Técnicas de Estudo

Os 4 níveis de concurseiros policiais (você está em qual?)

Danillo Ferreira
Escrito por Danillo Ferreira
Os 4 níveis de concurseiros policiais (você está em qual?)
Dicas e técnicas para chegar à aprovação mais rápido

Aprenda a se preparar para o seu Concurso Policial:

Faz alguns anos que acompanho a preparação de candidatos a concursos policiais, e ainda me admira a quantidade de gente que busca (e acredita) em fórmulas mágicas, em métodos milagrosos para ser aprovado na polícia.

Que é possível otimizar sua preparação, priorizar conteúdos, organizar sua rotina e se tornar mais hábil na resolução de questões do seu concurso é inquestionável, mas nada é mais importante e decisivo que a quantidade de tempo que você tem dedicado à preparação.

Quanto mais o candidato se dedica à preparação diariamente, mais próximo ele fica da aprovação, mesmo que eventualmente sejam necessários ajustes quanto à organização e estratégia nos estudos.

Pense no tempo de estudo como uma poupança: quanto mais você poupa, mais próximo você fica dos objetivos financeiros. Nos estudos é a mesma coisa: quanto mais você estuda, mais chances você tem de ser aprovado.

Por isso classifico os candidatos a concurso policial em 4 níveis, de acordo com o tempo dedicado à preparação diariamente.

A quantidade de tempo que o candidato usa para estudar tem a ver com uma série de padrões comportamentais, familiares, psicológicos, emocionais e motivacionais. Neste artigo vou descrever a maioria desses aspectos, para que você detecte em que padrão está sua preparação, e o que pode estar fazendo com que você tenha dificuldades em ter mais foco.

Essa divisão é meramente didática, e não tem a pretensão de ser verdade absoluta. Até porque, cada candidato tem uma realidade que pode mesclar dois ou mais níveis. A ideia é que você possa ler, se identificar e analisar o seu contexto.

Deixe um comentário com discordâncias, críticas, sugestões ou depoimentos. Faço questão de ler e responder.

Vamos lá!

Candidato Nível 01

Concurseiro Policial Nível 01

Para começar, vamos analisar as características do candidato de Nível 01. Nesse nível, estão aqueles que ainda não estão estudando, ou que dedicam, no máximo, uma hora por dia à preparação.

São os candidatos iniciantes, ou pré-iniciantes. De maneira geral, esse candidato tem as seguintes características.

Uma ideia distante

Esse tipo de candidato não considera a sério a possibilidade de se tornar policial. Para ele, isso até pode ser uma vontade, mas não consegue transformar isso em ação. Estudar para ser policial é um projeto que pode ocorrer um dia, mas por enquanto há outras coisas para priorizar.

Tem dificuldades

O candidato no Nível 01 pode ter obstáculos que considera significativos para começar a se preparar: falta de tempo, necessidades familiares, preguiça, cansaço físico/mental etc. De alguma maneira, esse candidato considera que esses desafios impossibilitam uma preparação mais consistente.

Não acredita

Outra possibilidade é que esse candidato não acredite que ele consiga ser policial. Mesmo tendo vontade de ingressar na polícia, ele entende que não é inteligente o suficiente, ou não estudou o suficiente, ou que não conseguirá aprender o conteúdo, ou que não tem porte físico para o cargo etc.

Impedimento grave

Também há casos de quem tenha algum tipo de doença que o incapacita para exercer a profissão, ou passa por dificuldades semelhantes. Nesses casos, ou a preparação não é iniciada, ou há dificuldades para desenvolvê-la.

Desconhece o concurso

O candidato do nível 01 tende a não conhecer bem o edital do concurso e o conteúdo programático. Geralmente não há planejamento nem organização da rotina.

Aprovação quase impossível

A não ser que você tenha um histórico escolar extraordinário, ou tenha sido um aluno de faculdade de alto nível, será extremamente difícil ser aprovado nesse Nível. É como tentar comprar um carro novo sem dinheiro na conta. Na prática, é impossível.

Candidato Nível 02

Concurseiro Policial Nível 02

Já o candidato Nível 02 se dedica à preparação de 01 hora a 02 horas por dia. É o candidato que está começando a tomar consciência da necessidade de priorizar o concurso no seu dia-a-dia.

Veja quais são as características dele:

Ser policial é possível

O candidato Nível 02 considera como uma possibilidade real o ingresso na polícia. Por isso se empenha na preparação, mesmo tendo dificuldades.

Oportunismo

Geralmente os candidatos que estudam em cima da hora, quando percebem o lançamento do edital ou a abertura das inscrições do concurso, estão no Nível 02. São os “oportunistas”, que apostam no concurso como uma solução para suas dificuldades financeiras ou falta de perspectiva profissional.

Sem regularidade

Por estar iniciando, e ainda não ter criado o hábito de estudar, esse candidato sente muitas “dores” para se manter focado. Preguiça, tédio, cansaço e procrastinação são alguns dos obstáculos para conseguir estudar diariamente.

A montanha de assuntos

Quando começa a analisar o conteúdo programático do concurso, o candidato de Nível 02 tende a se sentir impotente, pois surge a sensação de que não vai dar conta da quantidade de assuntos para estudar.

Aprovação difícil

Não é comum que um candidato que estude entre uma e duas horas por dia consiga ser aprovado. Esse é um nível introdutório, extremamente necessário para alcançar a aprovação, mas é preciso mais que isso para chegar lá.

Candidato Nível 03

Concurseiro Policial Nível 03

No Nível 03 estão os candidatos competitivos, que reservam para a preparação entre 02 e 04 horas aqueles que já conduzem uma preparação de qualidade. Nesse ponto, estudar diariamente não é mais um fardo.

Veja quais são as características do candidato Nível 03:

Conhece o concurso

Por causa da quantidade de tempo que está em contato com o conteúdo programático, esse candidato já conhece quais disciplinas são mais difíceis, quais são mais ou menos importantes na pontuação da prova etc. Costumo dizer que o candidato Nível 03 já é um “concurseiro policial profissional”.

Não tem dúvida

Nesse nível, o candidato já não tem dúvidas de que ser policial é possível, e de que essa é sua escolha profissional. Ele já compreendeu que a preparação tem dificuldades e obstáculos, mas mantém o foco para alcançar seu objetivo.

Sente satisfação estudando

Por já ter criado o hábito de estudar, esse candidato está no patamar de se sentir bem toda vez que cumpre a missão diária de estudar para o concurso.

Prioridade

O nível de priorização do concurso pelo candidato Nível 03 é bastante alto. Após algum tempo nesse nível, a tendência é aumentar a quantidade de estudos, chegando ao Nível 04.

Tem chances

Aqui a chance de aprovação é real, a depender do período em que se manteve nesse padrão. Com regularidade diária, o Nível 3 pode dar muitos bons frutos.

Candidato Nível 04

Concurseiro Policial Nível 04

O candidato Nível 04 estuda mais de 4 horas por dia. É o candidato que atua num padrão elevado de preparação, investindo boa parte do tempo nos estudos.

A seguir, os pontos característicos do candidato de Nível 04.

Conhece o concurso

Esse candidato entende bem como e o que cai na prova do concurso, estudando de maneira bem organizada e estratégica. Também sabe seus pontos fortes e fracos, buscando corrigir o que for necessário para chegar à aprovação.

Convicção

Ele tem convicção de que vai ser policial. No seu entendimento, é apenas questão de tempo até alcançar seu grande objetivo de vida.

Não desiste

Esse candidato não desiste: mesmo que seja reprovado, mesmo que surjam os diversos obstáculos possíveis, ele é capaz de se manter dedicado à preparação, que já se tornou o centro da sua rotina.

Prioridade máxima

Qualquer tempo vago é utilizado para adquirir conhecimento e se preparar para o concurso. Foge de todas as distrações que lhe desviam da aprovação.

Chances altas

Esse é o tipo de candidato que mais consegue a aprovação em concursos policiais. Quanto mais tempo se mantém nesse padrão de estudos, maiores as chances de se tornar policial.

***

Não deixe de ver o vídeo que gravei sobre esse assunto:

E você, em que nível você está atualmente? Deixe um comentário falando sobre sua rotina e dificuldades para se tornar policial.

Faço questão de ler sua opinião e respondo na primeira oportunidade.

Vamos nos falando!

Quer mais conteúdo?

Deixe um comentário com dúvidas, pedidos ou sugestões: