Concurso Auxiliar de Autópsia de Goiás

Polícia Científica

Concurso Auxiliar de Autópsia de Goiás

admin
Escrito por admin
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Concurso de Auxiliar de Autópsia

Saudações concurseiros policiais goianos! Hoje o Concurso Policial trás novidades sobre um concurso bem interessante, o de Auxiliar de Autópsia da Polícia Técnico-Científica de Goiás.

Neste post trazemos todos os detalhes que você precisa para ficar por dentro da quantidade de vagas e as exigências do concurso, do tipo de trabalho realizado pelo Auxiliar de Autópsia, das vantagens e remuneração do cargo e de detalhes sobre as provas, inscrições e cronograma.

Vagas e exigências do Concurso de Auxiliar de Autópsia

O concurso já teve seu edital lançado, e tem como organizadora a Fundação Universa. São 60 vagas e você só precisa ter o ensino fundamental. Confira as exigências:

– Cumprir as determinações do edital e ter sido aprovado e classificado no concurso público, dentro do número de vagas.

– Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, art. 12, da Constituição da República Federativa do Brasil.

– Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.

– Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.

– Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.

– Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo, mediante inspeção de Junta Médica Oficial do Estado de Goiás.

– Prova de quitação com a Fazenda Pública.

– Apresentar todos os exames que forem solicitados pela Gerência de Prevenção e Saúde da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (SEGPLAN), no ato da posse.

– Possuir o requisito exigido para o exercício do cargo (nível fundamental);

– Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo.

– Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

É bom lembrar que das 60 vagas disponíveis três serão destinadas para candidatos portadores de deficiência.

O trabalho do Auxiliar de Autópsia de Goiás

De acordo com o edital do concurso, o Auxiliar de Autópsia possui as seguintes atribuições:

Auxiliar o médico-legista nos serviços de necrotério. Transportar cadáver para o necrotério e providenciar sua remoção depois de liberado. Proceder à guarda de cadáver e cuidar de sua conservação. Registrar o movimento de cadáver em livros próprios. Providenciar funeral de indigente recolhido ao necrotério. Executar serviços preparatórios para as perícias. Auxiliar no serviço de exumação. Lavar e esterilizar os materiais e zelar por sua conservação. Manter a limpeza e a higiene do necrotério. Desempenhar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo.

Veja no vídeo abaixo detalhes sobre uma das unidades do Instituto Médico Legal (IML) de Goiás, local de trabalho dos auxiliares de autópsia:

Vantagens e remuneração do cargo de Auxiliar de Autópsia

Grupo de Estudo Concursos Policiais

A remuneração do Auxiliar de Autópsia é de R$ 3.978,19 (três mil novecentos e setenta e oito reais e dezenove centavos), para trabalhar em uma carga-horária de cerca de 40 (quarenta) horas semanais, incluindo plantão e expediente, podendo compreender dias úteis, sábados, domingos e feriados, em períodos diurnos e (ou) noturnos, observado o descanso semanal remunerado mínimo de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas e que não se considera extraordinário o trabalho realizado na forma prevista na lei.

Os candidatos classificados e nomeados serão lotados nas unidades da Superintendência da Policia Técnico Cientifica, na capital ou no interior, de acordo com a conveniência e oportunidade do órgão.

Prova, inscrições e cronograma do Concurso

Este concurso está dividido entre etapas e fases. A Primeira etapa será composta das seguintes fases:

a) 1ª (primeira fase) – prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;

b) 2ª (segunda fase) – prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;

c) 3ª (terceira fase) – avaliação da equipe multiprofissional (exclusivo aos candidatos com deficiência), de caráter eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa.

Já a Segunda etapa consistirá de curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado pela Fundação Universa e supervisionado pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) e de avaliação de vida pregressa, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Superintendência da Policia Técnico-Cientifica. Todas as etapas serão realizadas na cidade de Goiânia/GO.

As disciplinas que irão cair no concurso são as seguintes:

– Língua Portuguesa

– Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do estado de Goiás e do Brasil

– Matemática

– Informática Básica

– Noções Da Legislação Aplicada à Perícia

– Noções de Segurança do Trabalho

– Ciências

Nos próximos dias publicaremos aqui no Concurso Policial um pacote de materiais gratuitos para você estudar para este concurso. Antes disso é recomendável que você pegue esta apostila preparatória completa, com todo o conteúdo do concurso. Todo o material que forneceremos é complementar ao que você consegue nesta apostila pelo melhor custo-benefício do mercado.

As inscrições para o concurso podem ser feitas entre os dias 04/12/2014 e 24/12/2014, no site da Fundação Universia, e a prova de conhecimentos será aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015. Baixe o edital para saber sobre mais detalhes deste concurso!

Aguarde até publicarmos o post com os materiais de estudo!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: