Concurso Soldado PMPB 2014 – vagas para bombeiros

Concurso Soldado PM da Paraíba
Novidade interessante no concurso para soldado da Polícia Militar da Paraíba. Das 600 vagas de nível médio que serão oferecidas – salário de R$2.500 reais – 80 delas serão destinadas ao Bombeiro da Paraíba, uma oportunidade para quem não tem muita afinidade com a atividade policial militar. Confiram a notícia publicada num site local:

O comandante da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB), coronel Euller Chaves, confirmou nesta terça-feira (25) a inclusão de 80 oficiais para o Corpo de Bombeiro Militar do estado, no concurso que vai oferecer 600 vagas na segurança pública este ano. Serão 520 para a PM, segundo o comandante, e o edital está previsto para ser lançado nos próximos dias.

O efetivo atual da PM estadual é de 9,7 mil homens, enquanto em 2004 eram 8,2 mil. Ainda de acordo com Euller Chaves, o treinamento dos aprovados no processo seletivo será intensificado, em comparação a cursos de formação anteriores.

“É mais um incremento de efetivo, isso tudo vai melhorar a qualidade da segurança, com policiais qualificados. Há bem pouco tempo, se formavam policiais com 10 disparos de arma de fogo, com pouco treinamento [durante os cursos de formação]. Agora estamos focando com no mínimo 300 disparos por homem, um treinamento intensivo”, assegurou.

Entretanto, o coronel destacou que o aumento do efetivo não significa, por si só, redução nos índices de violência na Paraíba. Para ele, há necessidade de uma reformulação no sistema penitenciário e na legislação penal.

“Nós não temos essa visão de que a Polícia Militar tenha efetivo diminuto, historicamente. Mais efetivo não significa dizer menos violência. Os policiais vão prender mais, mas a dificuldade é manter essas pessoas presas, porque a legislação não permite e o sistema penitenciário não cabe mais”, destacou Euller Chaves.

O site da Polícia Militar da Paraíba informa que o último concurso público para o órgão ofereceu mil vagas para soldado, em 2008, destinadas às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira. Destas, 50 eram para candidatas do sexo feminino. Também aconteceu, no mesmo ano, um concurso para prestadores de serviço auxiliar voluntário como soldado temporário. Foram 900 vagas para as mesmas cidades.

O processo seletivo foi realizado por exame intelectual (provas de língua portuguesa, matemática, história da Paraíba, geografia da Paraíba e noções básicas necessárias à atividade policial militar); exame de saúde; teste de aptidão física e exame psicológico.

Gostou da notícia? Continue acompanhando o Concurso Policial para obter dicas, material de estudo e informações quentíssimas. Faça parte de nossa Tropa de Elite e obtenha conteúdo exclusivo!

  • marcelo magalhaes da silva

    esse concurso vai ser muito dificil por duas maneira;fraudes principalmente se for um tipo de prova por isso entra muita alma sebosa na PM PB,como entrou nos anteriores,e a prova vai ser difcil também opinião….

  • daniel lima

    com fe’ em deus eu vou ser pm , ainda que a dificuldade seja grande ,nao iporta o que venha aconteçe!. deus vai move o impossivel pra dar vitoria a quem eh justo e confia nele . acreditem !!!,sempre ! uma vaga pode sua!.

  • junior

    Não há prova difícil e nem concorrência para quem está bem preparado!

  • Wesley

    Como faz pra se inscrever?

  • Maik

    Daniel Lima, Deus ajuda sim, mas você tem que fazer sua parte também . Como você acha que vai ser aprovado em um concurso público com essse seu português? Primeiro tem que haver o esforço da sua parte. Há centenas de pessoas preparando-se para este concurso a muito tempo. Não pense que só porque você acredita em Deus, pode ficar acmodado que Deus vai fazer você ser aprovado num passe de mágica!

  • Mayk

    AHUuhasuhaushuh, é Daniel… tem que praticar bastante seu português 😀
    A Ibfc não pega leve nessa matéria ;P

  • Ekdinavieg

    Não ligue Daniel…. Cada cargo, é concedido por Deus.. eles não sabem o que dizem

  • oliveira Mossoró RN

    Pessoal não é fácil passar concurso, mais vamos respeitar as pessoas, o orgulho precede a queda já dizia o nosso amigo William Douglas boa sorte a todos, sou do RN quero apenas uma vaga..

  • apesar das dificuldades sò consegue passar tentano;;!!

  • juribeeba

    De rocha

  • Gostaria de saber sobre as inscrições, estou muito ansioso e , já estou me preparando à um certo tempo!!!! Obrigado aguardo informações. 🙂

  • paulo henrique

    Quando vai sair o edital?

  • quando é que a apostilha vai tá ponta?e o curso virtual?

  • bruno florencio de souza

    quero ser um bom soldado para proteger as pessoas e servir o nosso pais com onra amor e rspeito patria brasil