Concurso PM-ES - Análise do Edital, materiais e dicas atualizadas - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

PMES

Concurso PM-ES - Análise do Edital, materiais e dicas atualizadas

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Concurso PM-ES - Análise do Edital, materiais e dicas atualizadas
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Se você quer se tornar soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, fique atento a todos os detalhes deste artigo, em que vou esclarecer todas as regras, requisitos e etapas do Concurso PM-ES.

Aqui você vai entender tudo que precisa para passar na PMSE, além de verificar o conteúdo programático (o que cai na prova) e dicas de materiais para uma preparação consistente.

Caso surja alguma dúvida ao longo da leitura, deixe um comentário. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos lá.

O Concurso PM-ES 2020

Concurso PM-ES 2020

O último concurso da Polícia Militar do Espírito Santo ocorreu em 2018, abrindo 250 vagas de Soldado PM, num certame organizado pela AOCP. Desde então, existe a expectativa para que a corporação realize um novo concurso, já que o aumento de efetivo policial-militar continua sendo necessário. O concurso, inclusive, foi previsto na Lei Orçamentária do Estado.

Para estar preparado quando o novo edital sair, é fundamental iniciar imediatamente uma preparação de qualidade, com antecipação e planejamento.

Requisitos para ser Soldado da PM-ES

Requisitos do Concurso de Soldado da PM do Espírito Santo

Antes de tudo, é essencial saber quais são os requisitos do concurso de Soldado da Polícia Militar do Espírito Santo. Ao cumprir cada um deles você tem a certeza que, caso seja aprovado vai ingressar na corporação. Saiba quais são os principais:

  • Ter nível médio de escolaridade, devidamente comprovado por meio de diploma, certificado ou declaração, reconhecido legalmente por Secretaria da Educação de qualquer das Unidades Federativas do país, ou pelo Ministério da Educação e Cultura;
  • Ter altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir automóvel, no mínimo na categoria “B”;
  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade na data de matrícula no Curso de Formação e, no máximo, 28 anos de idade no primeiro dia de inscrição no concurso.

Atribuições do Soldado PM-ES

O trabalho do Soldado PM-ES

Você sabe qual são as atribuições do Soldado da PM do Espírito Santo? Esse será o seu trabalho quando for aprovado no concurso:

  • Policiamento ostensivo geral, preventivo e repressivo, em área urbana e rural, nos processos de policiamento motorizado, a pé, ciclístico, aéreo, dentre outros executados pela Instituição;
  • Policiamento especializado, em seus diversos tipos, tais como policiamento de trânsito urbano e rodoviário, ambiental, montado, de guarda, de eventos, de choque e de missões especiais, dentre outros tipos de policiamento executados pela Instituição;
  • Condução de viaturas policiais;
  • Atendimento e condução de ocorrências policiais decorrentes das ações e operações de policiamento;
  • Elaboração de boletins de ocorrência;
  • Cumprimento de planos, normas e ordens emanadas pelo escalão superior da Instituição, pautando-se pela disciplina, hierarquia, equilíbrio emocional, honestidade, cooperação e comprometimento;
  • Suporte de comando dos escalões hierárquicos imediatamente superiores, dentro dos limites de sua competência;
  • Observância constante dos valores, da ética e dos deveres policiais militares;
  • Desempenho de outros tipos de policiamento e atividades inerentes à Instituição, observando os demais princípios, normas e encargos aplicáveis na condição de militar estadual, dentro dos limites de competência de sua respectiva graduação.

E então, pronto para exercer essas funções?

O que cai na prova do Concurso PM-ES

Prova do Concurso PM do Espírito Santo

Se quiser começar a se preparar para o concurso de soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, deve considerar os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa – 20 questões/pontos;
  • Raciocínio Lógico e Matemático – 20 questões/pontos;
  • Noções de Informática – 10 questões/pontos;
  • Conhecimentos Específicos – 30 questões/pontos.
  • Total = 80 pontos

A prova de conhecimentos específicos (legislação) traz mais questões/pontos que as demais, devendo ser priorizada, portanto.

Redação

Também está previsto no edital a prova discursiva, uma redação dissertativa valendo 40 pontos (aproximadamente 30% da pontuação geral no concurso).

Teste Físico (TAF) do Concurso PM-ES

Teste Físico do Concurso PMES

É sempre importante lembrar que o ingresso na Polícia Militar do Espírito Santo exige a aprovação não só na prova de conhecimentos, mas também no Teste de Aptidão Física.

Veja quais são as provas que você precisará fazer:

  • Flexão na barra fixa (masculino e feminino)
  • Abdominal remador (masculino e feminino).
  • Corrida: 2.800m (feminino) / 3.200m (masculino).

Verifique os índices no edital do concurso e comece imediatamente a se preparar.

Exame de Saúde

Exame de Saúde da PM do Espírito Santo

A etapa do exame de saúde é um conjunto de procedimentos médicos que considerar as condições do candidato exercer o cargo. A ideia é evitar que ingressem na corporação candidatos que eventualmente possuam algum tipo de enfermidade incapacitante.

Teste Psicológico

Psicoteste PMES

Outra etapa importante do concurso de soldado da PM do Espírito Santo é o Teste Psicológico, que nada mais é que um conjunto de procedimentos científicos que permite identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com as atribuições/perfil profissiográfico do cargo.

Através do psicoteste são selecionados os candidatos em função das atribuições/perfil adequados ao exercício do cargo de soldado da PM-ES.

Investigação Social

Investigação Social PM-ES

Outra etapa importante é a investigação social, que visa verificar se o candidato possui idoneidade moral necessária para ser Soldado da PMES.

As informações colhidas nessa etapa verificam se sua personalidade está de acordo com as obrigações e deveres impostos aos militares estaduais da Corporação.

Apostilas e Cursos para o Concurso PMES

Apostilas do Concurso PM-ES

Na sua preparação para o Concurso de soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, é importante buscar materiais que tenham sido construídos com base no edital do concurso, dando ênfase ao que é prioritário na prova.

Como o mercado de materiais está cada vez mais saturado, e recebo muitas perguntas sobre a escolha dos conteúdos para estudar, sempre trago dicas de materiais que considero interessantes, a partir dos seguintes critérios:

  • Materiais completos (com todo o conteúdo do edital)
  • Materiais confiáveis, com histórico de aprovação
  • Materiais atualizados

Minhas sugestões para o Concurso PM-ES são os três materiais a seguir, que têm se destacado tanto pela qualidade quanto pelo custo/benefício:

CURSO/APOSTILANOTACARACTERÍSTICAMATERIAL PM-PA
Estratégia Concursos9,5Material de altíssimo desempenho. Líder em aprovação. Além de videoaulas, tem PDFs muito bons.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Gran Cursos Online9,0Material de altíssimo desempenho. Videoaulas de muita qualidade.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Nova Concursos8,0Material de excelente custo/benefício, mas de boa qualidade. Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!

Saiba o que considero bons materiais para concurso.

Deixe seu comentário com sugestões de publicações e materiais aqui no site. Faço questão de responder cada pergunta na primeira oportunidade que aparece.

Seguimos conversando!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: