Como é definida a cidade de trabalho de novos policiais? - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Carreira Policial

Como é definida a cidade de trabalho de novos policiais?

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Como é definida a cidade de trabalho de novos policiais?
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Você viveria fora da cidade em que vive atualmente? Essa é uma pergunta muito importante que qualquer candidato ao concurso da polícia precisa fazer, pois existe a possibilidade real de você ser designado, após a aprovação, para trabalhar fora do local em que reside.

De maneira geral, a lógica de organização do efetivo das polícias é a seguinte: são enviados policiais recém-formados para locais com mais necessidade de policiamento. Por isso, nem sempre o candidato consegue ficar na cidade desejada, ou muito próximo do lugar onde mora.

Em alguns casos, principalmente nos concursos de soldado da Polícia Militar, os concursos são regionalizados, ou seja, você já faz o concurso para a região em que gostaria de atuar. Na prática, são vários concursos em um mesmo edital, já que os candidatos da região “A” não concorrem com os candidatos da região “B”, o que leva, inclusive, muitos candidatos a se inscreverem em regiões teoricamente menos concorridas.

Particularmente, não recomendo essa prática, já que você não controla a quantidade e a qualidade da concorrência, e trabalhar em um lugar que não está de acordo com o seu perfil pode fazer com que desista da profissão (já vi alguns casos).

Mesmo não tendo a garantia de que irá trabalhar em uma cidade específica, os concursos regionalizados possibilitam que você não fique muitos quilômetros distante do seu local de residência atual (se esse for o seu desejo).

Se o seu concurso não for regionalizado, a única possibilidade de escolher o local onde vai trabalhar é estudando muito durante o curso de formação. Explico a seguir como funciona esse mecanismo.

Como funciona a distribuição de vagas

Distribuição de vagas na polícia

A maioria das polícias possui um sistema de meritocracia durante o curso de formação. Ou seja: os candidatos melhores classificados durante o curso, escolhem primeiro o lugar onde irão trabalhar, mas sempre entre as vagas disponíveis.

Ou seja: primeiro a polícia diz em quais cidades você pode escolher trabalhar. Depois você escolhe. Tomando como exemplo o estado de São Paulo, mesmo que você seja o primeiro colocado do Curso de Formação, não vai conseguir trabalhar em Jacareí se não houver vaga para essa cidade.

Mas conseguir uma boa classificação no curso possibilita, pelo menos, reduzir a distância de casa. Numa turma com 500 formandos, o primeiro colocado no curso escolhe qualquer uma das 500 vagas disponíveis. O último colocado é “escolhido” pela vaga que sobra.

Nos concursos federais (PRF e PF) geralmente as vagas abertas são para as regiões de fronteira. Nos concursos estaduais, geralmente a maior quantidade de vagas está nas capitais e regiões metropolitanas.

Tempo de transferência

Tempo de transferência na polícia

Cada corporação policial possui regras específicas para autorizar transferências da primeira cidade de lotação do policial, mas, de maneira geral, é muito difícil que você consiga ser transferido com menos de cinco anos de serviço. É possível, mas não é típico.

Por isso, aqui vai uma dica: considere como uma possibilidade real trabalhar em cidades com estilo de vida bem diferentes do que vive hoje. Caso tenha família, é importante se preparar para levar seus filhos, marido ou esposa para o município onde irá trabalhar. Fazer o concurso sem projetar esses aspectos pode gerar incômodos desnecessários.

***

Embora a possibilidade de trabalhar longe de casa exista, é importante dizer que, com o tempo, cada policial viabiliza os meios para tornar a vida mais confortável em relação ao lugar de trabalho. Alguns mudam o estilo de vida, se adaptando em novas cidades, outros conseguem ser transferidos, retornando para o lar, e outros admitem a possibilidade de trabalhar em um lugar e morar em outro.

A aprovação no concurso da polícia vai mudar de uma vez por todas seu patamar profissional, mas lembre que a polícia não irá se adaptar a você. Você precisará se adaptar às necessidades da polícia.

Caso tenha dúvidas sobre essa assunto, deixe um comentário. Faço questão de responder na primeira oportunidade.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: