Concurso PC-MG – o Guia Completo com atualizações e materiais em PDF!

Concurso PC-MG

Se você quer ser aprovado no Concurso PC-MG, está no lugar certo. Estruturei esse artigo completo com todas as informações para quem sonha ingressar na Polícia Civil de Minas Gerais.

Aqui vamos estudar desde o trabalho da instituição, passando por exigências e informações sobre o concurso, até dicas de materiais para download.

Caso surja alguma dúvida ao longo do texto, deixe um comentário para que possamos dialogar.

Vamos lá!

O Concurso PC-MG 2018

A boa notícia é que o Concurso PC-MG já tem edital publicado. São 119 (cento e dezenove) vagas para o cargo de Escrivão de Polícia I. Uma excelente oportunidade para quem quer ingressar na Polícia Civil de Minas Gerais.

As inscrições ocorrem a partir das 9h (horário de Brasília) do dia 12 (doze) de setembro de 2018 até às 23h (horário de Brasília) do dia 22 (vinte e dois) de outubro de 2018.

O que faz a PC-MG

Você sabe qual é o real trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais? Para evitar frustrações é essencial conhecer sua futura instituição.

A função da Polícia Civil de Minas Gerais consiste, precipuamente, no auxílio do sistema de justiça criminal para a aplicação da lei penal e processual, bem como nos registros e fiscalização de natureza regulamentar.

A PC-MG é um órgão permanente do poder público, dirigido por Delegado de Polícia de carreira e organizado de acordo com os princípios da hierarquia e da disciplina, fazendo parte do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

É a Polícia Civil quem investiga os crimes comuns que ocorrem no dia-a-dia das cidades mineiras.

Exigências do Concurso

Polícia Civil de Minas Gerais

Para tornar-se Escrivão da PC de Minas Gerais você precisará cumprir as seguintes exigências:

  1. Ter sido aprovado, classificado, em ordem decrescente de pontuação, e nomeado na forma estabelecida neste Edital.
  2. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse.
  3. Ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal.
  4. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também, com as militares.
  5. Estar em pleno exercício de seus direitos civis e políticos.
  6. Possuir curso superior estabelecido como pré-requisito, a ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada do diploma ou certidão expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

O cargo de Escrivão da PC-MG

Quando você estiver atuando como Escrivão da Polícia Civil de Minas Gerais, será responsável pelas seguintes missões:

  • Registrar em termo declarações, depoimentos e informações de autores, suspeitos, vítimas, testemunhas, adolescente infrator e demais pessoas envolvidas nos procedimentos de polícia judiciária, mediante inquirição do Delegado de Polícia competente, cooperando na formulação das perguntas a serem respondidas;
  • Lavrar os autos de prisão em flagrante, sob a presidência e direção do Delegado de Polícia, e expedir as respectivas comunicações pertinentes às prisões;
  • Realizar a autuação, movimentação, remessa e recebimento dos inquéritos policiais, processos e demais procedimentos legais;
  • Formalizar autos e termos de apreensões, depósitos, restituições, fianças, acareações e reconhecimentos de pessoas e coisas, dentre outros previstos na legislação processual penal, alusivos aos procedimentos investigatórios, utilizando-se de técnicas de digitação, ressalvados os atos próprios da autoridade policial;
  • Expedir e subscrever notificações, intimações, ofícios, ordens de serviço, requisições e outros atos atinentes ao desenvolvimento dos inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência, processos e procedimentos de ato infracional e disciplinares, por ordem escrita do Delegado de Polícia competente;
  • Certificar a autenticidade de documentos no âmbito da PCMG;
  • Cooperar com as investigações em curso na unidade policial por meio do efetivo desempenho de atividades técnicas de gestão e análise técnico-científica e do processamento eletrônico dos dados e informações existentes em bancos de dados e outros registros cartorários;
  • Assessorar o Delegado de Polícia ao qual estiver subordinado quanto aos prazos, técnicas e formalidades legais dos procedimentos de polícia judiciária e demais atividades jurídicas desenvolvidas no âmbito do cartório policial;
  • Coordenar, sob a direção e presidência do Delegado de Polícia, os atos dos procedimentos investigatórios previstos em lei e adotar normas técnicas e jurídicas para o cumprimento das formalidades processuais;
  • Acompanhar o Delegado de Polícia em operações policiais e outras diligências externas, quando determinado;
  • Realizar a gestão do cartório policial sob sua responsabilidade.

O salário na PC-MG

O vencimento inicial para o cargo de Escrivão de Polícia I, Nível I, Grau A, corresponde a R$ 4.098,39.

No período do curso, o servidor fará jus apenas à percepção do valor correspondente à remuneração atribuída ao primeiro grau do nível inicial da carreira de Escrivão de Polícia.

As fases do Concurso PC-MG

Concurso Polícia Civil de Minas Gerais

Conheça a seguir as etapas do concurso.

Prova Objetiva

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e será composta por questões de múltipla escolha.

Está prevista para ser realizada em Belo Horizonte, e terá duração mínima de 2h e máxima de 4h, sendo aplicada na data provável de 2 de dezembro de 2018.

Prova Prática de Digitação

A Prova Prática de Digitação, de caráter unicamente eliminatório. Somente serão convocados para a Prova Prática de Digitação os 714 candidatos de melhor pontuação habilitados na Prova de Conhecimento Objetiva.

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, tem como objetivo avaliar o candidato nos seus aspectos de inteligência, aptidões específicas e características de personalidade adequadas ao exercício profissional, apuradas por meio de instrumentos objetivos da Psicologia, em processo supervisionado e coordenado pelo Setor de Psicologia da Divisão Psicopedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais.

Exames Biomédicos – Inspeção de Saúde

Você também precisará passar pelos exames médicos, que objetivam a análise geral de saúde física e mental do concorrente.

Os exames servem para a determinação das condições indispensáveis para o exercício da ocupação e desempenho das funções policiais militares.

Exames Biofísicos – TAF (Teste de Aptidão Física)

Os Exames Biofísicos devem comprovar se os candidatos apresentam compatibilidades físicas com as atividades de um policial civil. Veja quais são as provas:

  • Flexão de braço.
  • Agilidade e coordenação motora.
  • Corrida de 50 metros rasos.
  • Teste de cooper.

Prova de Títulos

A prova de Títulos terá caráter classificatório e terá valor máximo de 05 pontos. Só deverá participar dessa etapa o candidato aprovado nas Provas Objetiva, Prática de Digitação e convocado para a Avaliação Psicológica.

Investigação Social

A investigação social, de caráter eliminatório, será procedida pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, entre os candidatos não eliminados nas etapas anteriores.

Nada mais é que a verificação da idoneidade moral requisitada do candidato para o cargo de Escrivão de Polícia I da PC-MG.

O que você precisa estudar

Agora veremos como é a estrutura da prova do Concurso de Escrivão da PC-MG. As avaliações objetivas são compostas pelas seguintes disciplinas:

  • 06 questões de Direitos Humanos.
  • 20 questões de Língua Portuguesa.
  • 05 questões de Noções de Criminologia.
  • 10 questões de Noções de Direito.
  • 14 questões de Noções de Informática.
  • 05 questões de Noções de Medicina Legal.

Cada questão da Prova Objetiva valerá 1 (um) ponto. Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) das respostas corretas.

E será eliminado do certame o candidato que obtiver nota inferior ao equivalente a 20% das questões em qualquer uma das matérias.

Perceba que Língua Portuguesa e Informática, sozinhas, compõem mais de 50% da prova. Por isso, essas disciplinas devem ser priorizadas nos seus estudos.

Materiais para estudar e baixar (em PDF)

Uma dúvida comum entre candidatos que estudam para o Concurso PC-MG é sobre o material de estudo para se preparar com qualidade.

Recomendamos aqui no blog que você não estude apenas com materiais soltos na internet. Geralmente esses materiais estão desatualizados, são incompletos ou possuem conteúdo desnecessário.

Por quê? Porque não foram feitos pensando no concurso da Polícia Civil de Minas Gerais!

O tipo de preparação que sugerimos é uma preparação mista, unindo o investimento em um material de base feito considerando as características, edital e provas do Concurso PC-MG com materiais complementares – livros, apostilas e vídeos diversos.

Para o Concurso de Escrivão da Polícia Civil de Minas, sugerimos o material a seguir, 100% confiável, com um ótimo custo/benefício, garantindo uma preparação de qualidade acima da média.

Apostila e Curso Concurso PC-MG

Com seu material completo garantido, é hora de pegar outros materiais que vão lhe deixar mais informado e com diferenciais para o Concurso PC-MG.

Finalizando…

Um concurso de nível superior, que paga salários acima dos R$4.000,00 mil reais, como é o caso da Polícia Civil de Minas Gerais, exige uma preparação inteligente e bem estruturada.

Nesse concurso específico você tem um bom prazo para focar nos estudos, pois a realização da prova objetiva deve ocorrer, somente, em dezembro.

Lembrando que ingressar numa carreira policial significa assumir riscos e responsabilidades diferentes de um emprego comum. Ao mesmo tempo, você terá grande importância social e comunitária, pois terá papel definitivo na segurança pública de onde você atuar.

O Livro do Concurseiro Policial

Se você não se intimida com essa responsabilidade, siga em frente… Rumo à PC-MG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *