Concurso PMPE com 1.500 vagas: saiba como se preparar!

Concurso da Polícia Militar de Pernambuco

Atenção: Veja aqui tudo sobre o próximo Concurso PM-PE!

Saudações concurseiros policiais pernambucanos!

Encontramos uma informação preciosa para quem está interessado em ingressar na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Está confirmado para ainda este ano o edital do concurso com 1.500 mil vagas, uma chance e tanto para quem quer ser soldado da PMPE.

Veja o que foi publicado no site do Governo de Pernambuco, numa matéria sobre uma solenidade em que o Governador participou:

Ainda durante a solenidade, o governador reafirmou o compromisso com a realização de um novo concurso público para preenchimento de 1.500 vagas. ‘Tão logo a gente tenha condições de nomear, assim que melhorarmos o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, vamos fazer isso. A segurança é uma área prioritária’, argumentou Paulo Câmara. A expectativa é de que o edital para realização do certame seja publicado ainda este ano e as provas ocorram em 2016. O novo grupo de policiais deverá reforça a segurança no interior do Estado.

REPETINDO: “A expectativa é de que o edital para realização do certame seja publicado ainda este ano“.

A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: como se preparar para o Concurso de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco e garantir a aprovação? Vou lhe dar algumas dicas neste artigo. Vamos lá!

O último concurso de soldado PMPE

É essencial para ter uma boa base de estudos para o próximo concurso de soldado considerar o concurso anterior (2009). Vale lembrar que o seguinte conteúdo programático foi cobrado:

Língua Portuguesa

1. Análise de textos, objetivando reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. O argumento principal defendido pelo autor; 1.3. O objetivo ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que desempenham; 2. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 3. Categorias Gramaticais: funcionalidade no texto. 4. Flexão nominal e verbal. Concordância Nominal e Verbal. Regência nominal e verbal. Uso do sinal indicativo de crase.

Matemática

1. Múltiplos e Divisores (M.M.C e M.D.C.);2. Números Inteiros;3. Números Racionais; 4. Equações do 1º Grau. Sistema de Equação do 1º Grau, Problemas do 1º Grau; 5. Sistema de Medidas; 6. Razão e Proporção, Regra de Três Simples e Composta; 7. Porcentagem.

Geografia

1. População: Crescimento, Distribuição, Estrutura e Migrações; 2. Urbanização Brasileira; 3. O clima na Região Nordeste;4. As Regiões de Pernambuco Sertão, Agreste e Mata; 5. A Economia de Pernambuco; 6. O Mercado Importador e Exportador de Pernambuco;7. A Região Metropolitana de Recife;10. Blocos econômicos: Mercosul, União Européia, Nafta e Alca.

História

1. Invasões Holandesas em Pernambuco; 2. A Revolução Pernambucana de 1817; 3. Independência do Brasil; 4. A Abolição da Escravatura; 5. A política do café com leite; 6. A Era Vargas;7. Os Governos Militares; 8. O Brasil Atual.

Conhecimentos de Direito Constitucional

1. Dos Direitos e Garantias Fundamentais; 2. Conceitos; 3. Destinatários dos Direitos Fundamentais e princípio da Universalidade; 4. Relativização e Restrições aos Direitos Fundamentais; 5. Dos Direitos Fundamentais em Espécie; 6. Direito à vida; 7. Direito à Liberdade; 8. Princípio da Igualdade (Art. 5° I); 9. Princípio da legalidade e da Anterioridade Penal (Art. 5° ll, XXXIX); 10. Liberdade da Manifestação do Pensamento (Art. 5° lV);11. Inviolabilidade da Intimidade. Vida Privada, Honra e Imagem (Art. 5° X); 12. Inviolabilidade do Lar (Art. 5° XI); 13. Sigilo de Correspondência e de Comunicação (Art. 5° XII); 14. Liberdade de Locomoção (Art. 5° XV); 15. Direito de Reunião e de Associação (Art. 5° XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI); 16. Direito de Propriedade (Art. 5° XXII e XXIII); 17. Vedação ao Racismo (Art. 5° XLII); 18. Garantia às Integridades Física e Moral do Preso (Art. 5° XLIX); 19. Vedação às Provas Ilícitas (Art. 5° LVI); 20. Princípio da Presunção de Inocência (Art. 5° LVII); 21. Privilégio Contra a AutoIncriminação (Art. 5° LXIII).

***

Não é um conteúdo muito grande. Dá para focar na preparação desde já e garantir um bom diferencial. Mesmo porque, em concursos com conteúdo programático mais acessível a tendência é que a diferença entre os aprovados e os reprovados seja de poucas questões.

Iniciando a preparação

Concurso Soldado PMPE

Sugiro que você comece seus estudos testando seus conhecimentos com a prova do concurso de soldado PMPE 2009. Pegue aqui a prova completa e o gabarito!

Com esse primeiro teste você já terá uma noção boa de quais assuntos precisa se aprofundar. Repita a resolução da prova em outras ocasiões, para acompanhar suas evoluções.

Outra dica importante é responder outras questões da organizadora, que ainda será escolhida. Enquanto isso não está definido ainda, pegue provas da UPENET, que organizou o concurso de 2009, similares à de soldado PM, como a de Agente Penitenciário (prova e gabarito).

Mais alguns materiais

Observando o conteúdo programático, percebe-se que boa parte dele você consegue estudar agora, gratuitamente, precisando apenas de tempo e disposição para se dedicar.

Algumas dicas:

Concluindo…

Neste momento, o importante é que você comece a estudar, mesmo que seja pouco. Tente criar uma rotina diária para estar afiado quando o edital sair. Esse diferencial é fundamental para alcançar a aprovação.

Em breve trarei mais novidades. Até a próxima!

😉

10 Comentários


  1. Quero ser policial civil para combater a criminalidade com responsabilidade e respeito a minha farda..


  2. Falta Policias bons nas ruas, pois vejo cada coisa cause desisto do meu sonho mais pensei bem, vou ensina a esses Pest%& como e ser um PL de verdade.


  3. Gente alguma previsão para o concurso dr oficial da policia militar? Aguardo!!


  4. Eu quero ser policial
    Mais a minha idade
    Eu acho que não da mais
    Quero ser um policial assim
    Desfasado pq eu beijo
    Muitos bandidos
    Nas ruas mais meus estado e pouco
    Mais sou muito emteligente
    Si mim esprica eu fasso
    Oq tem de fazer por favor
    Eu quero ajuda a prender criminosos
    Que eu beijo eu tenho
    38 anos por favor deixe eu ser policial
    Não vou decepciona vcs auguem fala como eu quero ser da policia


  5. Quem for fazer o concurso da polícia civil de pernambuco, pode treinar com o grupo WELFARE TRAINER RECIFE. Eu indico. professores com alunos aprovados em PM, Civil, GM, PF. Joga no google que acha!


  6. Gostaria de saber se possui mais materiais para estudo do Concurso PMPE2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *