Concurso PM-BA: análise completa e atualizada! - Concurso Policial - o maior site sobre concursos policiais do Brasil

PMBA

Concurso PM-BA: análise completa e atualizada!

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Concurso PM-BA: análise completa e atualizada!
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Chegou a hora de falar sobre aquele que é um dos maiores concursos policiais do norte/nordeste: o Concurso de Soldado da Polícia Militar da Bahia – Concurso PM-BA.

Neste artigo vou analisar os principais pontos do edital mais recente do concurso, para que você entenda bem as regras do jogo e possa realizar a prova sem pendências.

Além dos requisitos e etapas do concurso, analisaremos o conteúdo programático e materiais para uma preparação de qualidade.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos esclarecer o que for necessário.

Vamos nessa!

Concurso PM-BA 2020

A prova do concurso de Soldado da Polícia Militar da Bahia foi realizado em janeiro de 2020, mas o concurso está suspenso por decisão judicial. A expectativa é que as etapas sejam retomadas e finalizadas, para que novos concursos sejam realizados.

O trabalho do Soldado PM-BA

Soldado PM-BA

Antes de tomar a decisão de realizar o Concurso PM-BA, é essencial que você entenda realmente qual é o trabalho desempenhado pelo soldado da Polícia Militar da Bahia.

Assim você evita frustrações e arrependimentos. Veja o que a própria corporação define com atribuições do cargo:

  • Executar o policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos;
  • Exercer a missão do policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos, preservação e restauração da ordem pública;
  • Atuar de maneira preventiva para dissuasão em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem;
  • Atuar de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem, e exercer a atividade de repressão criminal especializada;
  • Executar, quando designado, atividades de inteligência, de forma integrada com o Sistema de Inteligência, na forma da lei;
  • Participar, quando designado, de pesquisa, estatística e análise criminal, com vistas à ação policial-militar;
  • Garantir, quando designado, o exercício do poder de polícia aos órgãos públicos, especialmente os da área fazendária, sanitária, de proteção ambiental, de uso e ocupação do solo e do patrimônio cultural;
  • Atender à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção;
  • Integrar equipe que tenha por objetivo realizar vistorias e inspeções em estruturas e edificações utilizadas para eventos públicos, com vistas à segurança pública;
  • Instruir e orientar, quando designado, na forma da lei federal, as guardas municipais se assim convier à Administração do Estado e dos respectivos Municípios;
  • Exercer outras competências necessárias ao cumprimento da finalidade institucional da Polícia Militar da Bahia, no âmbito administrativo ou operacional. 

Remuneração

Durante o Curso de Formação de Soldados (CFSd) você terá direito a uma bolsa de estudos no valor de 01 salário mínimo.

Após a formatura, já como soldado da PM-BA, terá direito à remuneração inicial de R$ 3.410,00 depois de formado.

Requisitos do Concurso PM-BA

Requisito do Concurso Soldado PM-BA

Agora vamos analisar os principais requisitos para ingressar na carreira de soldado da Polícia Militar da Bahia. Sem cumprir essas exigências não será possível ingressar na Corporação:

  • Ter o mínimo de 18 (dezoito) e o máximo de 30 (trinta) anos de idade completos, comprovado por meio de documento de identidade atualizado, na data fixada para matrícula no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Considera-se com 30 (trinta) anos, o candidato que tenha até 30 (trinta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias no ato da matrícula no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia;
  • Possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B;
  • Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedido por Instituição de Ensino reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. 

O que cai na prova

Prova do Concurso Soldado PM-BA

Agora vejamos o conteúdo programático do concurso, para que você estruture uma preparação antecipada desde já:

Conhecimentos Gerais

A prova de conhecimentos gerais traz 50 questões de múltipla escolha, cada uma valendo 0,8 pontos. Veja as disciplinas:

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • História do Brasil
  • Geografia do Brasil
  • Atualidades
  • Informática

No total, a prova de conhecimentos gerais vale 40 pontos.

Conhecimentos Específicos 

Já a prova de conhecimentos específicos traz 30 questões, cada uma valendo 2,0 pontos. Veja quais são as disciplinas presentes na prova de conhecimentos específicos:

  • Direito Constitucional
  • Direitos Humanos
  • Direito Administrativo
  • Direito Penal
  • Igualdade Racial e de Gênero
  • Direito Penal Militar

Na prova de conhecimentos específicos temos 60 pontos sendo disputados.

No total, são 100 pontos na prova objetiva (conhecimentos específicos + conhecimentos gerais).

Veja o detalhamento do conteúdo programático no Edital do Concurso PMBA.

Redação 

Além da prova objetiva, você também precisará fazer uma prova discursiva. A redação do Concurso CFSd PMBA vale 100 pontos, tornando-a bastante valiosa para garantir um desempenho de alto nível.

Avaliação Psicológica – Psicoteste

Psicoteste do Concurso PMBA

Uma etapa importante no concurso de Soldado PM-BA é o psicoteste. O objetivo dessa etapa é aferir a personalidade, inteligência, funções cognitivas e outras habilidades de personalidade do candidato.

A avaliação psicológica irá definir se você possui características psicológicas compatíveis com o exercício da função policial-militar.

Teste de Aptidão Física

Teste de Aptidão Física (TAF)

Já o Teste de Aptidão Física (TAF), como o próprio nome diz, busca avaliar as condições físicas do candidato para exercer a profissão. Aqui você não concorre com os demais candidatos, apenas precisa alcançar os índices mínimos para ser aprovado (etapa eliminatória).

Veja quais são os índices para candidatos do sexo masculino e feminino:

Barra fixa dinâmica ou estática

  • Masculino: Dinâmico de Barra Fixa – 3 repetições;
  • Feminino: Estático de Barra Fixa – 10 segundos.

Corrida de velocidade (50 metros)

  • Masculino: 08 segundos;
  • Feminino: 09 segundos e 20 centésimos.

Corrida em 2.400 metros

  • Masculino: 13 minutos;
  • Feminino: 15 minutos.

Exames Médicos e Odontológicos

Exame Médico PMBA

Essa etapa serve para verificar se o candidato tem alguma condição fisiológica que o incapacita para o exercício da função policial-militar. Por conta da natureza da atividade, é recomendável que candidatos com algumas patologias não ingressem na Corporação.

Investigação Social

Sindicância Social

Por fim, a investigação social, que nada mais é que a análise da vida pregressa do candidato, do ponto de vista moral e social. A ideia é avaliar a conduta daqueles que pretendem ingressar na PMBA.

A base para essa etapa é a necessidade de recrutar candidatos com padrão ético de acordo com o exercício da função.

Os melhores materiais para o Concurso PM-BA

Apostila e curso Concurso PM-BA

Na sua preparação para o Concurso de soldado da Polícia Militar da Bahia, é importante buscar materiais que tenham sido construídos com base no edital do concurso, dando ênfase ao que é prioritário na prova.

Como o mercado de materiais está cada vez mais saturado, e recebo muitas perguntas sobre a escolha dos conteúdos para estudar, sempre trago dicas de materiais que considero interessantes, a partir dos seguintes critérios:

  • Materiais completos (com todo o conteúdo do edital)
  • Materiais confiáveis, com histórico de aprovação
  • Materiais atualizados

Minhas sugestões para o Concurso PM-BA são os três materiais a seguir, que têm se destacado tanto pela qualidade quanto pelo custo/benefício:

CURSO/APOSTILANOTACARACTERÍSTICAMATERIAL PM-BA
Estratégia Concursos9,5Material de altíssimo desempenho. Líder em aprovação. Além de videoaulas, tem PDFs muito bons.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Gran Cursos Online9,0Material de altíssimo desempenho. Videoaulas de muita qualidade.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Nova Concursos8,0Material de excelente custo/benefício, mas de boa qualidade. Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!

Saiba o que considero bons materiais para concurso.

Deixe seu comentário com sugestões de publicações e materiais aqui no site. Faço questão de responder cada pergunta na primeira oportunidade que aparece.

Seguimos conversando!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: