Treino prático para passar no Abdominal Remador do Teste Físico (TAF) da Polícia - Concurso Policial - o passo-a-passo para se tornar policial

Etapas do Concurso

Treino prático para passar no Abdominal Remador do Teste Físico (TAF) da Polícia

Capitão Danillo
Escrito por Capitão Danillo
Treino prático para passar no Abdominal Remador do Teste Físico (TAF) da Polícia
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Hoje vamos falar sobre uma das mais importantes provas do Teste de Aptidão Física (TAF) em concursos policiais: o abdominal remador.

A ideia deste artigo é que você consiga iniciar uma preparação correta e de qualidade para não se arriscar em perder no TAF após todo esforço e dedicação à prova de conhecimentos.

Caso surja alguma dúvida ao longo da leitura, deixe um comentário. Faço questão de ler e responder na primeira oportunidade que aparece.

Vamos lá!

Como funciona o teste de Abdominal Remador?

Abdominal Remador - TAF da Polícia

O teste de Abdominal Remador é simples de ser executado. O candidato irá iniciar deitado e com os braços estendidos acima da cabeça. Nessa posição, ele irá levantar, flexionando suas pernas ao mesmo tempo, fazendo com que os cotovelos estendidos ultrapassem a linha do joelho, e os pés apoiados no solo. Após feito isso, você irá voltar para a posição inicial.

Os erros mais comuns, que gera desclassificação do candidato, são:

  • Tocar o solo na tentativa de ajudar a erguer o corpo;
  • Não apoiar os pés no chão no momento em que as pernas são flexionadas;
  • Segurar os joelhos no momento que levantar o tronco;
  • Não deitar completamente após ter feito uma repetição.

Você precisa verificar no edital do seu concurso a quantidade de repetições necessárias para ser considerado apto na prova de Abdominal Remador. Geralmente, a quantidade para os candidatos do sexo masculino fica em torno de 30 repetições, e para o sexo feminino por volta de 25 repetições.

É muito importante ler o edital, e treinar de acordo com o que está sendo pedido.

Exercícios complementares para aumentar o desempenho no teste de Abdominal Remador

Os músculos abdominais possuem uma grande importância no nosso corpo. O fortalecimento deles permite o equilíbrio corporal, melhora a execução de outros exercícios, melhora a postura e estabiliza a coluna lombar, evitando as comuns dores lombares.

Muitos desconhecem quão importante a musculatura abdominal é no momento em que respiramos, tossimos, levantamos da cama, entre outras tarefas do dia-dia.

Os músculos que fazem parte da anatomia do abdômen são os oblíquos internos e externos, transverso e reto do abdômen.

Músculos acionados no Abdominal Remador

Veja a seguir duas práticas alternativas de abdominal que podem ajudar o seu desempenho no abdominal remador.

Abdominal Infra

Abdominal Infra

Essa modalidade de abdominal utiliza o movimento das pernas para fortalecer seu abdômen. Deitado no solo, você deve manter as mãos retas ao lado do corpo. A partir dessa posição, basta erguer as pernas lentamente, mantendo elas o mais retas possível.

Prática diária sugerida: três séries de dez repetições.

Abdominal Supra

Abdominal Supra

O Abdominal Supra é o mais conhecido dos exercícios abdominais. Basta ficar deitado, flexionando as pernas e deixando-as alinhadas ao quadril.

Quando estiver posicionado, ergue-se o tronco com a força dos músculos do abdômen, nunca chegando tão próximo de encostar os peitos aos joelhos.

Prática diária sugerida: três séries de dez repetições.

Cuidados e precauções para evitar lesões

O maior erro das pessoas no momento de fazer abdominal é não forçar a musculatura correta, acarretando tensão em outras partes do corpo, principalmente no pescoço. Fique atento a isso!

É importante também evitar movimentos bruscos durante o exercício, para prevenir estiramentos musculares ou lesões como tendinite. Lembre também de manter sua lombar sempre bem apoiada.

Entre um treino e outro, respeite o descanso, considerando os limites do seu corpo. O ideal é ter orientação de um profissional de segurança para realizar seu treino da maneira adequada.

Estilo de vida para um bom desempenho no TAF

Estilo de vida saudável

O bom desempenho no Teste de Aptidão Física no concurso da polícia será alcançado mais rapidamente se você tiver hábitos saudáveis na sua rotina. A primeira dica é manter-se sempre hidratado: o ideal é tomar de 2 a 3 litros de água por dia.

Evite frituras, bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos processados. Dê preferência a alimentos naturais, ricos em fibras, proteínas e carboidratos. Durma bem para recompor suas energias e deixar os músculos descansarem.

Também é importante considerar o aspecto emocional. “Se alimentar” de boas emoções também vai fazer com que sua preparação, tanto para o teste físico quanto para a prova de conhecimentos, tenha melhor desempenho.

Treinando Abdominal Remador

Abdominal Remador - TAF da Polícia

Quanto antes você começar a treinar especificamente o Abdominal Remador, mais chances terá de alcançar os índices exigidos no edital.

Tente fazer o exercício da mesma maneira que será cobrado na prova. Marque o tempo e veja quantas repetições você consegue. Caso tenha dificuldades, faça as modalidades sugeridas no começo desse texto, para fortalecer a musculatura do abdômen aos poucos.

A ideia é que você treine de maneira progressiva, até chegar aos índices exigidos no edital.

Lembre-se: o Teste de Aptidão Física é uma etapa do concurso tanto quanto a prova de conhecimentos. Caso seja reprovado, todo tempo dedicado ao concurso será desperdiçado.

Bons treinos!

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