A diferença entre o candidato aprovado e o reprovado no concurso da polícia - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

A diferença entre o candidato aprovado e o reprovado no concurso da polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
A diferença entre o candidato aprovado e o reprovado no concurso da polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Alguns candidatos passam a anos tentando passar no concurso da polícia. Outros passam na primeira vez que fazem a prova. Neste artigo vou revelar as principais diferenças entre o candidato de sucesso e o candidato que tem dificuldade de conseguir a aprovação para se tornar policial.

Seguindo as dicas que trago aqui, você poderá iniciar uma preparação com medidas práticas para aumentar suas chances de passar no concurso da polícia. Mesmo que você não seja um candidato iniciante, poderá elevar sua preparação para um patamar superior.

Quando terminar a leitura, peço que deixe um comentário dizendo se a sua mentalidade está mais próxima do candidato aprovado ou do candidato reprovado.

Vamos nessa.

Nível de Priorização

Priorizar o concurso da polícia

A primeira grande diferença entre os candidatos que passam e os que são reprovados no concurso da polícia pode ser detectada sem considerar a parte prática dos estudos. Basta analisar a prioridade que o concurso da polícia tem na vida da pessoa.

Prioridade significa dedicação. Dedicação significa tempo. Se o candidato dedica grande parte do seu tempo aos estudos, fatalmente ele será aprovado. Mesmo que o método de estudo dele seja ineficiente. Mesmo que o material de estudo não seja perfeito. Se você investe muito tempo estudando para o concurso da polícia, os defeitos da sua preparação tendem a ser corrigidos no longo prazo.

Como priorizar o concurso da polícia: comece hoje a analisar quais atividades da sua semana são obrigatórias (dormir, comer, trabalhar, se for o caso) e quais são dispensáveis (navegar nas redes sociais, assistir Netflix etc) e direcione todo o tempo das atividades dispensáveis para o concurso da polícia.

Rotina e Planejamento

Planejamento para o concurso da polícia

Candidatos que passam no concurso da polícia geralmente seguem uma rotina organizada, com consistência. Alguns comportamentos são comuns em quem não tem um planejamento organizado para a preparação:

  • Decide o que vai estudar no momento dos estudos;
  • Estuda apenas “quando aparece tempo”;
  • Não organiza um lugar fixo destinado aos estudos.

Sempre lembro da clássica frase: “Quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”.

Para ter sucesso no concurso da polícia, é preciso organizar uma rotina, definindo previamente o que você vai fazer em cada dia da semana. Faça sempre as três perguntas mágicas: o que vou estudar? Quando vou estudar? Como vou estudar?

Com organização, é possível ter previsibilidade, tornando sua preparação mais regular e moldando seu corpo e sua mente para ter alto desempenho nos estudos.

Como planejar uma rotina: eu uso o domingo para organizar minha semana. Você pode usar qualquer dia, contanto que defina o que vai estudar em cada dia (tópicos do edital), como vai estudar (leitura/aula/questões/revisão etc) e quando vai estudar (horário).

Conhecer o concurso

Conhecer o concurso da polícia

Alguns candidatos estudam para um concurso e sequer tiram um tempo para ler o edital, que é a lei do concurso, onde estão presentes todas as regras (etapas/requisitos) do certame. Pare para pensar: como um jogador de futebol pode ser bem sucedido sem saber as regras do jogo? Sem saber o que é falta, impedimento, escanteio…? As chances de derrota são grandes.

Além de saber todas as disciplinas e tópicos previstos para cair na prova, você precisa saber qual conteúdo tem mais questões, qual vale mais pontos, quanto tempo terá para resolver cada questão etc.

Verificar as provas anteriores do concurso também é uma forma de conhecê-lo, já que é possível saber quais conteúdos mais caem e qual é o estilo da banca organizadora.

Como conhecer o concurso da polícia: leia o edital. Isso deve ser feito antes mesmo de você começar a se preparar. O edital vai lhe dar um horizonte do que deve ser prioridade na sua preparação. Além disso, resolva provas anteriores da mesma polícia que você quer ingressar e da banca que organizará o seu concurso.

Análise de Desempenho

Desempenho no concurso da polícia

Os candidatos aprovados sabem, antes da prova, que têm grandes chances de passar. Simplesmente porque estão permanentemente se avaliando, verificando o desempenho durante a preparação.

Isso ajuda a corrigir os erros ao longo da jornada, pois ao verificar que seu percentual de acertos em determinada disciplina está baixo, você vai estudar mais aquele conteúdo para aumentar seus resultados.

Ao mesmo tempo, analisar permanentemente o desempenho faz com que você se motive a superar seus próprios resultados. É uma forma de “jogar” consigo mesmo. O resultado só pode ser um: você ganha.

Como analisar o desempenho: faça registros permanentes do seu desempenho na resolução de questões do concurso da polícia. Assim poderá saber se está caminhando corretamente para chegar à aprovação.

Treino para o Teste Físico

Treino para o TAF da polícia

Os candidatos reprovados no concurso da polícia muitas vezes ignoram a importância do treino para o Teste de Aptidão Física. Acham que, depois que forem aprovados na prova de conhecimento, terão tempo para treinar até o dia do TAF.

Esse é um grande engano e, ao mesmo tempo, o desperdício de uma oportunidade. Em alguns concursos, mais de 30% dos candidatos perdem no teste físico, o que demonstra claramente como muita gente subestima o TAF.

Além disso, é importante considerar que a prática de atividade física vai lhe trazer bem-estar, disciplina, motivação e saúde. Você precisa de tudo isso para aumentar seu desempenho nos estudos. Se você tem 4 horas de estudo por dia, é melhor estudar 3 horas e deixar a hora restante para o TAF, do que usar todo o tempo para a prova de conhecimento.

Como treinar para o TAF: verifique no edital os índices que precisa alcançar em todas as provas. Comece a treinar devagar, respeitando sua capacidade física. Aos poucos aumente o esforço até superar as metas para ser aprovado no TAF. Mesmo após alcançar os índices, continue treinando para manter o desempenho e aproveitar os benefícios da atividade física.

***

E então? Sua preparação está de acordo com a mentalidade dos candidatos aprovados no concurso da polícia? Deixe um comentário. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: