Saudações, concurseiros policiais de São Paulo! Como vão os estudos? Hoje vamos falar sobre uma grande oportunidade: o Concurso da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo 2016 – Concurso SAP-SP 2016. Veja abaixo a autorização publicada pelo Governador do Estado de São Paulo no Diário Oficial:
Isso mesmo: estão autorizadas 1.034 vagas para agente de segurança penitenciária, 265 vagas para oficial administrativo, 252 vagas são para o cargo de médico. As demais oportunidades são para psicólogo (42 vagas), terapeuta ocupacional (5 vagas), pedagogo (5 vagas) e analista administrativo (25 vagas), todos de nível superior e para o cargo de técnico de enfermagem (51 vagas), de nível médio/técnico.
Neste artigo vamos focar no cargo de natureza policial: agente de segurança penitenciária, que disponibiliza 1.034 vagas de nível médio.
Exigências do Concurso SAP-SP 2016
Já que o edital ainda não saiu, embora tenha projeção para ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano, precisamos considerar o edital do último concurso, que ocorreu em 2014. As exigências para assumir o cargo de Agente de Segurança são as seguintes:
- Ter 18 (dezoito) anos de idade, no mínimo, na data da posse.
- Ter 69 (sessenta e nove) anos de idade, no máximo, na data da posse.
- Possuir Ensino Médio Completo ou equivalente, ministrado por escola oficialmente reconhecida (na data da posse).
Lembrando que assumir o cargo depende da sua aprovação nas seguintes fase do Concurso SAP-SP 2016:
- Prova Objetiva.
- Prova de Condicionamento Físico
- Prova de Aptidão Psicológica
- Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada e Investigação Social.
Vantagens e trabalho do Agente de Segurança Penitenciária
O salário inicial do Agente de Segurança Penitenciária é de R$3.267,39 mil reais. As atribuições do Agente de Segurança são as seguintes:
- Registrar a inclusão de presos.
- Orientar os presos recém-chegados, explicando-lhes o uso das celas e dos diversos utensílios, bem como as disposições regulamentares da Unidade.
- Recolher os presos, escoltando-os até as celas e trancando-os com chaves de segurança.
- Fazer a chamada dos presos, para constatar possíveis faltas e providenciar as medidas que se fizerem necessárias;
- Abrir e fechar as portas das celas, utilizando chaves de segurança para liberar os presos para o cumprimento dos deveres na Instituição e atendimento de determinação superior.
- Vigiar e acompanhar os presos nas celas, no trabalho, nos exercícios físicos, na hora das refeições, nas visitas a médicos, dentistas, psicólogos, observando atentamente seu comportamento a fim de evitar rebeliões, agressões, fugas e outras infrações disciplinares.
- Examinar as permissões para entrada e saída de pessoas estranhas, observando, rigorosamente, os critérios adotados pela Unidade para verificação da autenticidade das mesmas.
- Efetuar revistas pessoais nos visitantes dos presos e demais pessoas que adentram na Unidade, bem como nos objetos e pertences para apreender os que forem proibidos ou suspeitos.
- Revistar e registrar a entrada e saída de viaturas, para impedir a transgressão das normas fixadas pela Unidade.
- Realizar revistas nas dependências interiores dos Estabelecimentos para fiscalização e apreensão de objetos proibidos pelo regulamento interno.
- Tomar providências quando do surgimento de desafetos entre presos recolhendo-os às celas disciplinares.
- Comunicar os casos de incêndio, desordem, tentativa de fuga, evasão e quaisquer ocorrências que caracterizem infração disciplinar ou irregularidade, frente às normas do Estabelecimento.
- Observar a movimentação dos presos internos em unidades do sistema prisional.
Segundo o edital do último concurso, a jornada de trabalho é de 12 horas seguidas de trabalho por 36 horas seguidas de descanso.
O que estudar para o Concurso SAP-SP 2016
Para ter uma preparação consistente, é fundamental estudar especificamente o que está previsto no edital. Veja qual é o conteúdo programático que você deve priorizar, sempre observando o edital do último Concurso SAP-SP:
Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.
Conhecimentos Gerais
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2013, divulgados na mídia local e/ou nacional. Questões relacionadas à Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 e ao Decreto n° 58.052, de 16 de maio de 2012. Noções de Administração Pública e de Informática, nos termos do que dispõe o artigo 29 do Decreto 60.449, de 14.05.2014.
Materiais de estudo para o Concurso SAP-SP 2016
Como sempre faço aqui no Concurso Policial, vou indicar alguns materiais de estudo para você aprofundar sua preparação no Concurso SAP-SP 2016, sempre lembrando que é recomendável ter um material (apostila ou curso) completo construído com base no edital. Vamos lá:
- Material gratuito de Português sobre classes de palavras (pegue aqui).
- Material gratuito de Matemática sobre geometria (pegue aqui).
- Portal sobre a Lei 12.527 (acesse aqui).
- Apostila completa com todo o conteúdo do concurso (pegue aqui).
Lembre-se: estudar com antecipação é imprescindível para que seus resultados sejam significativos, afinal, a maioria dos candidatos esperam o edital ou o prazo das inscrições surgirem. A hora é agora!
Quer mais conteúdo?
Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: