Técnicas de Estudo

Como planejar do zero a aprovação e se tornar policial no Ano Novo

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Como planejar do zero a aprovação e se tornar policial no Ano Novo
Conteúdos atualizados para sua preparação

Entre no nosso Grupo de Estudo por e-mail:

É muito comum que a virada de ano transforme o ânimo da maioria das pessoas, e faça com que planos adiados sejam retomados. Nunca é tarde para começar um processo de desenvolvimento, e aproveitar um novo ano é uma possibilidade muito positiva.

Nesse texto vamos aprender como aproveitar esse momento de virada para planejar sua aprovação para o concurso policial dos seus sonhos.

Caso surja alguma dúvida ao longo da leitura, deixe um comentário. Faço questão de responder.

Escolha seu concurso policial

Escolhendo concurso policial

A primeira definição que precisa ser feita é sobre o concurso que mais está de acordo com as suas pretensões. A área policial é uma das que mais traz opções aos candidatos. Veja algumas possibilidades:

Você precisa escolher qual será sua prioridade entre esses concursos. Para isso, deve considerar os seguintes critérios:

  • Localização geográfica da Corporação que almeja ingressar;
  • Tipo de trabalho realizado e sua vocação para exercer as funções;
  • Remuneração oferecida;
  • Exigências do concurso: formação e outros pré-requisitos para ingresso.

Se possível, converse com policiais da corporação que planeja ingressar. Eles podem trazer uma visão realista sobre sua futura profissão.

Escolhida a Corporação, é hora de iniciar os estudos.

Comece a estudar

Iniciando os estudos para concurso policial

Não existe preparação para concurso no curto prazo. Se o concurso que você almeja vai ocorrer dentro de um ou dois meses e você está “zerado” em termos de preparação, é bom não alimentar expectativas imediatistas.

Nesse contexto, é importante realizar a prova, a título de experiência e preparação para o próximo concurso, quando você estiver mais estruturado para a aprovação.

Para começar a estudar, é necessário verificar no edital mais recente do seu concurso quais disciplinas caíram na prova, e então planejar seus estudos tópico por tópico.

Para um plano de estudos adequado, é importante considerar o seguinte:

  • Estude diariamente, mesmo que o tempo para isso seja escasso;
  • Reserve tempo para responder questões anteriores, revisar conteúdos já estudados e fazer simulados;
  • Busque materiais de qualidade e atualizados.

(Veja aqui minhas sugestões de materiais – cursos e apostilas).

Uma pergunta comum entre os candidatos é sobre qual disciplina priorizar, mas isso depende bastante do nível em que você se encontra. De maneira geral, podemos dizer que você deve estudar mais aquilo que sabe menos.

Para melhorar seu desempenho, é importante ter como prioridade também aqueles conteúdos que mais caem (ou que valem mais pontos) no seu concurso. Isso pode ser analisado no edital e nas provas anteriores.

Aqui no site sempre faço uma análise ampla de cada concurso policial considerando esses aspectos.

Não perca a consistência do início do ano

Consistência no estudo para concurso policial

É importante lembrar que sua preparação não é uma corrida de longa distância. Ao buscar a aprovação num concurso policial você está se dispondo a correr uma maratona.

Então, apenas a empolgação de início do ano não será suficiente para conquistar a sua vaga.

No começo você estará empolgado, buscando materiais para comprar, organizando seu espaço de estudo, alongando suas jornadas de estudo etc. Mas com o passar do tempo essa empolgação vai diminuindo, e aí está o risco de se perder no caminho.

É preciso manter a consciência de que sua aprovação depende da manutenção dos estudos, mesmo quando a preparação se torna menos empolgante.

É a insistência nos estudos nesses momentos de pouca energia que vai fazer com que você crie o hábito de estudar, e então consiga entrar no “piloto automático”, sem sofrer para realizar sua preparação. Esse é o estágio que vai lhe levar à carreira policial.

Integração com as outras áreas da vida

Estudar para concurso não pode ser visto como um ato isolado, que independe do contexto de vida em que você se encontra. Simplesmente porque não é.

Num concurso policial, será necessário praticar atividades físicas para o Teste de Aptidão Física, algo que vai ajudar no rendimento dos seus estudos. Mas não só isso.

Sua alimentação, suas relações interpessoais, sua estabilidade emocional: tudo isso vai afetar diretamente a qualidade dos seus estudos. Quanto mais você cuidar de cada um desses aspectos, melhor será sua capacidade de aprender e acertar questões na prova.

Considere todos esses elementos para que seu Ano Novo lhe traga mais bem estar e condições para alcançar o sonho de ser policial.

Quer materiais e dicas exclusivas sobre o seu concurso policial? Faça parte do nosso grupo de estudo:

Material, dicas e informações sobre concursos policiais no Ano Novo:

Grupo de Estudos Concurso Policial

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas ou sugestões de conteúdo...