Concurso PMSC - Análise Completa com Materiais e Dicas - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

PMSC

Concurso PMSC - Análise Completa com Materiais e Dicas

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Concurso PMSC - Análise Completa com Materiais e Dicas
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Um dos mais importantes concursos policiais no sul do país é o concurso de Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina. Por isso, trago neste artigo todos os detalhes sobre o Concurso PMSC, para que você possa iniciar uma preparação de qualidade.

Além de analisar os requisitos e etapas do concurso, dou dicas de materiais para desenvolver uma preparação de qualidade.

Caso surja alguma dúvida ao longo da leitura, deixe um comentário. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos lá.

Concurso PMSC 2020

Concurso PMSC 2020

O concurso mais recente para Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina ocorreu em 2019. Ao todo, foram 1.000 vagas disponibilizadas, sendo 800 para candidatos do sexo masculino e 200 para candidatas do sexo feminino.

A banca organizadora foi o Instituto Carlos Augusto Bittencourt (INCAB). O momento é ideal para iniciar uma preparação de longo prazo, aumentando as chances de aprovação no próximo concurso.

Atribuições do Soldado PMSC

Atribuições do Soldado PMSC

Mas antes de começar os estudos para o concurso de soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, vale conhecer as atribuições do Soldado PMSC.

O Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, ordinariamente, desempenha as atribuições da missão constitucional de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. Além disso, poderá desempenhar funções inerentes a atividades administrativas internas.

O Soldado atua em atividades relacionadas à segurança pública, em ações e operações policiais-militares diversas, em conformidade com as normas
expedidas pela Corporação.

Caso seja aprovado no concurso, você irá trabalhar em contato cotidiano com o público, de forma individual ou em grupo, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, em horários diversos (diurno e noturno ou em rodízio de turnos), em qualquer dia da
semana.

Importante lembrar que você também vai atuar em condições de pressão e de risco de vida, por intrínseco à sua rotina de trabalho. Terá que utilizar e suportar o peso de equipamentos e armas de uso cotidiano, tais como colete
balístico, cinto de guarnição, pistola e carregadores sobressalentes, carabina e carregadores sobressalentes, entre outros.

E aí, pronto para a missão?

Requisitos do Concurso PMSC

Requisitos para ser soldado da PM de Santa Catarina

Agora veja os principais requisitos para se tornar PM em Santa Catarina:

  • Possuir altura não inferior a 1,65 (um metro e sessenta e cinco centímetros) para candidatos do sexo masculino e 1,60 (um metro e sessenta centímetros) para candidatos do sexo feminino, a ser aferida na etapa de Avaliação de Saúde.
  • Não ter completado a idade máxima de 30 (trinta) anos até o último dia de inscrição no concurso público, a ser verificada mediante documento de identificação;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de qualquer categoria, ou Permissão para Dirigir (PPD), devendo uma ou outra estar válida na data da posse;
  • Comprovar ser possuidor do diploma de curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento, com registro pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada.

O que cai na prova

Prova PMSC

Agora confira o conteúdo programático, as disciplinas previstas para a prova do Concurso PMSC:

  • Língua Portuguesa – 10 questões, valendo 0,25 pontos (Total de 2,5);
  • Informática – 08 questões, valendo 0,25 pontos (Total de 2,0);
  • Raciocínio Lógico – 08 questões, valendo 0,25 pontos (Total de 2,0);
  • Noções de Direito Constitucional – 08 questões, valendo 0,25 pontos (Total de 2,0);
  • Noções de Direito PENAL 08 questões, valendo 0,25 pontos (Total de 2,0);
  • Noções de Direito Processual Penal – 08 questões, valendo 0,25 pontos (Total de 2,0);
  • Legislação Institucional – 08 questões, valendo 0,25 pontos (Total de 2,0).

TOTAL = 68 questões, valendo 14,5 pontos.

Redação

Você também precisará fazer uma redação, texto dissertativo entre 20 e 30 linhas, valendo 5,5 pontos. O tema é ligado à área da segurança pública.

Avaliação Psicológica

Psicoteste PMSC

A Avaliação Psicológica nada mais é que um processo técnico-científico que utiliza métodos para demonstrar evidências de validade para descrição dos aspectos psicológicos compatíveis com o desempenho do candidato em relação às atividades e tarefas do cargo.

Entre outras coisas, o Psicoteste avalia sua disposição para o trabalho, seu nível de agressividade, responsabilidade e disciplinas.

Teste Físico do Concurso PMSC

TAF do Concurso PMSC

Já a Avaliação Física consiste na aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF), que se destina a aferir tecnicamente a capacidade, o condicionamento e aptidão física do candidato, atributos necessários e que deverão ser
compatíveis com a realização do curso de formação (que conta com aulas e atividades teóricas e práticas extenuantes) e com o adequado exercício das atribuições do cargo/função Policial-Militar.

Veja quais são os testes exigidos:

  • Flexão de braço na barra fixa (Masculino)
  • Desenvolvimento militar (Feminino)
  • Apoio de quatro tempos (meio sugado)
  • Abdominal remador
  • Velocidade (corrida de 100 metros)
  • Teste de Cooper (corrida de 12 minutos)

Avaliação de Saúde e Exame Toxicológico

Exame médico - Concurso PMSC

Outra importante etapa no concurso de soldado da Polícia Militar de Santa Catarina é a Avaliação de Saúde. Nela a Corporação vai verificar as condições fisiológicas dos candidatos para exercer a função.

Nesta etapa é detectada a existência, ou não, de enfermidades que possam tornar o candidato inapto para ser soldado PM. Também é feito um exame toxicológico, para verificar se o candidato consumiu substâncias ilegais.

Investigação Social

Investigação Social - PMSC

Por fim, a investigação social, que visa avaliar a conduta irrepreensível e a
idoneidade moral inatacável dos candidatos, atributos exigíveis para o provimento no cargo de Soldado da PMSC.

Essa etapa é baseada na avaliação sistêmica dos aspectos da vida em sociedade dos candidatos, com vistas a apurar as condicionantes de adequação ou inadequação de seus hábitos e comportamentos no âmbito social, funcional, civil e criminal.

A investigação também apura eventuais inadequações que possam comprometer sua atuação e imparcialidade no cumprimento das diversas missões constitucionais e legais da PMSC.

Apostilas e videoaulas para o Concurso PM-SC

Cursos e apostilas para o concurso de soldado PMSC

Na sua preparação para o Concurso de soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, é importante buscar materiais que tenham sido construídos com base no edital do concurso, dando ênfase ao que é prioritário na prova.

Como o mercado de materiais está cada vez mais saturado, e recebo muitas perguntas sobre a escolha dos conteúdos para estudar, sempre trago dicas de materiais que considero interessantes, a partir dos seguintes critérios:

  • Materiais completos (com todo o conteúdo do edital)
  • Materiais confiáveis, com histórico de aprovação
  • Materiais atualizados

Minhas sugestões para o Concurso PM-SC são os três materiais a seguir, que têm se destacado tanto pela qualidade quanto pelo custo/benefício:

CURSO/APOSTILANOTACARACTERÍSTICAMATERIAL PM-SC
Estratégia Concursos9,5Material de altíssimo desempenho. Líder em aprovação. Além de videoaulas, tem PDFs muito bons.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Gran Cursos Online9,0Material de altíssimo desempenho. Videoaulas de muita qualidade.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Nova Concursos8,0Material de excelente custo/benefício, mas de boa qualidade. Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!

Saiba o que considero bons materiais para concurso.

Deixe seu comentário com sugestões de publicações e materiais aqui no site. Faço questão de responder cada pergunta na primeira oportunidade que aparece.

Seguimos conversando!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: