A tríade da aprovação para um Concurso Policial

A tríade da aprovação para o seu concurso policial

Olá, futuro policial! Como vão os estudos?

Estou de volta para conversarmos um pouco sobre o método que estamos utilizando para passar num concurso policial.

Tenho visto muita gente tratar os concursos para as polícias como um concurso normal – como se a atividade policial fosse uma burocracia e o trabalho realizado exigisse apenas alguns conhecimentos teóricos. Esse é um engano muito grande!

Nunca esqueça que você está se preparando para um concurso que visa uma profissão onde sua vida estará em risco. E por isso, desde as etapas iniciais, as exigências são completamente diferentes de um concurso tradicional.

Pensando nisso, resolvi trazer um pequeno método de estudo para concursos policiais, que pode lhe ajudar tanto durante a preparação quanto após a aprovação, nos longos anos em que atuará arriscando sua vida, protegendo pessoas e garantindo o cumprimento da lei.

Tenho certeza que irá lhe ajudar bastante!

Estudo teórico

Aprovação em um concurso policial

Obviamente, você precisará estudar as disciplinas teóricas que caem no seu concurso. Esse é um ponto importantíssimo, capaz de lhe levar realmente à aprovação. O problema é que ele não é o único, e muitas vezes temos dificuldade de estudar os conteúdos de maneira genuinamente eficiente.

É comum candidatos a concursos, em especial concursos policiais, se sentirem desmotivados, entediados, preguiçosos e confusos na preparação para seu concurso policial. Como resolver isso?

É aqui que entra os outros dois tópicos da nossa tríade. Antes de falar deles, porém, quero que você ouça as dicas a seguir sobre o estudo teórico:

  • Se seu concurso policial tiver no conteúdo programático a disciplina redação, foque nela. Se conseguir escrever bem, tirando uma boa nota na redação do seu concurso, e fazendo o básico nas demais disciplinas, dificilmente alguém vai lhe superar.
  • Crie uma rotina, defina horários fixos para estudar, organize seu plano de estudos e faça revisões do que estudou.
  • Não priorize o que você gosta de estudar. Priorize o que você não sabe.
  • Estudar com qualidade é mais importante do que estudar muito sem aprender, de fato.

Depois dessas dicas simples, vamos aos dois outros tópicos da nossa tríade da aprovação.

Preparação física

Preparação física para concurso policial

Já demos dicas diversas aqui no Concurso Policial para você se preparar para o Teste de Educação Física do seu concurso policial, o famoso TAF. Mas acho que falar de preparo físico num concurso policial vai muito além do TAF.

É bom lembrar que praticar atividade física é um ato para tornar sua vida mais saudável. Diversas doenças, principalmente aquelas ligadas ao coração, ao sistema respiratório e vascular, podem ser prevenidas com alguma atividade física.

Fazer exercícios também vai melhorar muito seu humor, sua disposição e sua capacidade de resolver problemas que exijam esforços físicos – muito presentes na atividade policial.

Se você quer ficar mais motivado, menos preguiçoso e sentir menos tédio, pratique exercício físico! O TAF não é o único motivo para você ser uma pessoa saudável!

Dica extra: Que tal aproveitar e transformar também sua alimentação em algo mais saudável?

Equilíbrio emocional

Concurso Policial

A melhor maneira de se tornar algo é começar a ser esse algo.

Se você quer ser policial, que tal começar agora a ser um? Um grande recurso que você precisará ter na profissão é equilíbrio emocional, para lidar com os diversos desafios e desequilíbrios sociais com os quais nos deparamos no dia-a-dia do serviço. Você tem essa habilidade?

Equilíbrio emocional não se estudo em uma apostila. É algo que precisamos internalizar através de práticas efetivas.

Isso vai lhe ajudar a estudar melhor, a se concentrar, a ter foco, a manter uma disciplina constante. Algo fundamental para o trabalho policial, e para a preparação para o concurso. Concorda?

Minha dica é que você comece a meditar.

Meditação não tem nada a ver com qualquer religião, embora os mestres orientais budistas sejam aqueles que mais são conhecidos por treinar a mente para torná-la mais equilibrada. Essa é uma referência interessante. Nesse sentido, indico dois vídeos transformadores. O primeiro falando sobre superação das aflições:

O segundo com ensinamentos diretos sobre como meditar:

Fantástico, não é mesmo?

Concluindo…

Como você pode ver, é possível se preparar para um concurso policial de maneira mais prazerosa, consistente e lúcida do que a maioria das pessoas faz. Seus estudos podem ser muito mais que uma forma de acertar questões na prova, mas um conjunto de iniciativas que vão transformar sua saúde física, mental e emocional.

Se eu fizesse um novo concurso policial hoje, adotaria essa tríade com firmeza.

😉

O Livro do Concurseiro Policial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *