Carreira Policial

6 motivos para ser policial

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira em 9 de janeiro de 2019
6 motivos para ser policial
Conteúdos atualizados para sua preparação

Entre no nosso Grupo de Estudo por e-mail:

6 motivos para ser policial

Se você está lendo este artigo é porque pretende realizar o sonho de ser policial. Mas você Já pensou por que se sente tão atraído pela atividade?

Na lista abaixo trago 6 motivos que podem lhe convencer para ingressar em uma corporação policial. Não encontrou na lista o que mais lhe chama a atenção neste ofício? Deixe um comentário com a sua motivação.

#1 – A Estabilidade

Por fazerem parte do serviço público, os policiais têm direito à estabilidade, o que significa que não podem ser demitidos como ocorre em uma empresa privada, onde o patrão, mesmo sem justa causa, pode dispensar seu funcionário.

Para que um policial seja demitido, é preciso que haja todo um processo administrativo que prove que ele cometeu uma infração que o incompatibiliza com a profissão, sendo penalizado com a demissão.

#2 – Liderança Social

Liderança Social na Polícia
Foto: Divulgação/Polícia Militar de Santa Catarina

Geralmente o policial é tido como referência na comunidade que convive: por serem agentes do Estado com alguns poderes e prerrogativas, tendem a ser respeitados como tal, possibilitando se destacar como lideranças locais – lembrando sempre que este status gera algumas responsabilidades.

#3 – Salário Garantido

Embora haja casos de estados que atrasaram o salário dos seus policiais, por conta de crises financeiras, isso está longe de ser a regra.

Mesmo geralmente não ganhando o que exige a função, os policiais têm a garantia mensal de recebimento, o que facilita bastante o planejamento financeiro.

O Livro do Concurseiro Policial

#4 – Serviço público

Embora nem sempre seja reconhecido pelo que faz, a maioria dos policiais têm orgulho do trabalho que desempenha. Isto porque é do cotidiano policial servir a pessoas que passam por dificuldades em que até mesmo suas vidas estão em jogo.

Algumas críticas feitas à polícia são justas, outras são injustas. Independentemente disso, o mais importante é o sentimento de agradecimento que uma vítima de um crime consegue expressar quando é salva por um policial.

#5 – Carreira

Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: Divulgação/PCMG

A profissão policial é organizada em carreiras. Ou seja: quando você faz o concurso para soldado da PM, por exemplo, após determinado período de tempo, preenchendo certos requisitos, o policial é promovido a cabo, depois a sargento e assim sucessivamente.

Em algumas corporações esta promoção ocorre mais rápido que outras. Mas sempre há esta progressão na carreira, garantindo aumento salarial e mudança nas funções exercidas.

#6 – Companheirismo

Policiais dificilmente ficam necessitados e desabrigados: por ser uma profissão em que muitos homens e mulheres atuam, passando por necessidades juntos, existe um sentimento de família entre os colegas.

Não dá para imaginar um policial chegar em qualquer cidade do Brasil (ou até do mundo) e não encontrar uma delegacia ou quartel para ter apoio e ajuda.

Quer entender melhor sobre a carreira policial?

Para ficar realmente por dentro do cotidiano policial, sabendo das vantagens e desvantagens de se tornar uma agente da lei, leia o Livro do Concurseiro Policial, que além de trazer relatos verdadeiros sobre a atividade policial também lhe orientará a encontrar o melhor concurso e estudar para ele.

O Livro do Concurseiro Policial é um material 100% digital, e trás questões e materiais de estudo que lhe darão um grande diferencial na sua preparação. Pegue agora!

Quer mais?

Deixe um comentário com dúvidas ou sugestões de conteúdo...