provas para Investigador e Escrivão no ano de 2018, num concurso organizado pela Cebraspe (antigo Cespe). Espera-se que novo concurso seja aberto em breve.

Mato Grosso (MT)

Concursos Policiais no Mato Grosso

Soldado PM-MT

A Fundação Professor Carlos Antonio Bittencourt (FUNCAB) foi a última organizadora do concurso de soldado da Polícia Militar do Mato Grosso. O certame aconteceu em 2014, e foram disponibilizadas 1.200 vagas. Um novo concurso está sendo preparado com a mesma quantidade de vagas. Fique atento!

Oficial PM-MT

Já o concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Mato Grosso teve sua edição mais recente no ano de 2014. Organizado pela Universidade do Estado do Mato Grosso, o certame ofereceu apenas 20 vagas, o que aponta para a possibilidade de um novo concurso em breve.

Concurso PC-MT

A Polícia Civil do Mato Grosso abriu concurso no ano de 2013. Naquela ocasião foram abertas vagas para Escrivão e Investigador.

Mato Grosso do Sul (MS)

Concursos Policiais no Mato Grosso do Sul

Soldado PM-MS

Se seu interesse é ingressar na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul no cargo de Soldado PM, deve se orientar pelo edital do concurso que ocorreu em 2018. Foram 388 vagas num concurso organizado pela instituição.

Oficiais PM-MS

O concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul também teve sua última edição no ano de 2018, com 50 vagas disponibilizadas.

Concurso PC-MS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul está organizando um novo concurso público, com vagas para os diversos cargos da instituição. O último concurso ocorreu em 2013, organizado pela MS Concursos.

Minas Gerais (MG)

Concursos Policiais em Minas Gerais

Soldado PM-MG

Em Minas Gerais, as oportunidades para tornar-se soldado da Polícia Militar foram abertas num concurso organizado pela instituição em 2019, com 1560 vagas.

Oficial PM-MG

Já o concurso para aspirante da Polícia Militar de Minas Gerais ocorreu em 2019, com 120 vagas para o Curso de Formação de Oficiais.

Concurso PC-MG

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu concurso em 2018 para os cargos de Escrivão e Delegado. Em 2014 ocorreu o concurso para Investigador com 1.000 vagas disponíveis. A expectativa é que um novo concurso para esse cargo ocorra em breve.

Pará (PA)

Concursos Policiais no Pará

Soldado PM-PA

A prova do último concurso para a Polícia Militar do Pará aconteceu em 2016, quando foram oferecidas 2.000 vagas. O concurso foi organizado pela FADESP. Há possibilidade de novo edital em breve.

Oficial PM-PA

Se seu interesse for o concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Pará (CFO PM-PA), deve tomar como referência o concurso ocorrido em 2016. Organizado pela FADESP, o certame ofereceu 160 vagas.

Concurso PC-PA

Está sendo organizado um novo concurso para a Polícia Civil do Pará. A expectativa é de que sejam oferecidas 1.500 vagas no próximo concurso público – nos diversos cargos da corporação (Delegado, Escrivão, Investigador, Papiloscopista etc). O último concurso ocorreu em 2016.

Paraíba (PB)

Concursos Policiais na Paraíba

Soldado PM-PB

O último concurso para soldado da Polícia Militar da Paraíba ocorreu em 2018, com 900 vagas disponíveis. O certame foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Oficiais PM-PB

Já o concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Paraíba ocorreu em 2019. Foram 30 vagas oferecidas.

Concurso PC-PB

A Polícia Civil da Paraíba já realiza estudos para a realização de um novo concurso. A última prova ocorreu em 2009, quando 1.162 vagas foram oferecidas, num concurso organizado pela Cebraspe (antigo Cespe/Unb).

Paraná (PR)

Concursos Policiais no Paraná

Soldado PM-PR

O mais recente concurso de soldado da Polícia Militar do Paraná foi realizado em 2013, oferecendo mais de 4.000 vagas para o cargo. Existe um novo concurso já autorizado, com 2.400 vagas – oportunidade única para ingressar na Corporação.

Oficiais PM-PR

Já o concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná – CFO PMPR – ocorreu em 2018. Foram oferecidas 16 vagas num certame organizado pela Universidade Federal do Paraná.

Concurso PC-PR

A Polícia Civil do Paraná está organizando seu próximo concurso público, com a perspectiva de abrir 300 vagas para o cargo de investigador, 50 vagas para papiloscopista e 50 vagas para delegado. O último concurso da PC-PR nessas dimensões ocorreu em 2009.

Pernambuco (PE)

Concursos Policiais em Pernambuco

Soldado PM-PE

Foi realizado em 2018 o concurso mais recente para soldado da Polícia Militar de Pernambuco. Ao todo foram oferecidas 500 vagas, sendo o concurso organizado pela Universidade de Pernambuco.

Oficiais PM-PE

O concurso para aspirante da PM-PE (Curso de Formação de Oficiais) também ocorreu em 2018. Foram 60 vagas abertas.

Concurso PC-PE

A Polícia Civil de Pernambuco abriu seu último concurso em 2016. Foram 650 vagas disponíveis em vários cargos: agente, escrivão e delegado. O certame foi organizado pela Cebraspe (antigo Cespe/Unb).

Piauí (PI)

Concursos Policiais no Piauí

Soldado PM-PI

Se você quer integrar os quadros da Polícia Militar do Piauí a partir do cargo de Soldado PM, deve ter como referência o concurso ocorrido em 2017, quando a UESPI organizou o certame com 650 vagas disponíveis.

Oficiais PM-PI

Ocorreu em 2014 o último concurso para oficiais da Polícia Militar do Piauí. O concurso trouxe 30 vagas para os interessados em cursar o Curso de Formação de Oficiais.

Concurso PC-PI

O último certame com vagas para a Polícia Civil do Piauí ocorreu no ano de 2018. Foram oferecidas vagas para os cargos de Perito, Delegado e Agente de Polícia Civil.

Rio de Janeiro (RJ)

Concursos Policiais no Rio de Janeiro

Soldado PM-RJ

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou seu último concurso para soldado no ano de 2015. Naquela época foram oferecidas 6.000 vagas para a Corporação, num concurso organizado pela AVR Assessoria Técnica.

Oficiais PM-RJ

Já o curso de Aspirantes da Polícia Militar carioca ocorreu em 2019, oferecendo 37 vagas. A organizadora da prova foi o IBADE.

Concurso PC-RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está organizando seu novo concurso público, com vagas distribuídas em diversos cargos: Inspetor, Perito, Investigador etc. A expectativa é de que 800 vagas sejam colocadas no edital. Os últimos concursos da corporação ocorreram entre 2013 e 2014.

Rio Grande do Norte (RN)

Concursos Policiais no Rio Grande do Norte

Soldado PM-RN

O mais recente concurso para soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte ocorreu em 2019. Mil vagas foram oferecidas no concurso organizado pela IBADE.

Oficiais PM-RN

O último concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte ocorreu em 2005.

Concurso PC-RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte está organizando um novo concurso para os cargos de Delegado, Agente e Escrivão. Você pode organizar sua preparação a partir do edital do concurso anterior, ocorrido em 2009, com mais de 400 vagas.

Rio Grande do Sul (RS)

Concursos Policiais no Rio Grande do Sul

Soldado BM-RS

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul realizou seu último concurso em 2014, abrindo 1600 vagas para os candidatos. A organizadora do concurso foi a AVR Assessoria.

Oficiais BM-RS

Se você está interessado na carreira de oficiais da Brigada Militar, deve ter como referência o concurso que ocorreu em 2018, oferecendo 200 vagas para o Curso de Formação de Oficiais.

Concurso PC-RS

Em 2018 foi aberto o concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul com 1200 vagas nos cargos de inspetor e escrivão.

Rondônia (RO)

Concursos Policiais em Rondônia

Soldado PM-RO

A Polícia Militar de Rondônia abriu concurso para soldado PM em 2014. Houve 240 vagas disponíveis no edital, organizado pela Fundação Professor Carlos Antonio Bittencourt (FUNCAB).

Oficiais PM-RO

Está autorizado um novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia. O último concurso ocorreu em 2014.

Concurso PC-RO

O mais recente concurso da Polícia Civil de Rondônia ocorreu em 2014, oferecendo 106 vagas em diversos cargos: Delegado, Agente, Perito, Escrivão etc. O certame foi organizado pela FUNCAB.

Roraima (RR)

Concursos Policiais em Roraima

Soldado PM-RR

Em Roraima houve concurso de soldado no ano de 2018, quando 400 vagas foram abertas. O certame foi organizado pela Universidade Estadual de Roraima.

Oficiais PM-RR

No caso do concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PM-RR foram abertas 25 vagas em 2013.

Concurso Polícia Civil PC-RR

O último concurso da Polícia Civil de Roraima foi aberto em 2018, com 330 vagas para todos os cargos da instituição (Delegado, Perito, Agente, Escrivão etc).

Santa Catarina (SC)

Concursos Policiais em Santa Catarina

Soldado PM-SC

O concurso mais recente da Polícia Militar de Santa Catarina ocorreu em 2019 para soldado PM. O certame foi organizado pelo INCAB.

Oficiais PM-SC

Se seu interesse é na carreira de oficial da PM de Santa Catarina, tome como referência o edital do último concurso, ocorrido em 2017. Com 70 vagas disponibilizadas, o concurso foi organizado pelo Instituto Barriga Verde.

Concurso PC-SC

Em 2017 a Polícia Civil de Santa Catarina realizou um amplo concurso para os diversos cargos da instituição. Foram 200 vagas disponibilizadas no certame.

São Paulo (SP)

Concursos Policiais em São Paulo

Soldado PM-SP

A Fundação Vunesp organizou o concurso mais recente da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Com 2700 vagas, o concurso ocorreu em 2019.

Oficiais PM-SP

Em 2019 também ocorreu o mais recente concurso de oficiais da PM paulista. Com 190 vagas oferecidas, o Concurso para o Curso de Formação de Oficiais também ocorreu em 2019.

Concurso PC-SP

Já está autorizado um novo concurso para a Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCESP), com nada mais nada menos que 600 vagas. O último concurso da Polícia Civil paulistana ocorreu em 2018.

Sergipe (SE)

Concursos Policiais em Sergipe

Soldado PM-SE

2018 foi um ano importante para quem buscou uma vaga na Polícia Militar de Sergipe. Para o cargo de Soldado PMSE foram oferecidas 300 vagas, num edital organizado pela IBFC.

Oficiais PM-SE

Já o concurso 2018 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM sergipana abriu 30 vagas.

Concurso PC-SE

Os concursos para agente e escrivão da Polícia Civil de Sergipe ocorreram em 2014, com 120 vagas disponíveis. O concurso foi organizado pela IBFC.

Tocantins (TO)

Concursos Policiais no Tocantins

Soldado PM-TO

A Polícia Militar de Tocantins abriu 1.000 vagas para o concurso de Soldado em 2018. A organizadora da prova foi a AOCP.

Oficiais PM-TO

Também em 2018 a PM tocantinense abriu o concurso para o Curso de Formação de Oficiais. Na ocasião, 40 vagas foram oferecidas.

Concurso PC-TO

Em 2014 a Polícia Civil do Tocantins realizou seu concurso para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista. Ao todo, 298 vagas foram oferecidas.