Vai fazer o concurso da polícia para mudar de emprego depois? Leia isto. - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Carreira Policial

Vai fazer o concurso da polícia para mudar de emprego depois? Leia isto.

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Vai fazer o concurso da polícia para mudar de emprego depois? Leia isto.
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Você está fazendo concurso para a polícia com a intenção de deixá-la em breve, tão logo consiga outro emprego que satisfaça suas ambições – financeiras e até mesmo vocacionais? Neste texto vou falar um pouco desse tipo de projeto, e quais são os riscos envolvidos com esse uso “descartável” da profissão policial.

O candidato que faz o concurso para a polícia com a intenção de buscar outras carreiras, geralmente o faz por necessidades e ambições financeiras. Não se veem como policiais, mas são atraídos pela estabilidade do cargo público, principalmente porque as polícias tendem a abrir concursos com mais frequência e vagas que as demais organizações.

Mas minha experiência diz que a maioria daqueles que inicialmente têm a intenção de sair da corporação policial acabam ficando, por alguma das razões a seguir:

  • Não conseguem a aprovação em um concurso mais satisfatório;
  • As exigências do trabalho na polícia e a dinâmica do serviço limitam a capacidade de se dedicar aos estudos;
  • Acabam se acostumando e se acomodando com a profissão.

É importante frisar, para aqueles que vêem o ofício policial como “ponte” para outro emprego, que é perigoso confundir vontade de sair com falta de vontade de trabalhar. Você não vai conseguir se omitir nas missões que lhe serão atribuídas: as ocorrências policiais acontecerão independentemente da sua motivação, vocação ou interesse. O que importa, na prática, é estar preparado para atuar.

Não é antiético querer sair da instituição policial, visando horizontes profissionais que lhe sejam mais favoráveis. Existem certos “vocacionados”, que confundem a atividade policial com a prática de abusos, que são menos desejados nas polícias do que aqueles que querem “passar uma chuva”, mas que cumprem seus papéis de maneira adequada.

Se você quer entrar na polícia considerando-a um primeiro degrau na sua jornada pelo funcionalismo público, lembre-se: a polícia vai exigir de você o mesmo que exigirá dos demais policiais. Se estiver disposto a atuar com honestidade, dedicação e profissionalismo, será bem-vindo.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: