Concurso PMMG 2015 – Edital de soldado PMMG!


Concurso Soldado PMMG 2015

Já tínhamos anunciado aqui no Concurso Policial a abertura do Concurso para a Polícia Militar de Minas Gerais 2015 – Soldado PMMG. Como sabemos, a PMMG estará em ritmo frenético de contratação nos próximos anos, com 9.000 mil vagas previstas, o que nos indica que vale a pena começar a estudar para o próximo concurso e, mesmo com uma reprovação, focar nos próximos certames (que geralmente possuem o mesmo conteúdo programático).

Neste artigo vamos lhe dar todas as informações que você precisa para sair na frente da concorrência do Concurso PMMG que acaba de ter o edital lançado com 1.410 vagas, sendo 1.269 vagas para o sexo masculino e 141 vagas para o sexo feminino.

Vejam os tópicos que vamos tratar:

  • Exigências do Concurso PMMG
  • Atribuições do cargo de Soldado PM
  • Salário e benefícios do Soldado PMMG
  • Fases do Concurso PMMG
  • O que cai no Concurso PMMG
  • Cronograma de inscrições e prova
  • Pacote de materiais

Se você ler cada tópico deste artigo ficará por dentro de tudo que é necessário para fazer o Concurso com tranquilidade e garantindo bons diferenciais da concorrência.

Como começar a estudar para o Concurso PMMG

O primeiro passo para iniciar sua jornada rumo ao cargo de Soldado da Polícia Militar de Minas Gerais é tendo acesso a um material de estudo completo, que tenha todos os assuntos previstos no conteúdo programático.

Isso ajuda não só você a ter acesso a um material de estudo, mas também evita que perca tempo estudando o que não faz parte do edital (a lei que define os detalhes do Concurso).

Só um material específico sobre o Concurso PMMG pode lhe ajudar nesse sentido. Aqui no Concurso Policial estamos sugerindo, para início da sua preparação, a Apostila Preparatória a seguir, que contém tudo que vai cair no Concurso. O legal é que ela tem o melhor custo/benefício do mercado.

Pegue agora sua apostila preparatória completa (disponível em PDF)!

Com a apostila em mãos, você poderá pegar também os materiais complementares que oferecemos no final deste artigo. Acredite: a combinação desses materiais será de grande valor para a sua preparação.

Exigências do Concurso PMMG

Para se tornar um soldado da Polícia Militar de Minas Gerais você precisa preencher os seguintes requisitos:

a) ser brasileiro(a);

b) possuir, no mínimo, ensino médio completo (2º grau), ou equivalente;

c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

d) ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade, o que implica ter nascido no período compreendido entre 01/03/1986 a 01/03/1998, comprovados no início do curso previsto para o dia 01 de março de 2016;

e) possuir idoneidade moral;

f) ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);

g) ter sanidade física e mental;

h) ter aptidão física;

i) ser aprovado em avaliação psicológica;

j) não apresentar tatuagem visível quando em uso dos diversos uniformes da Polícia Militar, previstos no art. 38, do Regulamento de Uniforme e Insígnias da Polícia Militar (RUIPM), ou ainda que não visível, mas que tenha, por seu significado, incompatibilidade com o exercício das atividades de policial militar;

k) não ter sido demitido da PMMG, de outra instituição militar ou Força congênere; não ter dado baixa no “mau comportamento”, na vigência do Regulamento Disciplinar da PMMG ou no conceito “C” na vigência do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais; não ter sido exonerado ou demitido da PMMG ou do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais com base no art. 146, incisos II, III, IV ou V, letra “a” e “caput” do art. 147, da Lei 5.301, de 16 de outubro de 1969.

Atribuições do Cargo de Soldado PMMG

Concurso PMMG - Soldados PMMG
Policiais Militares de Minas Gerais em serviço. Foto: PMMG

Basicamente, o soldado da Polícia Militar de Minas Gerais tem como função promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros). Para tanto, a atuação do soldado compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras:

a) realizar policiamento ostensivo fardado;

b) executar atividades operacionais diversas;

c) atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública;

d) redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos;

e) estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública;

f) formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade;

g) pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais;

h) conduzir viaturas da PMMG, se habilitado em CNH de qualquer categoria e credenciado.

Se você for aprovado no Concurso PMMG, deverá trabalhar tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos).

Veja a atuação da Polícia Militar de Minas Gerais nas ruas:

Salário e benefícios do Soldado PMMG

A remuneração básica inicial para o Soldado 2ª classe da PMMG é de R$ 3.049,05 mil reais. A carga horária semanal de trabalho dos militares estaduais é de quarenta horas semanais.

Lembrando que, periodicamente, o policial militar é promovido. A primeira promoção é para Cabo PM, seguindo a de Sargento PM e assim sucessivamente.

Fases do Concurso PMMG

O concurso de soldado da Polícia Militar de Minas Gerais está dividido em quatro fases:

  • 1ª fase: provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa);
  • 2ª fase: exames de saúde (preliminares e complementares);
  • 3ª fase: teste de capacitação física (TCF);
  • 4ª fase: avaliações psicológicas e exame toxicológico.

O que cai na prova do Concurso PMMG

É muito importante você estar atento a todo o conteúdo programático do Concurso PMMG. Isso lhe ajuda a não estudar sem necessidade e a não deixar de estudar qualquer parte dos assuntos que vão cair na prova do concurso.

Para ter um material completo, com todo esse conteúdo reunido, basta clicar aqui!

Veja a quantidade de questões previstas:

a) 13 (treze) questões para língua portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto;

b) 07 (sete) questões para matemática;

c) 06 (seis) questões para geografia;

d) 06 (seis) questões para história do Brasil;

e) 04 (quatro) questões para conhecimentos de informática;

f) 04 (quatro) questões para direitos humanos.

g) Redação

Língua Portuguesa

1. Domínio da Expressão Escrita (redação). 2. Adequação Conceitual. 3. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 4. Seleção Vocabular. 5. Estudo de texto(s) (questões objetivas sobre textos de conteúdo literário ou informativo ou crônica). 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Pontuação. 9. Estrutura e Formação de Palavras. 10. Classes de Palavras. 11. Frase, Oração e Período. 12. Termos da oração. 13. Período Composto. 14. Funções sintáticas dos pronomes relativos. 15. Emprego de nomes e pronomes. 16. Emprego de tempos e modos verbais. 17. Regência Verbal e Nominal (crase). 18. Concordância Verbal e Nominal. 19. Orações reduzidas. 20. Colocação pronominal. 21. Estilística. 22. Figuras de Linguagem.

Matemática

1. Conjuntos numéricos (operações básicas, propriedades, múltiplos e divisores, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e radicais). 2. Polinômios (operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão). 3. Produtos notáveis. 4. Equações do 1º e 2º graus. 5. Inequações do 1º e 2º graus. 6. Sistemas de equações do 1º e 2º graus. 7. Sistema legal de unidade de medida. 8. Razões e proporções. 9. Grandezas diretas e inversamente proporcionais. 10. Regra de três simples e composta. 11. Funções. 12. Função exponencial. 13. Probabilidade. 14. Matemática financeira.

Geografia

Geografia Geral: 1. O espaço natural e econômico. 2. Orientação, localização, representação da Terra e fusos horários. 3. Características e movimentos. 4. Evolução da Terra. 5. Relevo terrestre e seus agentes. 6. A atmosfera e sua dinâmica. 7. Geopolítica. 8. Atualidade. 9. Política. 10. Conflitos. 11. Globalização. 12. Cartografia. 13. Educação Ambiental. Geografia do Brasil: 1. Tempo. 2. Clima. 3. Aspectos demográficos: conceitos fundamentais. 4. Comércio. 5. Recursos naturais e extrativismo mineral. 6. Fontes de energia. 7. Indústria. 8. Agricultura. 9. Regiões Brasileiras: aspectos naturais, humanos, políticos e econômicos.

História do Brasil

1. A Era Vargas. 2. A terceira República. 3. O Regime Militar e A Nova República. 4. Situação econômica pós 1964. 5. Redemocratização do país. 6. Diretas Já. 7. A Nova República. 8. Governo Sarney. 9. Governo Collor. 10. Governo Itamar e a eleição de Fernando Henrique Cardoso. 11. Governo Fernando Henrique Cardoso. 12. Eleição e primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 13. A sociedade brasileira na atualidade.

Informática

1. Conceitos Básicos de Computação: computadores, componentes de hardware e software de computadores. 2. Sistema operacional Windows 7 e Linux: Introdução, arquivos, pastas, navegador, correio eletrônico, principais programas, compartilhamentos, impressão e áreas de transferência. 3. Conhecimentos de Processadores de texto (Microsoft Office Word/open Office writer): operações básicas, digitação de textos, formatação, cabeçalho, rodapé e tabelas. 4. Conhecimentos de Planilha Eletrônica (Microsoft Office Excel/open Office 32alç): operações básicas, fórmulas, funções, pastas e formatação. 5. Noções de rede de computadores: conceitos e serviços relacionados à Internet, tecnologias e protocolos da internet, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet. 6. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação na internet e correio eletrônico. 7. Conceitos básicos sobre os principais aplicativos comerciais para antivírus e procedimentos de segurança. 8. Noções de software livre/licenciamento.

Direitos Humanos

1. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2. Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 5º ao 7º e Art. 14. 3. Lei nº 4.898, de 09 de dezembro de 1965, regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos casos de abuso de autoridade: Art. 1º ao 6º. 4. Lei nº 9.455, de 07 de abril de 1997, define os crimes de tortura e dá outras providências. 5. Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999, estabelece normas para a organização e a manutenção de programas especiais de proteção a vítimas e a testemunhas ameaçadas: Artigos 1º ao 15. 6. Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Art. 1º ao 7º. 7. Lei Federal nº 9.459, de 13 de maio de 1997 ( altera os artigos 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça e cor, e acrescenta parágrafos ao art. 140, do Decreto-lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940).

Redação

A prova Dissertativa (redaçã0) é de caráter eliminatório, e consiste na redação de tema que será fornecido no momento da prova. A redação deverá conter, no máximo, 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 120 (cento e vinte) palavras, tendo valor de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:

a) ortografia: 20 (vinte) pontos;

b) morfossintaxe: 20 (vinte) pontos;

c) pontuação: 20 (vinte) pontos;

d) conteúdo: 40 (quarenta) pontos.

Cronograma do Concurso PMMG

Abaixo você confere todo o cronograma do Concurso da Polícia Militar de Minas Gerais:

Cronograma Concurso PMMG

Pacote de Materiais para o Concurso PMMG

Selecionamos um pacote de material muito interessante para você – um complemento à apostila preparatória completa que você já deve ter adquirido.

Neste pacote de material você vai encontrar:

  • Material de Direitos Humanos
  • Material de Português
  • Material de Matemática
  • Material de História e Geografia
  • Material de Informática
  • Edital do Concurso
  • Prova Anterior

Acesse agora todos esses materiais!

 

Fique atento ao Concurso Policial para obter mais dicas, novidades e material de estudo sobre este concurso!