Como organizar seu ambiente de estudo para o concurso da polícia - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Técnicas de Estudo

Como organizar seu ambiente de estudo para o concurso da polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Como organizar seu ambiente de estudo para o concurso da polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA), o Professor Philip Zimbardo, junto com outros pesquisadores, fez um experimento muito interessante. Abandonou dois carros idênticos na rua. Deixou um no Bronx, zona pobre de Nova York, e outro em Palo Alto, uma área bem calma e segura da Califórnia.

O carro abandonado no Bronx começou a ser vandalizado em poucas horas. Roubaram as rodas, motor, espelhos, rádio etc. Levaram tudo que podia ser aproveitado, e o que não era foi destruído. Já o carro abandonado em Palo Alto permaneceu intacto.

Para tornar mais interessante o experimento, o professor Philip decidiu quebrar um vidro do carro de Palo Alto. O resultado foi que o mesmo processo ocorrido no Bronx ocorreu: danos e violência levaram o veículo para o mesmo estado em que estava o carro do Bronx. 

Por que o vidro quebrado no carro abandonado em um bairro supostamente seguro é capaz de iniciar todo um processo de vandalismo? É algo que tem a ver com o comportamento, com a psicologia humana.

Depois do professor Philip, vários cientistas estudaram o fenômeno, e criaram uma teoria chamada de “Teoria das Janelas Quebradas”. Basicamente, a teoria diz que, quanto mais desorganizado e danificado for o espaço, maior a chance das pessoas desobedecerem as normas e praticarem desordens.

Responda rápido: você teria mais coragem de jogar um papel no chão de uma rua limpa, com placas de “não jogue lixo na rua” ou em uma rua deteriorada, com sujeira acumulada e desorganizada?

Nosso comportamento está muito condicionado pelo espaço físico em que vivemos, e isso não é diferente quando se trata do ambiente de estudo para o concurso da polícia.

Por isso, é fundamental saber organizar seu ambiente de estudo, garantindo que você não perca tempo nem motivação na sua preparação.

Limpeza e Organização

Ambiente de estudo limpo

O primeiro passo para ter um ambiente de estudos adequado à sua preparação para o concurso da polícia é a manutenção da limpeza e da organização.

Se possível, alguns minutos antes de começar a estudar, coloque os objetos no lugar devido e limpe sua mesa de estudo. Lugares sujos e desorganizados tendem a lhe fazer sentir mal, inviabilizando ciclos de estudo produtivos.

O ideal é que você não precise levantar da cadeira para pegar o que vai precisar durante a leitura – livros, canetas, caderno, água etc.

Silêncio

Ambiente de estudo silencioso

Ruídos, músicas e outros tipos de distrações sonoras não ajudam sua preparação. Quando for estudar, busque ambientes silenciosos, que permitam desenvolver concentração e foco. Não é à toa que bibliotecas recomendam que seus usuários façam silêncio.

Caso a fonte do barulho seja alguém de sua casa, tente conversar com e explicar as necessidades da sua preparação. Outra medida pode ser a busca por espaços públicos (bibliotecas, por exemplo) para estudar com mais tranquilidade.

Iluminação

Iluminação no ambiente de estudo

Já ouvi muita gente reclamar de dor de cabeça porque “estudou demais”. Mas geralmente esse é o efeito de tentar fazer leituras prolongadas em ambientes mal iluminados.

O ideal é que a iluminação artificial simule a luz natural do dia, por dois motivos: ela não atinge os extremos (muito clara ou escura) e não gera muitas sombras quando estamos lendo, fator que proporciona “fadiga visual”. De dia, aproveitar as luzes da janela é uma ótima dica.

À noite, ou em ambientes fechados, procure o meio-termo e perceba o conforto sentido pelas suas vistas durante a leitura. Além disso, evite se posicionar de modo que seu campo de visão esteja alcançando a lâmpada, gerando ofuscamento.

Conforto

Conforto no ambiente de estudo

É comum que os ciclos de estudo durem algumas horas seguidas, por isso é necessário se preocupar com o conforto dado a seu corpo, principalmente no que diz respeito à cadeira em que você se sentará e a regulagem de altura em relação à mesa.

Utilize cadeiras com encosto. O ideal é que o braço e o antebraço formem um ângulo de 90º. Além disso, perceba se seus pés estão completamente apoiados no solo, melhorando a circulação e aliviando sua coluna.

Outro aspecto fundamental quanto ao conforto é a temperatura ambiente. Estudar em lugares muito frios ou quentes vão minar sua concentração.

Conforto não significa desleixo. Evite estudar deitado ou em posturas que lhe tragam preguiça e desânimo.

Uma dica extra

Dica para o ambiente de estudo

Algo que sempre uso no meu ambiente de estudo ou trabalho são elementos motivadores. Por exemplo: que tal colocar uma foto ou outro símbolo que represente a carreira policial na sua mesa toda vez que for estudar?

A ideia é fazer com que você lembre qual é o objetivo de longo prazo que está lhe movendo, mantendo a motivação quando o tédio e o cansaço tentar aparecer.

Como você organiza seu ambiente de estudo? Deixe suas dicas, dúvidas e sugestões. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos conversando.

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: