Concurso PM-AM: análise completa com dicas e materiais - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

PMAM

Concurso PM-AM: análise completa com dicas e materiais

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Concurso PM-AM: análise completa com dicas e materiais
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Se você pretende se tornar policial militar no estado do Amazonas, leia este artigo até o fim. Aqui você vai saber todos os detalhes sobre as etapas, requisitos e atribuições do Concurso PM-AM.

Além disso, trago dicas de materiais para uma preparação de qualidade, que lhe leve à aprovação no concurso.

Caso surja alguma dúvida ao longo da leitura, deixe um comentário. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos lá.

Concurso PM-AM 2020

Concurso PM-AM 2020

Já está autorizada a contratação de banca organizadora para realizar o concurso da Polícia Militar do Amazonas. Ao todo serão 601 vagas para o cargo de soldado PM.

O último concurso foi organizado pela ISAE, e ocorreu em 2011. Pelo tempo que o último concurso ocorreu (9 anos), a tendência é que haja rapidez na organização do certame.

Atribuições do Soldado PM-AM

Atribuições Soldado PM-AM

Antes de estar convicto sobre a realização do concurso de Soldado da PM-AM, você precisa saber qual será seu trabalho caso seja aprovado no concurso.

Como soldado da PM-AM você realizará policiamento ostensivo fardado em um dos municípios do estado do Amazonas.

Você vai trabalhar em contato cotidiano com o público, em equipe, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a céu aberto ou em veículo automotor, em horários diversos (diurno, noturno e em rodízios de turnos).

Como ocorre com todo policial, você poderá atuar em condições de pressão e de risco em sua rotina de trabalho.

Requisitos para ser Soldado PM-AM

Requisitos do Concurso PMAM

Agora vejamos alguns dos principais requisitos para se tornar soldado da Polícia Militar do Amazonas:

  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e idade máxima de 28 (vinte e oito) anos completos;
  • Ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) se for do sexo masculino e,1,60m (um metro e sessenta centímetros), se for do sexo feminino;
  • Ser habilitado na condução de veículo automotor em qualquer categoria prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
  • Possuir Ensino Médio ou Equivalente com apresentação do Certificado, Diploma e/ou Certidão de Conclusão correspondente, reconhecido por órgão competente.

E então, você está dentro de todos os requisitos?

O que cai na prova

Conteúdo Programático - Concurso PM-AM

Agora vejamos qual foi a estrutura de disciplinas que caiu no último concurso:

  • Língua Portuguesa – 20 questões
  • Matemática – 12 questões
  • Geografia do Brasil e do Amazonas – 14 questões
  • História do Brasil e do Amazonas – 14 questões

É possível que o novo concurso tenha alterações na estrutura de disciplinas, mas recomendo que você considere esse conteúdo programático para iniciar sua preparação para ser PM no Amazonas.

Inspeção de Saúde

Inspeção de Saúde PM Amazonas

A Inspeção de Saúde é uma etapa importantíssima. É através dela que a Polícia Militar verifica se você está com condições fisiológicas de exercer o trabalho policial-militar.

Além de consultas feitas pela junta médica da PMAM, você também deverá entregar exames específicos para verificar a existência, ou não, de determinadas enfermidades.

Teste de Aptidão Física

Já o Teste de Aptidão Física é constituído de exercícios variados que permitam avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência física dos candidatos.

A ideia é selecionar aqueles que apresentem condições de suportar os rigores da atividade policial-militar nos graus hierárquicos e subsequentes da carreira. Veja quais são as modalidades exigidas no TAF:

Avaliação Psicológica

Psicoteste Concurso PM-AM

A avaliação psicológica do Concurso de Soldado da Polícia Militar do Amazonas verifica se você possui as características comportamentais e emocionais desejáveis para exercer o cargo de Soldado PMAM.

Alguns pontos que serão avaliados no psicoteste: controle de agressividade e da impulsividade, equilíbrio emocional, ética nas relações, resiliência, postura e compostura etc.

Investigação Social, Funcional, Cível e Criminal

Investigação Social do Concurso PM do Amazonas

Por fim, a Investigação Social, Funcional e Criminal, que objetiva avaliar o procedimento irrepreensível, a idoneidade moral, a conduta pregressa e atual, requisitos indispensáveis para o ingresso e exercício da profissão de policial militar.

Cursos e Apostilas para o Concurso PM-AM

Curso e Apostila PM-AM

A preparação para um concurso como o da Polícia Militar do Amazonas depende muito da utilização de um material de qualidade, que tenha sido construído com base no edital do concurso, dando a devida ênfase ao que é prioritário na prova.

Como o mercado de materiais está cada vez mais saturado, sempre trago aqui no Concurso Policial dicas de materiais que podem lhe ajudar nos estudos. Sempre considero os seguintes aspectos:

  • Materiais completos (com todo o conteúdo do edital)
  • Materiais confiáveis, com histórico de aprovação
  • Materiais atualizados

Minhas sugestões são os três materiais a seguir, que têm se destacado pela qualidade e custo/benefício:

CURSO/APOSTILANOTACARACTERÍSTICAMATERIAL PM-AM
Estratégia Concursos9,5Material de altíssimo desempenho. Líder em aprovação. Além de videoaulas, tem PDFs muito bons.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Gran Cursos Online9,0Material de altíssimo desempenho. Videoaulas de muita qualidade.Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!
Nova Concursos8,0Material de excelente custo/benefício, mas de boa qualidade. Curso + Apostila + Descontos + Materiais Gratuitos!

Saiba quais critérios definem meu conceito de bons materiais para concurso.

Agora seguimos conversando nos comentários, onde respondo dúvidas e outras solicitações sobre o Concurso PMAM.

Vamos nos falando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: