Tudo sobre o Concurso Soldado PMPE 2016

Concurso Soldado PMPE 2016

Saudações, concurseiro policial!

O ano de 2016 começou com uma série de concursos mexendo com as nossas expectativas na área policial. Entre os concursos mais esperados para o ano temos o Concurso de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco 2016, do qual já falamos aqui, quando ainda em 2015 o governo pernambucano se mobilizou em relação às vagas.

Agora a coisa ficou mais séria, já que foi publicada em Diário Oficial a dispensa de licitação contratando o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) para realizar o concurso com 1.500 vagas. Veja a ratificação dessa contratação:

Concurso Soldado PMPE 2016

Isso significa que a qualquer momento teremos um edital publicado com 1.500 vagas de nível médio para você concorrer ao cargo de Soldado PMPE.

Veja quais são os requisitos para ser um soldado PM em Pernambuco, de acordo com o edital do último concurso:

Requisitos do Concurso Soldado PMPE 2016

De acordo com o edital do último concurso da Polícia Militar de Pernambuco, os requisitos para ingresso na Corporação são os seguintes:

  • Ter sido aprovado no concurso público.
  • Ter idade máxima de 28 anos completos, no ato de ingresso na carreira de militar do Estado, após o Curso de Formação Profissional
  • Ter concluído ensino médio completo ou correspondente, em instituição de ensino reconhecida nos moldes da legislação federal
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores
  • Possuir altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.

Talvez a exigência mais complicada em relação a outros concursos policiais é a questão da idade. Você está dentro desses requisitos?

As etapas do Concurso PMPE

O último Concurso de Soldado PMPE realizou 4 etapas:

  1. Exame de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  3. Exames Médicos, de caráter eliminatório;
  4. Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório.

O Livro do Concurseiro Policial

O que cai no Concurso Soldado PMPE 2016

Quem quiser estudar com antecedência para o concurso de soldado da Polícia Militar de Pernambuco, deve dedicar-se ao seguinte conteúdo programático:

Língua Portuguesa

1. Análise de textos, objetivando reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. O argumento principal defendido pelo autor; 1.3. O objetivo ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que desempenham; 2. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 3. Categorias Gramaticais: funcionalidade no texto. 4. Flexão nominal e verbal. Concordância Nominal e Verbal. Regência nominal e verbal. Uso do sinal indicativo de crase.

Matemática

1. Múltiplos e Divisores (M.M.C e M.D.C.);2. Números Inteiros;3. Números Racionais; 4. Equações do 1º Grau. Sistema de Equação do 1º Grau, Problemas do 1º Grau; 5. Sistema de Medidas; 6. Razão e Proporção, Regra de Três Simples e Composta; 7. Porcentagem.

Geografia

1. População: Crescimento, Distribuição, Estrutura e Migrações; 2. Urbanização Brasileira; 3. O clima na Região Nordeste;4. As Regiões de Pernambuco Sertão, Agreste e Mata; 5. A Economia de Pernambuco; 6. O Mercado Importador e Exportador de Pernambuco;7. A Região Metropolitana de Recife;10. Blocos econômicos: Mercosul, União Européia, Nafta e Alca.

História

1. Invasões Holandesas em Pernambuco; 2. A Revolução Pernambucana de 1817; 3. Independência do Brasil; 4. A Abolição da Escravatura; 5. A política do café com leite; 6. A Era Vargas;7. Os Governos Militares; 8. O Brasil Atual.

Conhecimentos de Direito Constitucional

1. Dos Direitos e Garantias Fundamentais; 2. Conceitos; 3. Destinatários dos Direitos Fundamentais e princípio da Universalidade; 4. Relativização e Restrições aos Direitos Fundamentais; 5. Dos Direitos Fundamentais em Espécie; 6. Direito à vida; 7. Direito à Liberdade; 8. Princípio da Igualdade (Art. 5° I); 9. Princípio da legalidade e da Anterioridade Penal (Art. 5° ll, XXXIX); 10. Liberdade da Manifestação do Pensamento (Art. 5° lV);11. Inviolabilidade da Intimidade. Vida Privada, Honra e Imagem (Art. 5° X); 12. Inviolabilidade do Lar (Art. 5° XI); 13. Sigilo de Correspondência e de Comunicação (Art. 5° XII); 14. Liberdade de Locomoção (Art. 5° XV); 15. Direito de Reunião e de Associação (Art. 5° XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI); 16. Direito de Propriedade (Art. 5° XXII e XXIII); 17. Vedação ao Racismo (Art. 5° XLII); 18. Garantia às Integridades Física e Moral do Preso (Art. 5° XLIX); 19. Vedação às Provas Ilícitas (Art. 5° LVI); 20. Princípio da Presunção de Inocência (Art. 5° LVII); 21. Privilégio Contra a AutoIncriminação (Art. 5° LXIII).

Concurso Soldado PMPE 2016

Salário do Soldado PMPE

De acordo com policiais militares que trabalham na Polícia Militar de Pernambuco, os vencimentos brutos do Soldado PMPE é de aproximadamente R$2.800 mil reais (esse valor ainda possui mais um adicional de alimentação e, caso você trabalhe como motorista, receberá uma gratificação para esta função).

Como se preparar (pegue os materiais!)

Para se preparar para o Concurso de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco, o primeiro passo é baixar o edital do concurso anterior e entender como funciona o certame. Como já postei acima todo o conteúdo programático, o ideal é que você estude tudo o que está previsto nele, para não fugir do que é exigido.

Além disso, baixe as provas do concurso de 2009, a melhor referência para exercitar seus conhecimentos. Pegue abaixo, gratuitamente:

Selecionei dois materiais interessantes para lhe ajudar na preparação, ambos falando sobre aspectos históricos e geográficos de Pernambuco, conteúdos que dão um bom diferencial:

Finalizando, é imprescindível que você tenha um material completo, com todo o conteúdo programático previsto em edital. Esta apostila me parece a melhor opção neste momento, tanto pelo custo/benefício quanto pela qualidade. É importante usá-la como linha mestre dos seus estudos, complementando com outros materiais.

Fique atento ao Concurso Policial. Em breve falarei mais sobre o Concurso Soldado PMPE 2016!

  • Pingback: ()

  • wandey Kleiton

    Alguém sabe dizer quanto tempo dura ou durou ultimo cfsd pmpe, pois edital prestes a ser lançado e faço 28 anos mês que vem?

  • Fagner Ribeiro

    Wandey Kleiton, tudo bem?
    Segundo o último edital é necessário que tenha 28 anos após o curso de formação e não no ato da inscrição. Isso implica que o curso pode ser posterior ao seu aniversário. O que, infelizmente, tornaria indeferido sua participação. Segundo alguns policiais, caso aprovado, você pode entrar com um pedido na justiça, os quais são, na maioria das vezes, deferidos. Mas já entre consciente das regras. Por que você não tenta ingressar no CFSd da PMBA? Seja lá qual for a sua escolha desejo-lhe sucesso. Bons estudos e não desista do seu sonho.

  • wandey Kleiton

    Caro Fagner, muito obrigado pela atenção! Quanto a ter que recorrer na justiça no caso o curso encerre após eu completar 29 tenho ciência, tinha esperança que o concurso sai-se logo e o curso fosse curto! Rsrs mais com certeza farei o concurso da pmba, mais acho que pmpe abre primeiro!

  • cleiton herbert costa gouveia

    boa tarde prazer Herbert, faço 28 em novembro de 2016, moro em campina grande, pb. gostaria de saber um material bom pra fazer os concurso da PM, civil e TALVEZ Federal. pois amo área militar meu sonho e fazer parte dessa família. Os teste físico, quanto tempo pra se preparar e ter sucesso nas provas físicas.

  • ADRIANO

    Ola, bom dia.
    O edital da PMPE acabou de sair, idade maxima ate 28 anos no periodo da inscrição. Fiz 29 agora em Janeiro, será se ainda posso fazer? Algumas pessoas estão me dizendo que caso eu seja aprovado, entrando com mandado de segurança na justiça eles deferem minha aprovação…Alguem aqui pode me ajudar a tirar essa duvida? DESDE JA AGRADECO

  • ADRIANO

    ola, bom dia. Abriu hoje o concurso da PMPE, e no edital diz que a pessoa tem que ter no maximo 28 anos completos de vida, eu fiz 29 agora em janeiro. Pela lei todo cidadão tem direito a ingressar na carreira militar com ate 32 anos. Sera se eu for aprovado no concurso e entrando com uma ACAO ORDINARIA eu consigo ser chamado?

  • Yasmim Regina de Albuquerque Frade

    Ola, fiz minha inscriçao, ja estou estudando me dedicando bastante, porem, estou preocupada pois tenho uma tatuagem na mao, uma flor de lotus.
    Isso me prejudica-ra? Mesmo se eu passar na prova?

  • janielle de souza

    Olá! Tenho 28 anos vou completar 29 em abril posso fazer o concurso ainda?

  • Diego martins

    Bom dia!! Essas 1500 vagas tem alguma divisão entre homens e mulheres? Procurei no edital e não achei nada sobre o assunto. Vlw!!

  • Fagner Ribeiro

    Olá, Diego Martins. No edital não especificou o número de vagas para os respectivos sexos, apresenta apenas que são 1500 vagas para ambos. Portanto, homens e mulheres serão iguais em direitos em obrigações, nos termos deste edital.

  • Wanderson Felix dos Santos

    São 1500 vaga imediatas, caso eu passe e me classifique na posição 1501 (por exemplo), eu ainda tenho chance de ingressar na PMPE ?

  • Adriel brauly

    quero saber quantas pessoas se escreverão para esse concurso ???

  • clieton

    as pessoas nem sabem ler o edital, é bem especifico 28 anos, se não qualquer um poderia entram com uma ação, ou acham que a banca ou sds vai ficar com essa dor de cabeça?

  • Herson

    Olá ,tenho uma dúvida que apesar de ler o edital várias vezes não consegui esclarecer ,tenho 17 e só faço 18 em maio do próximo ano ,fiz o concurso e acertei 36 passando do mínimo em todas as matérias,contando q eu passe ,eu queria saber se preciso ter 18 e carteira no mínimo B no início do curso de formação ,ou somente no final Qnd formar ,e se no início ,há como guardar minha vaga para segunda chamada? (Se possível responder para o e-mail ,MUITO AGRADECIDO!)

  • anderson

    haverá outra chamada para os candidatos habilitados não convocados?