Concurso PM-AM: o Guia Completo com apostilas em PDF!

Concurso PM-AM

Se você quer ser aprovado no Concurso PM-AM, está no lugar certo. Estruturei esse artigo completo com todas as informações e materiais para quem sonha na Polícia Militar do Amazonas.

Aqui vamos estudar desde o trabalho da instituição, passando por exigências e informações sobre o concurso, até dicas de materiais para download.

Caso surja alguma dúvida ao longo do texto, deixe um comentário para que possamos dialogar.

Vamos lá!

Concurso PM-AM 2018

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, um decreto que oficializa a distribuição de vagas para os próximos concursos da PM do Amazonas. Ao todo, serão ofertadas 661 vagas para nível médio e superior de formação.

Confira abaixo o trecho de confirmação e o quadro informativo de cargos e vagas para o certame:

Cargos do Concurso PM-AM

O que faz a PM-AM

Você sabe qual é o real trabalho da Polícia Militar do Amazonas? Para evitar frustrações é essencial conhecer sua futura instituição.

A Polícia Militar do Amazonas tem como função fundamental policiar e preservar a ordem pública no Estado do Amazonas.

A PM-AM é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, fazendo parte do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

Missão

Preservar a Ordem Pública e o Meio Ambiente no Estado do Amazonas, mediante um Policiamento Ostensivo de Excelência.

Visão

Ser referência nacional como Instituição de preservação da Ordem Pública e do Meio Ambiente.  

Exigências do Concurso

Polícia Militar do Amazonas

Para tornar-se um Policial Militar do Amazonas você precisará cumprir as seguintes exigências:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • Não ter antecedentes policiais ou criminais;
  • Estar no gozo de seus direitos civis e políticos;
  • Possuir altura mínima de 1,65 m. para homens e 1,60 m. para mulheres;
  • Ter concluído o curso técnico, ensino médio ou correspondente, comprovado no ato da matrícula no respectivo curso de formação, em instituição de ensino reconhecida nos moldes da legislação federal;
  • Ter, no máximo, 28 (vinte e oito) anos de idade completos e, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, no ato de ingresso na carreira de militar do Estado;
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, nos termos estabelecidos no Edital do Concurso;
  • Ser habilitado na formação específica, quando exigida, quando da seleção para o Quadro de Praças Especialistas conforme disposições contidas no Edital do Concurso.
  • Ter conduta civil compatível com o cargo policial-militar pretendido, devidamente verificado em investigação social a cargo da Polícia Militar do Amazonas; e
  • Ter aptidão para a carreira de militar do Estado, aferida através da prova escrita, de saúde, de aptidão física, aptidão psicológica e investigação social.

Para o ingresso no Quadro de Oficiais de Saúde é requisito particular ter, no mínimo, 18 (dezoito) e, no máximo, 35 (trinta e cinco) anos de idade completos, no ato de ingresso na carreira de militar do Estado. Além de possuir Curso Superior na área desejada.

Cargos

Quando você estiver atuando como Policial Militar do Amazonas, irá trabalhar em contato cotidiano com o público, em equipe, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a céu aberto ou em veículo automotor, em horários diversos (diurno, noturno e em rodízios de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de morte em sua rotina de trabalho. Veja as atribuições de cada cargo:

Aluno Oficial PM: Exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do curso de formação, conforme legislação subsidiária, regulamentos da PMAM e das instituições de ensino onde encontrar-se matriculado.

Aspirante-a-Oficial PM: exercer atribuições inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitada as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Aluno Soldado PM: Exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do curso de formação, conforme legislação subsidiária, Regulamentos da PMAM e das instituições de Ensino onde encontrar-se matriculado.

Soldado PM: exercer atribuições inerentes a soldado PM, com atribuições e deveres previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Salário

Desde o dia 1º de Abril de 2018, os salários dos Policiais Militares do Amazonas passaram a ser, conforme a tabela:

As fases do Concurso PM-AM

Concurso PM-AM

O Concurso da PM-AM é composto por várias etapas – não só a prova de conhecimentos, como ocorre com os concursos tradicionais.

Conheça a seguir cada uma delas.

Prova Objetiva

O candidato será submetido a provas escritas objetivas e discursivas, e redação em língua portuguesa versando sobre os assuntos estabelecidos no Edital do Concurso.

Exames Médicos

Os exames médicos abrangerão exames, testes clínicos e exames laboratoriais, em quantidade que permita uma avaliação precisa das condições de sanidade física e mental dos candidatos realizada por uma Junta Especial de Saúde da PMAM.

Teste de Aptidão Física

Os Exames de Aptidão Física serão constituídos de exercícios variados, tais que permitam avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência à fadiga física dos candidatos, visando a selecionar aqueles que apresentam condições de suportar os rigores da atividade militar estadual nos graus hierárquicos iniciais e subsequentes das carreiras a que se destina o concurso.

A ideia é verificar sua aptidão para alcançar o desempenho mínimo estipulado para exercer a atividade policial-militar. Veja quais são as provas:

  • Barra fixa
  • Flexão Abdominal
  • Corrida
  • Natação

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica será constituída de múltiplos testes destinados a avaliar o nível de inteligência, a capacidade de raciocínio e os traços de personalidade que constituem o perfil profissional, de forma que permitam identificar sua aptidão psicológica para o serviço da Polícia Militar.

Investigação Social

A Investigação Social ocorrerá a cargo da PMAM e consistirá em processo de avaliação objetiva sobre a personalidade e a vida pregressa dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas, podendo ser utilizados instrumentos como entrevistas, análise de dados, pesquisa de campo e procedimentos complementares, objetivando avaliar as condições necessárias ao perfil profissional de forma que permitam identificar a aptidão ou não do candidato para o serviço policial militar, observando-se o direito ao contraditório e à ampla defesa.

O que Estudar para o Concurso PM-AM

Polícia Militar do Amazonas

Acompanhe a seguir a quantidade de questões e assuntos de cada cargo do concurso da PM do Amazonas:

Oficial Combatente

O Exame de conhecimentos terá prova objetiva e prova discursiva (redação em língua portuguesa).

A prova objetiva com 40 questões é composta pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Geografia do Brasil e do Amazonas
  • Biologia
  • Física
  • Língua Estrangeira (inglês ou espanhol)
  • Matemática
  • Química
  • História do Brasil e do Amazonas

Oficial de Saúde

De  caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva, de 60 (sessenta) questões, de múltipla escolha é dividida em duas partes:

  1. Parte 1 – constituída de 15 (quinze) questões sobre Legislação e SUS, comum para todos os candidatos inscritos.
  2. Parte 2 – constituída de 45 (quarenta e cinco) questões de Conhecimentos Específicos (CE) da especialidade em que o candidato se inscrever.

Cabo Especialista

A Prova Objetiva conterá 60 (sessenta) questões de múltipla escolha. São 20 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos da especialidade em que o candidato se inscrever.

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Geografia e História do Brasil e do Amazonas
  • História do Brasil e do Amazonas
  • Língua Estrangeira (inglês ou espanhol)
  • Noções de Informática

Além da Prova Objetiva, os candidatos realizarão, também, Prova Prática.

Soldado

A prova objetiva é constituída por 60 questões de múltipla escolha, valendo 60,00 pontos.

  • 20 questões de Língua Portuguesa
  • 12 questões de Matemática
  • 14 questões de Geografia do Brasil e do Amazonas
  • 14 questões de História do Brasil e do Amazonas

É bom destacar que você precisará acertar pelo menos 24 das questões e o mínimo de 1 (um) acerto em cada disciplina para não ser eliminado.

Pegue duas apostilas em PDF para incrementar sua preparação:

Finalizando…

Torço para que tudo dê certo em sua preparação, e que você seja um policial militar de valor na PM-AM, ciente de todos os riscos e responsabilidades da profissão.

Ser policial militar é muito desafiador, mas também pode lhe trazer muita realização e satisfação, principalmente se seu foco for ajudar o próximo.

O Livro do Concurseiro Policial